FORÇAS ESTRANHAS CONTRA DELEGADA
A delegada da Polícia Civil, Danielle Garcia, vem sendo pressionada para que abandone as investigações sobre corrupção, envolvendo empresas e agentes públicos com a iniciativa privada. O governador Jackson Barreto de Lima, PMDB-SE, sofre pressão para que afaste Danielle do cargo, mas está resistindo e ninguém sabe até quando.
DENÚNCIA NA ASSEMBLEIA
O radialista e deputado estadual Gilmar Carvalho pede que o governador Jackson Barreto não ceda as pressões para tirar a delegada Danielle Garcia das investigações sobre corrupção. Ela comanda as ações do Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).
MORO NA POLÍCIA
As ações firmes de Danielle Garcia ganham a atenção da sociedade sergipana e a sua coragem já faz com que muita gente a compare com o juiz federal Sérgio Moro, que tem condenado políticos e empresários investigados na Operação Lava Jato sem se intimidar com os poderosos, que o querem fora de todo o caso, a exemplo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva, réu em várias operações da Lava Jato.
CARGOS VAGOS
O Ministério Público Estadual (MPE) entrou com recurso para que haja preenchimento de todos os cargos vagos até o dia da publicação do concurso da Polícia Militar, na ação movida para determinar que haja mais policiais militares em Sergipe. O pedido foi feito ao MPE pela Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese) em 2013, denunciando o baixo efetivo da corporação. De acordo com a associação, há déficit de 1365 policiais na rua.
POLICIAIS
Atualmente, a quantidade de PMs no Estado é de 5200 homens, porém, nem todos estão na rua. “Muitos desses policiais estão afastados da corporação por doenças como depressão. Os problemas psicológicos e psiquiátricos na PM são recorrentes porque a atividade é muito estressante”, diz o assessor jurídico Márlio Damasceno.
APOIO A DANIELLE
A Associação dos Delegados de Policia do Estado de Sergipe (Adepol) encaminhou nota pública dando apoio à delegada Danielle Garcia e aos trabalhos desenvolvidos pelo Departamento de Crimes Contra a Ordem Tributária e Administração Pública (Deotap).
NA FILA
Na manifestação que a CUT promoveu na porta da Assembleia Legislativa, contra a privatização da Deso, dezenas de mulheres tiveram que entrar na fila, para uso do banheiro no térreo do prédio do parlamento estadual. Algumas mulheres que estranharam a fila comentaram: no mínimo, é para receber dinheiro. Claro que não era. O aperto é que fez com que enfrentasse a fila.
INJURIADA
A petista deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, que tanto criticou a situação, quando Lula e Dilma eram presidentes, com as ações da Lava Jato perdeu o “encanto”. Ela acha estranho que a Operação Lava Jato só mire no PT. Calma professora, não temos culpa se o PT deu lições de como não se fazer política e seus mestres formaram a maior quadrilha que este país já teve para roubar o dinheiro do povo, que morre nas filas dos hospitais, quando petistas são bem tratados no Hospital Sírio-Libanês e se morrer, se vai tendo ao lado os melhores médicos deste país, enquanto que os pobres nem papa-defunto quer ficar perto, porque não têm dinheiro para um belo enterro e dependem das prefeitura e de alguns políticos.
NA PINDAÍBA
O professor e vereador Iran Barbosa (PT) cobrou do Poder Executivo, na tribuna da Câmara, o envio do Projeto de Lei que reajusta o valor do piso salarial profissional do magistério da rede municipal de ensino, para o ano de 2017. Iran Barbosa na tribuna da CMAIran Barbosa na tribuna da CMAO parlamentar lembrou que apresentou uma emenda à Lei Orçamentária de 2017, no final do ano passado, para garantir o reajuste do piso salarial aos profissionais do magistério de Aracaju, na forma da Lei 11.738/2008.
PORTARIA
“A Portaria Nº 31, de 12 de janeiro de 2017, do Ministério da Educação, fixou o valor do Piso Salarial Profissional Nacional do Magistério para o exercício de 2017. Sendo assim, apresentei, também, a Indicação Nº 247/2017, para que o Executivo realize a imediata atualização do referido valor devido, de forma retroativa ao mês de janeiro deste ano, repercutindo a sua aplicação sobre os demais níveis e classes de carreira, inclusive sobre os proventos dos aposentados do magistério”, afirmou Iran.
GANHOU NO TSE
O candidato a prefeito Volney Leite Alves teve, ontem, uma grande vitória no Pleno do TSE. O ministro Henrique Neves, relator do processo, manteve a sua elegibilidade e sua consequente habilitação para disputar a nova eleição de 2 de abril, em Carmópolis.
DESCONHECEU
Henrique Neves deu um tiro de misericórdia nos adversários de Volney ao não conhecer um Agravo do MPE e também uma Ação Cautelar do advogado da coligação contrária. Assim, o único documento em tramitação agora no TSE é o seu relatório, totalmente favorável ao candidato do DEM.
VISTAS
A sessão foi interrompida pelo pedido de vistas do ministro Herman Benjamim. Ele tem em mãos outros processos semelhantes e pediu tempo para modular seu entendimento em torno do assunto. Nada contra Volney.
É SÓ GANHAR
Pela densidade e embasamento do Relatório ficou posto que, tão logo Benjamin devolva o processo, Volney pode ser liberado definitivamente até por unanimidade. Enquanto isso, permanece valendo o voto favorável de Henrique Neves. Volney está livre para disputar essa nova eleição. Se vencer será diplomado, assume e vai governar tranquilamente.
PROVA DE INOCÊNCIA
O deputado estadual Augusto Bezerra, PHS, que senta-se no banco dos réus nesta sexta na fase final da investigação das subvenções, disse ontem a esta coluna Aparte estar seguro de que retomará o mandato na Alese – ele e Paulinho da Varzinhas estão afastados desde dezembro de 2015. “Eu acho que esta audiência é a oportunidade que eu tenho de mostrar a minha inocência em todo este processo”, disse Augusto. Ele detalhou o que pensa e o que vai ser a sua linha de defesa.