Cláudio Botafogo Messias-OnLine-terça-feira 11-04-2017

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

PIZZA DE LIXO E VERGONHA NACIONAL

A Câmara Municipal de Aracaju poderá produzir a maior pizza de lixo do mundo. Fedorenta e eivada de irregularidades. É o que preveem alguns analistas com relação a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), para apurar a roubalheira nos contratos de coleta de lixo na capital.

ESVAZIAMENTO

Os vereadores que apoiam o prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, não quiseram implementar a CPI do Lixo, que deverá apurar se há ou não roubo na licitação ganha pela empresa Torre Empreendimentos, para coleta do lixo na capital sergipana. A CPI teve a sua implantação conquistadana Justiça, mas os parlamentares desituação podem inviabilizar a apuração dos fatos e até mesmo a formação do grupo da CPI. Empurrar o lixo com a barriga, não apresentar membros para compor a CPI ou com a pá da imoralidade podem ser instrumentos utilizados pelos nobres edis de situação.

LIMINAR

A juíza Simone de Oliveira Fraga concedeu liminar ao Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores Elber Batalha Filho (PSB), Luca Aribé (PSB), Emilia Correia (PEN) e Cabo Amintas) (PTB) determinando a instalação imediata da CPI do Lixo na Câmara Municipal de Aracaju.

TRABALHO ESCRAVO

O senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE) apresentou, nesta semana, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 14 de 2017, que estabelece que manter pessoas em condições semelhantes à escravidão constitui crime imprescritível. Para Valadares, a medida é de extrema relevância para o combate a esse tipo de crime inaceitável e incompatível com uma sociedade moderna e virá somar esforços a já avançada legislação brasileira e ao que está estabelecido em tratados internacionais de direitos humanos assinados pelo Brasil.

  ESCRAVOS

Nos últimos 20 anos, segundo levantamento da Comissão Pastoral da Terra, foram libertadas mais de 52 mil pessoas em condições descritas como análogas à de escravo.  Mas, a falta de condenação dos responsáveis por essa violência faz parecer que há um crime sem autores. “Promover a alteração proposta diretamente no texto constitucional é dar o devido reconhecimento ao problema que enfrentamos, além de ser solução adequada, sob a perspectiva técnica jurídica, para criar nova hipótese de imprescritibilidade, evitando-se assim a impunidade”, justificou.

SUSTENTÁVEL

O ex-vice-prefeito por Macambira, Almiro Ramos, na companhia do líder do governo Temer no Congresso Nacional, André Moura (PSC-SE), participou do I Fórum de Convívio Sustentável do Semi-árido”, em Carira. No momento, foram discutidas as extensões do prazo para renegociação das dívidas dos produtores de milho junto ao Ministério da Fazenda.

FORTALECIMENTO

Durante solenidade, Almiro e André conversaram sobre o fortalecimento do PSC em Macambira, desde a filiação de novos membros, até o lançamento de futura candidatura ao processo sucessório de 2018. Na ocasião, Almiro reafirmou o seu compromisso político com o líder, independentemente do cargo que o parlamentar vier à disputar.

SEM REMÉDIO

Ivan Santos [primo da prefeita Nena de Luciano/Monte Alegre] através de comentário na página do Facebook do vereador Geninho, pediu o intermédio do parlamentar, para solucionar a falta de remédio, para pacientes que precisam de medicamentos continuados. Todos sofrem com esta falta em Monte Alegre de Sergipe. “Grande amigo Geninho, fala com ela. Meu remédio está acabando”, escreveu Ivan. Ele ameaça denunciar ao Ministério Público a escassez de medicamentos no município.

DUAS VEZES

O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, PCdoB, foi vaiado e enfrentou protestos de comunitários, durante inauguração de uma escola no bairro 17 de Março, zona de expansão de Aracaju. O detalhe é que este núcleo habitacional já tinha sido inaugurado pelo ex-prefeito João Alves Filho, DEM.

Durante a aula inaugural da escola de educação infantil Dr. José Calumby Filho, que contou com a presença do prefeito Edvaldo Nogueira, na manhã desta segunda-feira, 10, lideranças comunitários do bairro 17 de Março protestaram em cobrança a moradias. De acordo com a liderança da Ocupação 17 de dezembro, Edvaldo prometeu durante sua campanha eleitoral projetos de moradias para àquela comunidade, mas até agora não discutiu ao assunto.

