Dr. SAMUEL
O parlamento estadual poderá ter em 2019 homônimos. Caso o Capitão Samuel Barreto se reeleja e o ex-candidato a prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Samuel Carvalho, logre êxito. Ele tem sido apontado por amigos como virtual candidato a deputado estadual ou até mesmo tentar uma das oito vagas de Sergipe na Câmara Federal. Ele está pensando.
SEGUNDO
Dr. Samuel Carvalho foi o segundo mais votado nas eleições municipais de Nossa Senhora do Socorro com 13 mil votos, perdendo a sucessão de Fábio Henrique, PDT, para o então deputado estadual Padre Inaldo Luís da Silva (Padre Inaldo), PCdoB, ficando à frente do ex-deputado estadual e ex-prefeito de Nossa Senhora do Socorro (por duas vezes), José do Prado Franco Sobrinho (Zé Franco).
SÍLVIA
A jornalista e deputada estadual Sílvia Fontes, PDT, ex-primeira-dama de Nossa Senhora Socorro, foi a parlamentar mais votada nas eleições de 2014 e deverá disputar à reeleição. Portanto, teoricamente, Socorro poderá ter dois parlamentares estaduais.
MISAEL
O grupo político que apoia o líder do Governo Temer no Congresso Nacional, deputado federal André Moura, PSC, pensa em apoiar Misael Dantas para deputado estadual, fazendo com que o município volte a ter representação no parlamento, uma vez que o itabaianense Gilson Andrade, PTC, se elegeu prefeito da cidade.
IVAN LEITE
A candidatura de Ivan Leite, ex-prefeito de Estância, à Assembleia Legislativa, ainda é uma incógnita. Ivan teve um respeitado mandato e foi um deputado exemplar e trabalhador, defendendo teses que estão muito além de vesga visão da maioria dos políticos brasileiros.
CARLOS
Não se sabe se ex-prefeito de Estância, ex-deputado estadual e federal Carlos Magno voltará às ruas, para disputar uma vaga legislativa para a Assembleia ou Câmara Federal.
DUPLICAÇÃO
André Moura disse que está empenhado em atender a população de Estância no que diz respeito à duplicação da BR Estância\Cristinápolis. André informou que a pedido do vereador Misael Dantas e de outras lideranças de Estância, a exemplo do prefeito Gilson Andrade e do ex-prefeito Ivan Leite, foi incluído a reforma da ponte da Cachoeira(construída na década de 60), que apresenta péssimo estado de conservação e não responde mais com segurança à demanda do grande fluxo de veículos de grandes tonelagens, além de não garantir a travessia segura dos pedestres, carroças e motocicletas que circulam diariamente no local, disputando o mesmo espaço da pista de rolamento.
OBRAS
O deputado federal André Moura informou que o início da obra da duplicação da BR 101, no trecho Estância-Cristinápolis, deve acontecer em julho ou agosto, ainda nesse ano e que a previsão de conclusão é de quatro anos, por conta da sua complexidade, extensão e desvios, já que a BR deixará de passar por dentro das cidades e em Estância, será desviada por trás do bairro Bonfim.
UNIÃO
Perguntado se essas liberações de grandes obras para o governo de Jackson Barreto de Lima, PMDB-SE, representava a possibilidade de união dos dois nas eleições de 2018, André Moura disse que sua ação tem tido como única preocupação contribuir para o desenvolvimento do Estado e que em nenhum momento conversou sobre política eleitoral com o governador e muito menos em formação de chapas e\ou adesões de qualquer ordem.
NA BERLINDA
Quase um terço dos 28 ministros do governo Temer será investigado pelo Supremo Tribunal Federal. O PMDB é o partido com mais ministros citados, são eles: Eliseu Padilha (Casa Civil), Moreira Franco (Secretaria-Geral da Presidência da República) e Helder Barbalho (Integração Nacional). O PSDB tem dois ministros na lista: Bruno Araújo (Cidades) e Aloysio Nunes (Relações Exteriores). A relação continua com Blairo Maggi (Agricultura), do PP, Marcos Pereira (Indústria e Comércio), do PRB, e Gilberto Kassab (Ciência, Tecnologia e Comunicações), do PSD.
CAMPEÕES
PT, PMDB e PSDB lideram a lista de políticos que vão ser alvos dos inquéritos autorizados pelo ministro do STF Edson Fachin. O ranking foi feito com base nos nomes divulgados pelo jornal O Estado de S. Paulo. O PT é o partido com mais nomes citados na lista: 21 no total. Logo atrás, está o PMDB, com 20 nomes. Em seguida vem o PSDB, com 14. Empatados estão o DEM e o PP, cada um com oito investigados.
EX-PRESIDENTES
Os pedidos de abertura de inquérito do ministro do STF Edson Fachin contra os ex-presidentes Dilma Rousseff, Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso foram encaminhados para outros órgãos judiciais. Os políticos não contam com foro privilegiado e, assim, as petições vão ser analisadas pela 1ª instância. Fachin retirou o sigilo de todos os processos da Lava Jato que tramitam no STF.