Cláudio Botafogo Messias-OnLine-quinta-feira 06-04-2017

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

claudio1MAIS UM VALADARES NA POLÍTICA

A família Valadares poderá ter mais um parlamentar federal, a partir de 2019. Serão dois ou três. Rodrigo Valadares, filho do deputado federal Pedrinho Valadares, e sobrinho neto do senador Antônio Carlos Valadares, PSB, e primou do deputado federal Valadares Filho, PSB, tem pretensões políticas e quer seguir os passos do pai na política. Ele preside o PTB estadual e não esconde seu gosto pela política partidária e quer disputar uma vaga à Câmara,

HABILIDADE

Não se sabe ainda se Rodrigo Valadares herdou as habilidades políticas do pai e tios (Zé Valadares foi prefeito de Simão Dias, assim como a mãe deste e avó de Rodrigo, dona Caçula Valadares). Se for hábil como um dos tios, vai longe e manterá a dinastia da família na política sergipana.

FORTE

Rodrigo Valadares quer fortalecer o PTB e para tanto convidou o ex-vice-prefeito de Aracaju, José Carlos  Machado, para se filiar ao PTB e disputar as eleições de 2018 como candidato à Câmara Federal ou Assembleia Legislativa, Machado já foi deputado estadual e federal.

SEM ALBANO

Rodrigo Valadares não confirmou convite para o ex-governador Albano Franco e seu filho suplente de senador Ricardo Franco para ingressarem no PTB, fortalecendo a sigla para as eleições de 2018.

VOLTARÁ?

O advogado José Renato Vieira Brandão (Renatinho de Propriá), PT, tem mesmo a política no sangue e pretende voltar às ruas, para disputar uma eleição. Não esconde que quer retornar ao parlamento estadual, para que Propriá e região volte a ter um representante preocupado com o desenvolvimento socioeconômico da região. Renatinho foi deputado estadual por dois mandatos e prefeito duas vezes em sua terra.

DESENCANTADA

Depois de muitos anos seguindo o irmão na política partidára, a professora Marlene Calumby se desfilia do DEM e não sabe se ingressará em outra sigla e até tentar um cargo eletivo. Ela foi secretária de Governo de Aracaju na administração do irmão prefeito João Alves Filho, DEM. Marlene foi importante para segurar muitas barras na PMA, evitando que o navio naufragasse de vez.

PRESERVAÇÃO

A preservação dos biomas brasileiros foi o principal tema debatido na Assembleia Legislativa de Sergipe, ontem, quarta-feira, estimulado pela palestra proferida pelo Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju, Dom João José da Costa, na tribuna da Casa Legislativa. Líderes religiosos, representantes do CONAL, dirigentes de entidades da sociedade civil organizada, leigos e leigas acompanharam a palestra nas galerias.

10

RISCOS

Por iniciativa das deputadas estaduais Ana Lúcia e Maria Mendonça, Dom João foi à ALESE abordar o tema da Campanha da Fraternidade de 2017: “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e chamou a atenção para os riscos acarretados à vida humana gerados pela destruição dos recursos naturais.

DESFIGURAÇÃO

O Arcebispo da Arquidiocese de Aracaju alertou que, sem os biomas devidamente recuperados e preservados, a vida humana corre riscos. “O mundo natural não deveria ser desfigurado a ponto de a degradação causar danos irreversíveis ao próprio homem, que destrói a natureza. E destruindo-a, o próprio homem corre o risco de destruição”, advertiu Dom João José da Costa.

EMPRÉSTIMO

A Caixa Econômica Federal divulgou na última terça-feira, 4, as regras para uso do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) como garantia para empréstimos consignados, com parcelas descontadas diretamente na folha de pagamento dos trabalhadores. A nova modalidade de crédito terá 48 meses de prazo para pagamento e taxas de até 3,5% ao mês.

RECUPERAÇÃO

O FGTS assegura que o valor emprestado, ou pelo menos parte dele, poderá ser imediatamente recuperado caso o trabalhador perca o emprego. De acordo com a Caixa, os valores emprestados pelos bancos dependerão do quanto os trabalhadores têm depositado na conta vinculada do FGTS. Pelas regras, eles podem dar como garantia até 10% do saldo da conta e a totalidade da multa de 40% em caso de demissão sem justa causa, valores que podem ser retidos pelo banco no momento em que o trabalhador perde o vínculo com a empresa em que estava quando fez o empréstimo consignado.

UTILIZAÇÃO

A utilização do FGTS para crédito consignado está prevista em lei aprovada em julho do ano passado. O início das operações com o FGTS dependia de regulamentação da Caixa.

SAQUES

Os saques do FGTS de contas inativas começam na próxima segunda-feira (10). A expectativa da Caixa é que 7,8 milhões de trabalhadores nascidos em março, abril e maio saquem em torno de R$ 11 bilhões. As retiradas poderão ser efetuadas até o dia 31 de julho deste ano e apenas o trabalhador que pediu demissão ou foi demitido por justa causa até o dia 31 de dezembro de 2015 pode sacar o saldo da conta inativa.

SELETIVA

A Prefeitura de Estância, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), torna pública a realização de Processo Seletivo Simplificado, para contratação temporária no quadro de funcionários da SMS, nos seguintes cargos: Auxiliar de Enfermagem do Programa Saúde da Família (PSF), Enfermeiro do PSF, Auxiliar de Enfermagem (em apoio do Programa Educação Física Corporal / Estância Ativa), Técnico de Enfermagem, Enfermeiro do CAPS, Médico do PSF, Psiquatra do PSF, Médico do Serviço de Verificação de Óbito, Médico Veterinário, Agente Comunitário de Saúde, Agente de Combate às Endemias, Motorista de Veículos Pesados e Professor de Educação Física.

SEM TAXA

O Processo Seletivo Simplificado será regido pelo Edital Nº 001/2017, para atender as necessidades excepcional interesse público, e cadastro de reserva, nos termos do inciso IX do art. 37 da Constituição Federal e da Lei Municipal nº 1.232 de 25 de janeiro de 2006. Não será cobrada taxa de inscrição e os interessados deverão fazer a inscrição presencialmente no auditório da Secretaria Municipal de Educação (antiga Escola do Comércio), localizada na Praça Jackson de Figueiredo s/n, Centro, em Estância-SE/CEP: 49200-000, no período de 4 a 7 de abril de 2017, no horário das 8h às 12h.

RESULTADO

O resultado provisório das avaliações será divulgado na Internet, no endereço eletrônico www.estancia.se.gov.br, no quadro de avisos da Prefeitura e também no da Secretaria Municipal de Saúde, a partir da data provável 13 de abril de 2017. Para mais informações acessar o Edital completo.

LAGOA REDONDA

A vereadora Gilvania Cruz, mais conhecida como Gil, quer o desenvolvimento turístico e econômico da Lagoa Redonda e para tanto solicitou do prefeito Elinho Martins, PSC, a construição de uma orla. Entende que isso atrairá visitante, ajudando no incremento do comércio local, criando empregos e gerando rendas para os habitantes. “Com isso, sensibilizaremos a sociedade para importância da preservação, ampliação e fortalecimento da fonte de renda”, frisou.

CONSTRUÇÃO

Gilvânia Cruz sugere que a orla do Povoado Lagoa Redonda seria construída às margens do riacho e dunas, para o desenvolvimento sustentável. “Uma nova opção de lazer para a comunidade e pessoas que vem para morar ou desfrutar das beleza feitas por Deus”, concluiu Gil.