POÇO REDONDO
Secretário de Estado da Agricultura, Desenvolvimento Agrário e da Pesca (Seagri), Esmeraldo Leal e o diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Irrigação de Sergipe (Cohidro), José Carlos Felizola Soares Filho estiveram no povoado Queimadas e no assentamento Serra da Guia, em Poço Redondo. Foram atender demandas pela instalação de dois poços e recuperação também de duas barragens comunitárias e de médio porte, que farão parte da edição 2017 do Programa de Recuperação de Pequenas e Médias Barragens. Iniciativa do Governo de Sergipe que contará com R$ 1.200.000 do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).
SEM ÔNIBUS
Os ônibus das cidades da Grande Vitória, no ES, não vão circular de novo hoje. O Sindicato dos Rodoviários do Espírito Santo proibiu os veículos de irem às ruas. Tudo isso por causa da onda de insegurança que já matou 75 pessoas desde sábado no Estado. PMs são proibidos pela Constituição de realizarem greves, mas os familiares deles têm impedido que os policiais deixem os batalhões em protesto por reajuste salarial e adicionais por periculosidade e jornada noturna. As Forças Armadas e a Força Nacional estão no Estado.
CORRUPÇÃO NO MUNDO
O presidente Juan Manuel Santos foi acusado pelo Ministério Público da Colômbia de ter usado US$ 1 milhão de propina da Odebrecht na campanha que o levou à reeleição, em 2014. Já no Chile, foi realizada uma batida nos escritórios da OAS em meio a uma investigação por financiamento de campanhas eleitorais. No total, já chega a 18 o número de países que pediram ajuda do Ministério Público Federal brasileiro para investigações relacionadas à operação
QUEIXAS DE CUNHA
Em audiência com o juiz Sergio Moro, Eduardo Cunha leu uma carta em que disse ter um aneurisma. O ex-deputado ainda reclamou da falta de tratamento na prisão onde está detido. Cunha classificou a Lava Jato como "um processo político" e disse que os presos da operação correm risco nos presídios. O próprio deputado escreveu a carta, e ainda comparou o problema de saúde dele com o aneurisma cerebral que matou a ex-primeira-dama Marisa Letícia.
PRESSA NA CÂMARA
A Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que alivia as restrições definidas pelo TSE para o funcionamento dos partidos. A votação do texto pode acontecer já nesta quarta (8). A pressa dos partidos se deve ao fato de que a nova norma passará a valer a partir de março. Hoje, os partidos que tiverem as contas consideradas como não prestadas podem ter o registro cassado até que a situação seja regularizada. Se o projeto for aprovado, isso deixa de acontecer.
APERTO
Em busca de controles de imigração ainda mais rígidos, as embaixadas americanas poderão exigir as senhas de acesso a redes sociais daqueles que tentarem tirar o visto para entrada no país. Essa medida visa a reforçar os controles prévios dos visitantes e eliminar os que possam constituir uma ameaça à segurança. Trata-se do que o presidente Donald Trump classificou de "verificação extrema".
TUDO PELO CINTURÃO
O UFC confirmou a luta do brasileiro Junior Cigano pelo cinturão dos pesos pesados para o dia 13 de maio. O ex-campeão da categoria enfrentará o atual dono do título, o croata Stipe Miocic, no UFC 211 em Dallas (EUA). O peso-pesado Fabricio Werdum ficou de lado na corrida pelo cinturão e acabou sendo escalado para enfrentar Ben Rothwell no mesmo evento.
GATA DO METAL
Lady Gaga vai se apresentar com a banda Metallica no Grammy. A cantora se junta a Katy Perry, Beyoncé, Adele, Daft Punk, Bruno Mars e mais sete atrações na premiação. Beyoncé lidera em número de indicações em nove categorias. Drake, Rihanna e Kanye West vêm logo atrás, com oito. O prêmio vai acontecer neste domingo. A apresentação do evento fica por conta de James Corden.
CAOS TOTAL
Cerca de 200 veículos foram roubados no Espírito Santo num único dia. O número de ocorrências é dez vezes maior do que a média verificada pela Polícia Civil do Estado, que é de 20 casos diários. Os casos de homicídio também aumentaram. Desde o último sábado, quando a Polícia Militar decretou uma paralisação por reajuste salarial, mais de 76 assassinatos foram registrados em todo o Estado. Os números são do Sindicato dos Policiais Civis do Espírito Santo. Os dados não foram confirmados pela Secretaria de Segurança Pública do Estado.
PODE?
A indicação de Alexandre de Moraes para o Supremo Tribunal Federal não deve afetar diretamente a Lava Jato porque ele não vai para a turma que analisa essa investigação. Mas Moraes vai ser o revisor da Lava Jato no STF e, assim, pode atuar em casos envolvendo o presidente Michel Temer, que o indicou, e os presidentes da Câmara e do Senado. Os três já foram mencionados em depoimentos de delação.
