Cláudio Botafogo Messias-OnLine- TERÇA-FEIRA 28-03-2017

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

CARMÓPOLIS VOLTA ÀS URNAS

Os eleitores de Carmópolis voltarão às urnas, para eleger o futuro prefeito, uma vez que houve intervenção no processo eleitoral e agora terão que decidir entre três chapas. A escolha do novo prefeito e vice-prefeito ocorrerá em turno único e se dará das 08h às 17h, nos mesmos locais designados para o pleito de outubro de 2016. O eleitor que deixar de votar poderá justificar a sua ausência no prazo de 60 (sessenta) dias, por meio de requerimento a ser apresentado em qualquer Zona Eleitoral. O eleitor que deixar de votar e não se justificar na forma e nos prazos previstos estará sujeito à multa imposta pelo Juiz Eleitoral.

PROIBIÇÃO

O Tribunal Regional Eleitoral adverte aos eleitores de Carmpólis que é proibido ao eleitor portar, no recinto da cabina de votação, aparelhos celulares, máquinas fotográficas, filmadoras, equipamento de radiocomunicação ou qualquer outro aparelho do gênero.

DE OLHO NA VIÚVA

Três candidatos estão de olho na viúva, que já foi uma das mais ricas de Sergipe, por conta da arrecadação com os royalties do petróleo. Para disputar o cargo de prefeito e vice-prefeito do Município, o Cartório da 11ª Zona Eleitoral recebeu o registro de candidatura de três chapas: João Silva e seu vice, pastor Carlos, que foram registrados pela Rede Sustentabilidade; Luizinho Guimarães Silva (Luizinho) e seu vice, Gladson, que foram registrados pela coligação UMA NOVA HISTÓRIA, formada pelos partidos PMDB, PSB, PC do B e PSD; e Volney Leite Alves e seu vice, Beto Caju, que foram registrados pela coligação JUNTE-SE A NÓS, formada pelos partidos DEM e Solidariedade (SD).

MAIS MULHERES

O sistema eleitoral aponta que 13.398 cidadãos estão aptos a votar no dia 2 de abril, sendo o eleitorado predominantemente formado por mulheres (52%). Quanto ao grau de escolaridade dos eleitores de Carmópolis, a maior parte (36,74%) possui ensino fundamental completo e o segundo maior grupo tem ensino médio completo (22,24%). Concluíram ou estão cursando o ensino superior aproximadamente 8%, enquanto o índice de analfabetos é de 3%.

COMÍCIOS

De acordo com a Resolução 07/2017 do TRE-SE, dia 30 de março (3 dias antes) será a data limite para divulgação de propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão, para realização de debates, bem como para a realização de comícios. Durante a votação, está proibida a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação partidária coletiva, com ou sem utilização de veículos. Que Deus ilumine os eleitores carmopolitense, para que escolha o melhor entre os três candidatos.

CONSTITUIÇÃO FERIDA

O conselheiro Clóvis Barbosa, presidente do Tribunal de Contas de Sergipe (TCE) teceu severas críticas à Lei Federal aprovada na semana passada na Câmara dos Deputados, que regulamenta a terceirização de serviços, inclusive possibilita esta alternativa para a atividade fim no setor público e na inciativa privada. Ele diz que a lei é inconstitucional.

TERCEIRIZAÇÃO

O presidente do TCE admite a terceirização na iniciativa privada, mas observa que na administração pública a Lei da Terceirização se caracteriza como uma fraude à Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que estabelece limites para gastos com pessoal no poder público. De acordo com as explicações do presidente do TCE, os contratos do setor público com empresas terceirizadas não são contabilizados como gasto com pessoal quando há efetivamente, nestes procedimentos, contratação de mão de obra.

SOLIDARIEDADE

Fecomércio/Sesc/Senac de Sergipe levou mais de 100 mil litros de água para o benefício de 4 mil famílias nas regiões mais afetadas pela seca no sertão sergipano, resultado da arrecadação da campanha “Água Pra Viver”, desenvolvida pela entidade, com foco na doação de água para o povo sertanejo de três cidades do estado. Foram beneficiados moradores das cidades de Gararu, Porto da Folha e Poço Redondo receberam as doações, levadas a oito povoados dos municípios do alto sertão.

SEMINÁRIOS

O deputado Estadual Georgeo Passos, do PTC,  registrou participação em dois importantes seminários, o promovido pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), realizado no Estado do Espírito Santo, e o do realizado pelo Ministério Público Estadual de Sergipe.

PALESTRAS

Destacou que no Seminário da Unale – cenário que teve por objetivo debater políticas públicas para a juventude – ocorreram importantes palestras, onde uma delas foi ministrada pelo deputado Erick Musso (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. Ainda, Empreendedorismo e Trabalho, painel que foi ministrado por Andrei Golfeto, de São Paulo, então presidente-executivo da Brasil Júnior.

