BANANA NA MÃO DE EDVALDO
O vereador Nitino, PSD, resolveu se livrar de um cacho de banana podre e fará tramitar um projeto de lei que dá poderes plenos para o prefeito Edvaldo Nogueira, PCdoB, ser o único responsável pelo aumento da tarifa do transporte público em Aracaju. Com isso, Nitinho tira dele e dos demais parlamentares municipais a responsabilidade por sacrificar mais o trabalhador.
BANDIDOS
Em todos os aumentos de tarifa do transporte público em Aracaju a população se revolta e muitos acusam os vereadores de se venderem aos proprietários das empresas de ônibus, recebendo propina para alimentação da vida política, além de outros benefícios. A partir de agora se alguém tiver que acusar, será o prefeito de Aracaju, porque ele responderá sozinho pelo aumento. Está em tramitação na Câmara Municipal de Vereadores projeto de emenda à Lei Orgânica do Município para promover a alteração, retirando a competência da Câmara Municipal de Vereadores de apreciar a matéria e fixar o índice de reajuste do preço da passagem.
INICIATIVA TEM APOIO
O vereador Josenito Vitale, conhecido como Nitinho (PSD), explica que este projeto chegou à Câmara Municipal encaminhado pelo Poder Executivo Municipal, ou seja pelo prefeito Edvaldo Nogueira (PC do B). Mas ele garante que apoia a iniciativa. “Estamos devolvendo essa questão do reajuste da passagem para a prefeitura porque entendemos que a Câmara não possui corpo técnico capacitado para analisar a majoração do reajuste da passagem”, comenta o parlamentar. “Mas isso não impede que os vereadores discutam e opinem sobre o assunto”, enfatiza.
VENDA DA DESO
“Da forma que agiu o governador do Estado Jackson Barreto, seria uma covardia muito grande da minha parte renunciar a coordenação para atender aos seus caprichos políticos. Neste momento em que Sergipe sofre tanto com a crise, as secas assolando o sertão, seria o momento do governador reunir a bancada para ajudar o estado. Não sou homem de fomentar desunião, mas também não sou de ser humilhado e baixar a cabeça”, disse o senador Antônio Carlos Valadares, PSB-SE, referindo-se a sugestão de Jackson, para que o senador deixe a coordenação da bancada, para aprovação das emendas parlamentares que resultarão em recursos para Sergipe.
BOLA BAIXA
No entendimento de Valadares, o momento de crise obriga o governador Jackson Barreto “a baixar a bola” e, em vez de fomentar a desunião da bancada, priorizar os interesses do povo sergipano, reunir a bancada e apontar necessidades a serem levadas ao conhecimento do presidente da República, Michel Temer, assim como, definir as diretrizes orçamentárias para o ano de 2018.
DESCONTO FGTS
O Procon Sergipe notificou seis bancos que operam no estado para que não ocorra descontos nas contas daqueles clientes que possuem débitos bancários. O descumprimento dessa notificação levará a abertura de procedimento administrativo, restituição do valor descontado e aplicação de multa administrativa. A decisão foi tomada após reunião realizada em São Luiz no Maranhão no mês de fevereiro deste ano, com sugestão da Associação Procons Brasil e foi encaminhado para todos os Procons do Brasil.
ORIENTAÇÃO
O diretor do Procon/SE, Andrews Mathews, afirma que “o objetivo dessa notificação é orientar os bancos antes da liberação dos valores para que fiquem cientes e não realizem essa prática tendo em vista que os valores do saque do FGTS tem natureza alimentar, sendo assim, não podem ser bloqueados ou descontados para pagamentos de dividas”. Andrews informa aos consumidores que caso haja descontos em suas contas, às pessoas devem se dirigir ao Procon/SE com extrato bancário que comprove o desconto para assim ser solicitado a restituição.
SÃO LOURENZO
Para evitar acidentes, inclusive com vítimas fatais, moradores do Residencial São Lourenzo, na Serra do Machado, em Ribeirópolis, solicitam do Governo do Estado que mande colocação de uma lombada ou redutor de velocidade. O local registra um movimento intenso de veículos e é travessia de pedestres, na Rodovia SE-240.
HEMOSE
Estão em péssimas condições de uso as cadeiras, utilizada para colocar doadores de sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).
POLICIAMENTO
Comerciantes e clientes do centro comercial de Aracaju reivindicam do Governo do Estado que intensifique as rondas no centro comercial de Aracaju.
DANIEL
Menos de quinze dias de ter assumido o mandato de deputado estadual, o pastor Daniel Fortes, PEN, deixará o parlamento estadual, porque a Justiça concedeu o direito ao suplente Adelson Barreto Filho assumir a vaga na Assembleia Legislativa.
ESFORÇOS
Em nota, a Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República informou que "ambos parlamentares somarão esforços no Congresso para promover a votação e aprovação das reformas essenciais para a sociedade brasileira".
CRÉDITO
O crédito bancário para 156.307 contribuintes será feito no dia 15 deste mês, totalizando R$ 281.471.374,67. Desse total, R$ 83.689.576,62 referem-se ao quantitativo de contribuintes de que trata o Artigo 69-A da Lei nº 9.784/99, sendo 26.921 contribuintes idosos e 1.851 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
CPI DO LIXÃO
A contratação de empresas para a execução da coleta de lixo em Aracaju será alvo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). O requerimento para a instauração da CPI vai ser apresentado na Câmara Municipal ainda nesta semana. “Já temos dez assinaturas, ou seja, são necessárias oito assinaturas de parlamentares para a aprovação da CPI e temos duas a mais. Vou apresentar o requerimento de CPI, que foi elaborado com estratégica jurídica, cuidado e esmero, até essa quinta-feira”, informa o vereador Elber Batalha Filho.
CONTRATO DE MÉDICOS
O Tribunal de Contas do Estado (TCE) e o Ministério Público Estadual (MPE) desconhecem os procedimentos que a Secretaria Municipal de Saúde está adotando para contratação de 88 médicos, em caráter emergencial e sem concurso público para substituir os profissionais grevistas nos postos de saúde mantidos pela Prefeitura de Aracaju.
SEM INFORMAÇÕES
Tanto no TCE quanto no MPE tramitam procedimentos administrativos relacionados à situação financeira da Prefeitura de Aracaju. De acordo com a assessoria do conselheiro Ulices Andrade, do TCE, nada chegou ao conhecimento da equipe técnica sobre a pretensão do secretário em realizar as contratações.