 INAUGURAÇÃO

A escola infantil José Calumby Filho já havia sido inaugurada pelo ex-prefeito João Alves no ano passado, mas de acordo com a atual administração, passou por serviços complementares e um novo plano educacional. A unidade atenderá 250 crianças de até cinco anos.

PT EM GLÓRIA

O prefeito de Nossa Senhora da Glória, Chico do Correio está perdendo a liderança e isso ficou provado na derrota para eleição do diretório municipal do seu partido. O candidato apoiado por ele foi derrotado, pelo grupo dos excluídos (petistas desprezados pelas “grandes” lideranças do partido). Chico fez de tudo para eleger seu secretário Djalcir, mas não deu.

VITORIOSOS

O vereador Flávio do PT, juntamente com o professor Laudson Rezende saíram vitoriosos nas eleições internas do partido. A diferença de dez votos (Flávio e Laudson X Djalcir e Chico do Correio) mostrou que Flávio e Laudson ainda continuam vivos no partido, haja visto que os dois são sempre excluídos pelo grupo do prefeito Chico. A eleição contou com a presença de 72 filiados dos 81 que estavam aptos a votar. O professor Hugo ficou em 3° lugar com apenas 08 votos.

DESPRESTIGIADO

Depois de levar uma rasteira do companheiro Chico, o vereador Flávio do PT demonstrou capacidade de reação e provou isto nas eleições internas do partido. Nas últimas eleições municipais o grupo de Chico do Correio trabalhou para que Flávio não se reelegesse, mas ele soube superar as adversidades e conseguiu mais um mandato.

VÃO MUDAR

O professor Laudson que teve uma contribuição grande para a vitória de Flávio também mostrou que tem capacidade de se levantar, pois mesmo sendo militante, foi abandonado pelos companheiros. Ao que tudo indica as coisas no PT em Glória vão mudar.

BURACOS EM SOCORRO

Socorro está sendo tomada por buracos nas principais avenidas do conjuntos habitacionais, que abrigam grande parte da população que já superou os 150 mil habitantes. O prefeito Padre Inaldo Luís da Silva, PCdoB, vem sendo cobrado constantemente, principalmente pelos adversários que esperam por milagres.

CHEFÃO PRESO

O dono da Torre Empreendimentos José Antônio Torres Neto foi preso em Salvador e conduzido para Sergipe nesse último domingo, 9. A prisão faz parte da Operação Babel, desencadeada pela Polícia Civil por meio da Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, o empresário estava em um hotel da capital baiana quando foi abordado pelas equipes policiais.

RELAXAR PRISÃO

Defesa pede a soltura do dono da Torre

O advogado Evânio Moura ajuizou um habeas corpus com pedido de liminar para que o Tribunal de Justiça de Sergipe determine a soltura do empresário José Antônio Torres Neto, um dos proprietários da empresa Torre, preso pela Polícia Civil sergipana no último domingo, 9, em Salvador (BA).

DESNECESSÁRIA

A defesa entende que a prisão de José Antônio é desnecessária, pois ao longo das investigações, os representantes da empresa têm se mostrado a disposição para o fornecimento de informações ao Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).

FRAUDE NA EMSURB

O delegado geral da Polícia Civil, Alessandro Vieira, destacou o motivo pelo qual que se deu o afastamento do atual diretor-presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), Mendonça Prado, e os demais representantes do órgão.

FRAUDE

Alessandro Vieira revelou que foi constatado pela Polícia Civil indícios de fraude no processo licitatório que culminou com contratação emergencial da empresa Torre Empreendimentos. “As investigações levaram à conclusão de que essa direção da Emsurb vinha praticando atos que implicam em possível fraude da licitação e cometimento de alguns outros delitos. Nós mostramos esses dados e todas as informações reunidas e a justiça entendeu por bem pelo afastamento para preservar o patrimônio do Município de Aracaju. Todos os aparelhos apreendidos, como computadores e celulares, resultaram na produção de evidências que levaram a afirmar essa convicção da prática de crime”, diz Alessandro Vieira.

TENTOU FRAUDAR

A Secretaria de Segurança Pública (SSP/SE) detalhou na a prisão do dono da Torre Empreendimentos José Antônio Torres Neto, detido em Salvador no último domingo, 9. A prisão faz parte da Operação Babel, desencadeada pela Polícia Civil por meio do Departamento de Crimes contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap). A prisão do empresário, segundo a SSP, foi motivada devido a José Antônio ter tentado realizar uma fraude processual majorada [é quando alguém busca criar um fato ou adulterar alguma prova no curso do processo com objetivo de enganar a justiça].