TRANSFERÊNCIA

O deputado estadual Antônio dos Santos (PSC) enfatiza a decisão do governador Jackson Barreto (PMDB) que, segundo ele, está “transferindo o processo de venda da DESO (Companhia de Saneamento de Sergipe) para o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social). “O Governo tomou uma decisão quando percebeu que a Assembleia Legislativas não iria aprovar a venda da DESO. O Governo, unilateralmente, transfere para o BNDES essa condição da venda da Companhia. Essa é a minha avaliação”, criticou o deputado.

ASSISTÊNCIA SOCIAL

Diante da vinda a Sergipe do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra, para o lançamento do Programa Criança Feliz, o Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – CRESS/SE vem a público reafirmar o seu repúdio ao programa. Ao responsabilizar a política de assistência social pela execução de ações que são de responsabilidade de outras políticas públicas, a exemplo da saúde, o programa descaracteriza o serviço da assistência social e contribui para o desmonte da política de assistência social e para o desmantelo do SUAS.

CARIDADE

Ao concentrar as ações de diversas políticas na Assistência Social, o programa rebaixa a política de assistência e desresponsabiliza outras pastas. Política social não é caridade e portanto não pode ser usada como moeda de troca disfarçada de solidariedade para deslegitimar os marcos legais da política social e da Política de Assistência Social, destaca o Conselho Regional de Serviço Social.

CONTRA JACKSON

O deputado federal Fábio Reis, PMDB, está insatisfeito com o governador Jackson Barreto de Lima, PMDB-SE, que aceitou as imposições do primo Zé Almeida, secretário de Estado da

Saúde, e exonerou o presidente da Fundação Hospitalar de Sergipe, Rosman Pereira, que estava na Codise. Zé já disse que quem manda na FHS é ele.  Fábio que indicou Rosman disse que

o governador Jackson Barreto (PMDB) ¨faz política desprestigiando os amigos¨.

CONTRA AS MULHERES

A Secretaria Estadual de Mulheres do Partido Socialista Brasileiro (PSB/SE) manifesta imenso REPÚDIO e indignação pelas declarações do relator do Projeto de Lei 4.302 de 1998, o deputado Federal sergipano Laércio Oliveira, que deixou clarividente em sua fala, o machismo e a naturalização da discriminação à mulher, em debate promovido pela Confederação Nacional da Indústria.

SÃO MELHORES

Segundo notícia da Folha de São Paulo,  Laércio Oliveira disse que a maioria dos trabalhadores no país do setor de asseio e conservação é do sexo feminino porque “ninguém faz limpeza melhor do que a mulher.” Não bastasse, ainda afirmou ter preocupação com o trabalhador da modalidade “home office” questionando se teria um “ambiente propício para exercer sua atividades” (com uma mulher agradável que leva cafezinho), ou ficaria “estressado cada vez mais a ponto de querer sair de casa” (com uma mulher reclamando querendo ajuda no cuidado do filho).

NÃO SOU EU

O médico Gilberto Santos, ex-diretor do Hospital de Cirurgia, negou que pretenda dirigir a Fundação Hospitalar de Saúde. ¨Não há a menor possibilidade¨, disse Gilberto. Segundo alguns políticos e fofoqueiros de plantão, Gilberto é pule certa na substituição de Rosman Pereira, que deixou a Fundação.

TERRE TREMEU

Um abalo sísmico de pequenas magnitudes atingiu o município de Gararu e outras cidades vizinhas no interior do Estado no último domingo, 26. O tremor atingiu 2,5 pontos na escala Richter, e foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis).

ZONA DE FRAQUEZA

Segundo George Sand, pesquisador da Obsis, o abalo sísmico foi resultante de uma zona de fraqueza. “O que aconteceu foi uma falha geológica, uma zona de fraqueza. Esse foi de pequena magnitude, sem causar impactos às estruturas”, esclarece. Em novembro de 2016, um abalo sísmico de escala 3,1 na escala Richter foi também foi registrado no município.

EMERGÊNCIA

A Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional, reconheceu situação de emergência em 10 municípios brasileiros atingidos por desastres naturais. O município de Itabi, no interior de Sergipe, esta nesta lista. A medida permitirá que as prefeituras tenham acesso a ações de apoio federal para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação de áreas danificadas. A portaria foi publicada na edição desta segunda-feira, 27, do Diário Oficial da União.

OUTRAS CIDADES

Passam a integrar a lista de regiões com reconhecimento federal as seguintes cidades: Feira Grande (AL), Tapiramutá (BA), Mirante (BA), Capela do Alto Alegre (BA), Urucuia (MG), Turmalina (MG) e Itabi (SE), afetadas pelo extenso período de seca e estiagem; Manacapuru (AM), devido ao volume de lama decorrente de chuvas na região; Tucuruí (PA) e Buri (SP), que sofrem os efeitos de enxurradas.claudio