MAIS ABUSOS
O número de ações judiciais contra planos de saúde vem crescendo no Estado de São Paulo. Em 2011, o total de ações na primeira instância somava 2.602. Em 2016, aumentou 631%, para 19.025.
Os dados são de uma pesquisa da USP e mostram que a alta nos processos está relacionada ao número crescente de abusos praticados pelos planos e não à alta de usuários.
ATENÇÃO, ESTUDANTE!
As inscrições para novos contratos no Fies já começaram e vão até sexta. São oferecidas 150 mil vagas para estudantes que fizeram o Enem a partir de 2010. O candidato tem que ter pontuação mínima geral de 450 pontos e não zerar a redação. Também é necessário comprovar renda familiar mensal bruta de até três salários mínimos. Os estudantes interessados podem se candidatar pelo portal SisFies.
MORDIDA DO LEÃO
Você ainda nem pensou em preparar a declaração de Imposto de Renda deste ano, mas pode já estar devendo para a Receita. A mordida do Leão pode vir mais cedo em casos de venda de imóveis, negociações na bolsa, recebimentos de aluguel e de renda de trabalho autônomo. Você pode ver todas as precauções para não ter problemas com a Receita em economia.uol.com.br.
CAIXA ABERTA?
A Caixa estuda a possibilidade de abrir as agências bancárias aos fins de semana para trabalhadores sacarem o dinheiro das contas inativas do FGTS. Para isso, a Caixa precisa da autorização da delegacia do trabalho e dos sindicatos do setor.A medida é uma alternativa para cobrir uma possível sobrecarga por causa do programa de demissão voluntária do banco. A ação pretende cortar até 10 mil cargos.
CARNAVAL EM SAMPA
Dos 495 blocos que se inscreveram para participar do Carnaval de São Paulo, 381 foram confirmados pela Prefeitura. A capital paulista vai ter 75 grupos a mais do que no ano passado, um crescimento de 25%. Os blocos se apresentam entre os dias 17 de fevereiro e 5 de março.
CAMPEÕES
Nem o frio de Boston afastou as pessoas das ruas para o desfile dos jogadores do New England Patriots. A equipe foi campeã do Super Bowl no último domingo e voltou à cidade. O número de pessoas presentes não foi divulgado. Esse foi o quinto título dos Patriots e também de Tom Brady, quarterback do time.
NETFLIX
A Netflix anunciou que vai produzir mais uma série no Brasil. Intitulada Samantha!, o programa vai ser uma comédia protagonizada por uma atriz-mirim, que já viveu dias melhores. Ao chegar aos 20 anos ela se casa com um jogador de futebol que passou dez anos na prisão. 3%, outra série brasileira, foi lançada no final de 2016 e teve sua renovação anunciada pouco depois. A Netflix também trabalha em uma produção sobre as investigações da operação Lava Jato, que vai ser comandada por José Padilha, diretor de Tropa de Elite e Narcos.
REFORMA
O novo líder do PSL, deputado Alfredo Kaefer (PR), citou a reforma trabalhista entre as iniciativas que podem alavancar o crescimento econômico do País ainda neste ano. Segundo ele, o atual ambiente de negócios é prejudicado por leis “complexas e inseguras”, que afastam investidores, mas que podem ser modernizadas sem prejuízo aos direitos de trabalhadores. O parlamentar apoia ainda a regulamentação dos contratos de terceirização de forma mais ampla, a fim de estendê-los às atividades-fim, e defende a prevalência dos acordos coletivos nas negociações trabalhistas.
PREVIDÊNCIA URGENTE
O novo líder do Pros, deputado Eros Biondini (MG), apoia a urgência da reforma da Previdência, mas disse que a discussão com a sociedade deve ser ampliada pelo Congresso, sob o risco de prejudicar direitos adquiridos e pessoas mais vulneráveis. A sigla conta com cinco parlamentares na Câmara dos Deputados. Ao se referir à reforma política, Biondini disse que mais importante é “trabalhar para que a conduta política recupere a credibilidade diante da opinião pública”. Ele reforçou o papel da operação Lava Jato em “separar o joio do trigo” no ambiente político.
ADOTADOS
A Câmara dos Deputados analisa o Projeto de Lei 5041/16, que reconhece os direitos dos filhos por vínculo de socioafetividade, que não foram adotados formalmente pelos pais de criação. O projeto altera o Código Civil (Lei 10.406/02), que já garante aos filhos adotados formalmente os mesmos direitos dos filhos biológicos. O autor do projeto, deputado Augusto Carvalho (SD-DF), argumenta que são cada vez mais frequentes as demandas judiciais para o reconhecimento dos direitos inerentes à filiação àqueles que foram criados e educados como filhos de determinados indivíduos, mas que não foram formalmente adotados pelos pais de criação.