CELULAR NO LIXO

Ainda segundo a polícia, momento antes da prisão, José Antônio ainda tentou se desfazer de um outro aparelho celular. “Durante o momento em que foi efetuada a prisão, ele solicitou que tivesse acesso ao banheiro que foi devidamente autorizado. Inclusive neste momento foi informado que o motivo da prisão era o fato dele ter apresentado telefones celulares diferentes daqueles que estavam previstos na busca. Mesmo assim, ele solicitou que fosse ao banheiro e lá ele tentou descartar outro telefone que estava em seu poder, provavelmente com conteúdos importantes. Diante das diligências de um policial que nos acompanhava, ele entrou no banheiro e depois que ele [empresário] saiu, o policial entrou no compartimento em que ele se encontrava e lá identificou que na lixeira estava um telefone enrolado. Ele [José Antônio] confirmou que o telefone pertencia a ele e por acidente teria caindo na lixeira”, conta delegado Gabriel Nogueira, do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap), no momento da prisão, o empresário ainda descartou um aparelho celular.

NOTA

A empresa Torre Empreendimentos encaminhou Nota Pública à imprensa ressaltando que não existe irregularidades nos contratos. Torre reafirma idoneidade em contratos com a prefeitura e que se colocou à disposição da polícia nas investigações e ressaltando que não existe irregularidades nos contratos.

DUPLICAÇÃO

A deputada Maria Mendonça (PP) participa, nesta terça-feira (11), de uma audiência com o ministro dos Transportes, Maurício Quintella, a fim de pleitear recursos para duplicação da BR 235 em Sergipe. A parlamentar vai acompanhada do prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho, do senador Eduardo Amorim e parlamentares da bancada federal sergipana.

HOSPITAL DE GLÓRIA

O deputado estadual Georgeo Passos (PTC) ocupou o grande expediente da sessão desta segunda-feira, 10, para cobrar a conclusão das obras no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, cuja obras estão paralisadas. “Infelizmente, o Hospital de Nossa Senhora da Glória não é prioridade para o Governo do Estado”, afirmou Georgeo. A população, além de não possuir um Hospital especializado para atender plenamente a população, pois cirurgiões e ortopedistas não realizam mais atendimentos na Unidade, ainda corre o risco de contrair doenças, devido à água acumulada e entulhos, que proliferam mosquitos que podem transmitir doenças, como o aedes aegypt, transmissor da dengue, Zika e Chikungunya.

PREVIDÊNCIA EM DEBATE

O deputado Moritos Matos (PROS) usou o pequeno expediente na Assembleia Legislativa de Sergipe – Alese –, para convidar todos os sergipanos a participarem da palestra sobre “Reforma da Previdência, Terceirização e o impacto junto aos trabalhadores da Enfermagem”. “O debate acontece na terça-feira, 11, a partir das 9h30, durante o grande expediente da Alese. Com a presença da presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Sergipe – Coren/SE -, Maria Cláudia Tavares de Mattos e a vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem – Cofen -, Irene do Carmo Alves Ferreira”, explica o deputado Moritos Matos.

SEMENTE DE MILHO

O deputado Robson Viana (PEN), destacou na tarde de  ontem, segunda-feira, 10, a liberação de milho pelo Governo Federal para o Estado de Sergipe. Na  ocasião, o parlamentar enfatizou a luta do deputado federal da bancada sergipana, Pastor Jony Marcos de Souza (PRB).

LUTA PESSOAL

“Eu acompanhei essa luta pessoal do deputado federal pastor Jony (há quatro meses), para que o decreto assinado pelo presidente Michel Temer, liberando que 200 mil toneladas de grãos destinadas ao Nordeste e Norte, beneficiasse o Estado de Sergipe. Acompanhei o pastor Jony em alguns municípios afetados pela seca e ele não perdeu a motivação. Semana passada ele conseguiu  com o ministro da Agricultura e o presidente a liberação da portaria para que venham 10 mil toneladas de milho para Sergipe, o que vai dar um alívio aos irmãos sertanejos e à bacia leiteira do sertão”, ressalta Robson Viana, acrescentando que o Governo do Estado também participou da luta, mas Pastor Jony conseguiu as assinaturas no Congressoclaudio