Cláudio Botafogo Messias-On Line – 30-03-2017-quinta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

ELE SERÁ UM TRABALHADOR DE VERDADE

O ex-governador Albano Franco arruma as malas para se acomodar em outra legenda, pulando do muro dos tucanos. Albano deverá ingressar no PT B, que passará a ser uma importante legenda e deverá atrair centenas de novos correligionários, com a maioria de olho nas eleições de 2018

TIRACOLO

Albano Franco vai se transferir para o PTB, acompanhado do filho e empresário Ricardo Franco, atualmente suplente de senador da advogada Maria do Carmo Alves, ex-primeira-dama de Aracaju.

MACHADO

O ex-vice-prefeito de Aracaju, engenheiro civil José Carlos Machado deverá ser um reforço para o PT B, com o aval do ex-governador Albano Franco. Está quase tudo certo. Machado deverá “puxar” alguns amigos de vários municípios.

LINDENBERG

Diante do apressado processo de tramitação da Proposta de Emenda à Constituição 287, que regulamenta a Reforma da Previdência no país, A Assembleia Legislativa promove, por iniciativa da deputada estadual Ana Lúcia, uma Audiência Pública sobre os impactos da medida para os trabalhadores e trabalhadoras. A atividade contará com a presença do Senador da República Lindbergh Farias (PT/RJ) e acontece nesta quinta-feira, 30, às 14h30, no plenário da Assembleia Legislativa de Sergipe.

PREJUÍZO

Além de apresentar dados sobre os prejuízos da reforma, que tem sido alvo de críticas intensas por parte do movimento sindical por retirar direitos históricos garantidos à classe trabalhadora, o senador Lindbergh Farias poderá trazer para Sergipe informações valorosas sobre o processo de tramitação da medida, sob o olhar de quem vivencia a dinâmica do Congresso Nacional.

 CONTRA TRABALHADOR

A reforma da previdência prevista pelo governo ilegítimo de Michel Temer é uma contrarreforma, pois retira direitos historicamente garantidos aos trabalhadores há mais de 60 anos, com a conquista da CLT, ainda no governo de Getúlio Vargas. Se aprovada, ela iguala e aumenta a idade mínima de aposentadoria para 65 anos para homens e mulheres, além do tempo de contribuição de, no mínimo, 49 anos para aposentadoria integral. As regras da PEC valerão tanto para o serviço público quanto para o privado, e atingirá mulheres com 45 anos ou menos, e homens com idade inferior a 50 anos.

 MULHERES PREJUDICADAS

A medida prejudica mais intensamente as mulheres trabalhadoras, em especial as professoras e trabalhadoras rurais. Isso porque, ao igualar a idade mínima de aposentadoria para homens e mulheres, a reforma desconsidera que as mulheres acumulam, em sua grande maioria, o trabalho profissional e as tarefas domésticas e familiares. No caso das trabalhadoras rurais e professoras, além de terem a idade mínima igualada à dos homens, estas trabalhadoras perdem o direito de se aposentar cinco anos mais cedo devido à natureza da função desenvolvida, que atualmente é garantido/

ATÉ QUE FIM

Em abril, os consumidores de energia elétrica terão um desconto na tarifa, por causa da devolução dos valores cobrados a mais no ano passado. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 28, o processo extraordinário de ajuste nas tarifas de 90 distribuidoras do país. Os percentuais de redução na tarifa que será aplicada em abril variam de 0,95% a 19,47%.

FORA DE USO

Vai haver devolução porque o custo da energia proveniente da termelétrica de Angra 3 foi incluído nas tarifas do ano passado, mas a energia não chegou a ser usada porque a usina não entrou em operação. O valor total a ser devolvido será de R$ 900 milhões.

FIM DA GREVE

Em assembleia realizada na última segunda-feira, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Sergipe (Sintese) decidiram interromper a paralisação da categoria, deflagrada contra a proposta do Governo Federal de reformas trabalhista e da previdência social.

10

PRESSÃO

A greve durava quase duas semanas, e era parte de uma demanda nacional. Segundo Ivonete Cruz, presidente do Sintese, seria inviável manter os braços cruzados por mais tempo, já que o Governo cedeu à pressão da centrais sindicais e adiou a votação dos projetos. “Seria um longo tempo de greve, já que os governantes cederam e ainda não há previsão de votação”, comenta.

NOVA GREVE

Os sindicalistas permanecem atentos aos acontecimentos no cenário político do país. Novas mobilizações estão marcadas:  Ee nessa sexta-feira, 31, haverá manifestação contra as reformas e a proposta da lei de terceirização, aprovada na última quarta-feira, 22.“Vamos continuar em vigília, participando de mobilizações nacionais, manter jornada de lutas”. Mais uma greve geral está agendada também para o dia 28 de abril.

PRÊMIO DE JORNALISMO

A Estácio lança o Prêmio Estácio de Jornalismo 2017, que escolherá as melhores reportagens veiculadas no país sobre Ensino Superior. Criado em 2011, o Prêmio Estácio de Jornalismo tem o objetivo de fomentar a produção pela imprensa de matérias jornalísticas que abordem o ensino superior no Brasil, de forma a ampliar o debate e a importância do tema para a transformação do país.

REPORTAGENS

O prêmio é hoje o único em nível nacional dedicado exclusivamente a esta temática. Jornalistas e profissionais de imprensa de todo o Brasil podem concorrer nas mídias TV, Rádio, Internet e Impresso, tanto na modalidade Nacional, quanto na Regional. São elegíveis reportagens que tenham sido publicadas ou veiculadas pela primeira vez entre 11 de junho de 2016 e 10 de junho de 2017.

INSCRIÇÕES

Para facilitar o processo de cadastro das reportagens, o prêmio conta com uma plataforma online de inscrição. O acesso poderá ser feito pelo site www.premioestaciodejornalismo.com.br . Aqueles que optarem por enviar suas reportagens pelo Correio poderão fazê-lo da mesma forma. As inscrições deverão ser efetuadas até o dia 12 de junho de 2017 e cada concorrente poderá inscrever até 5 (cinco) reportagens.claudio1