DESMANCHE
Proposta em análise na Câmara dos Deputados reduz em 60% o Imposto de Produtos Industrializados (IPI) incidente sobre veículos automotores novos, incluindo carros, caminhões, motocicletas, tratores e colheitadeiras. Para ter acesso ao benefício fiscal, no entanto, o comprador se obriga a entregar à concessionária vendedora outro veículo similar com mais de 17 anos de registro de fabricação, para fins de desmanche. O veículo entregue deverá estar devidamente registrado no Departamento de Trânsito no nome do comprador há pelo menos um ano e estar com taxas e impostos em dia. Autor da proposta (PL 6167/16), o deputado Nelson Padovani (PSDB-PR) argumenta que o objetivo é retirar das ruas veículos antigos poluentes e que geram altos custos de manutenção.
MAIS GREVE
Reiniciada no último dia 23 de janeiro, a greve dos médicos de Aracaju continua. A manutenção foi decidida nesta manhã de quarta-feira, 8, após uma assembleia que reuniu a categoria paralisada. A principal alegação dos profissionais da saúde para a manutenção do movimento é o salário do mês de dezembro. A proposta da prefeitura de Aracaju foi que a categoria aceitasse o parcelamento dos salários ou se submetesse a um empréstimo bancário. De acordo com o diretor do Sindicato dos Médicos de Sergipe (Sindimed), José Carlos Spina, a categoria não aceita essa posição. Spina reiteira que, mesmo com os médicos paralisados, 50% dos profissionais estão atendendo às urgências e emergências do município. “Essa porcentagem está acima do limite legal, que é de 30%”, destaca.
SEM SALÁRIO
Servidores do Sindicato dos Empregados da Limpeza Pública e Comercial de Sergipe (Sindelimp) paralisaram as atividades e fizeram um ato em frente a empresa Cavo, do grupo Estre Ambiental, cobrando o pagamento do mês de janeiro, que está atrasado e sem previsão de ser quitado. Atividades como limpeza de vias públicas e coleta de lixo ficam suspensas a partir de agora, e a categoria só retoma os serviços mediante pagamento dos salários. “No fim das contas, é o trabalhador quem sofre. Só queremos nosso dinheiro na conta”, reclama Anderson Vidal, vice-presidente do Sindelimp.
CAVO SE DEFENDE
Em nota, a Cavo afirma que a Prefeitura de Aracaju tem uma dívida de mais de R$ 50 milhões, e “traz problemas operacionais para a empresa e prejudica a plena prestação dos serviços”. A empresa fala ainda que espera a normalização do débito. O presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) Mendonça Prado, por nota enviada pela assessoria de comunicação da PMA, nega que tenha dívidas com o grupo Estre Ambiental, atribui a falta de pagamento à própria Cavo e ameaça penalizar a empresa. “A atual gestão cumpre com o seu papel e não há motivo para descontinuidade do serviço. É "inadmissível" que a empresa não pague os funcionários. Será realizada auditoria do contrato existente. A Prefeitura exige que a Cavo retome os serviços de coleta de lixo e, caso isso não aconteça, será multada por descumprimento do contrato”.
PARCELAMENTO DEFENDIDO
A solução definida pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) para pagar os salários do mês de dezembro - ainda em atraso - foi tema da reunião entre o conselheiro Ulices Andrade e o secretário municipal da Fazenda, Jeferson Passos, no Tribunal de Contas do Estado (TCE/SE). Responsável pela área de controle e inspeção da qual faz parte a administração da capital, o conselheiro recebeu o gestor em seu gabinete após tomar conhecimento da insatisfação de sindicalistas contrários às duas opções colocadas para quitar a pendência: em 12 parcelas ou por meio de empréstimo solicitado pelo servidor ao banco, mas que será pago pela Prefeitura.
SAMU
O mês de fevereiro começou com o registro de 4.834 ligações para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe). Destas, 1.790 resultaram em algum tipo de assistência pré-hospitalar, sendo 22 feitas através das motolâncias, 196 por Unidades de Suporte Avançado (USA) e 778 por Unidades de Suporte Básico (USB), segundo aponta o balanço da última semana.
ORIENTAÇÃO PELO TELEFONE
Além dos atendimentos in loco, o Samu 192 Sergipe também realiza orientações médicas por telefone, nos casos em que não é necessária a presença de uma equipe. “Quando o médico regulador identifica uma situação com este perfil, passa as orientações necessárias e acompanha a resolução do problema. É um serviço de muita importância para a população”, ressalta a superintendente Maria Lúcia Santos.