Cláudio Botafogo Messias 08-12-2016-quinta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

claudio 1RENAN MANTIDO

Por seis votos a três, os ministros do STF votaram a favor de manter Renan Calheiros (PMDB-AL) na presidência do Senado. Por outro lado, existe a ressalva de que ele fique impedido de substituir Michel Temer na presidência da República. 2

PARECER FAVORÁVEL

Indicado relator da Reforma da Previdência da Câmara, o deputado Alceu Moreira (PMDB-RS) afirmou que já concluiu parecer favorável à proposta do governo de Michel Temer. A função da comissão é analisar se a proposta está em consonância com a Constituição e com as demais boas práticas jurídicas e legislativas.

NOVAS DENÚNCIAS CONTRA CABRAL

O Ministério Público Federal deve apresentar novas denúncias contra o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral. Segundo a investigação, houve pagamento de propina da construtora Andrade Gutierrez para quitar dívidas do Governo do Estado com a reforma do estádio do Maracanã e a construção do Mergulhão de Caxias, na Baixada Fluminense.

GADOS DO MINISTRO

Uma operação das polícias Militar, Civil e Ambiental de Mato Grosso encontrou pelo menos 1.900 cabeças de gado durante os mandados de busca e apreensão em fazendas do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, e demais sócios. Eles são alvos de duas ações de bloqueio de R$ 108 milhões em bens por degradação ambiental. Ainda cabe recurso.

MOÇÃO DE APLAUSOS

Deputados da Assembleia Legislativa do Rio fizeram uma moção de agradecimento à Polícia Militar pela atuação no protesto de terça nos arredores do Palácio Tiradentes. O ato foi marcado por um intenso confronto entre as forças policiais e servidores que se opõem ao pacote anticrise do governo do Estado.

FIM DE ANO ESCASSO

Os brasileiros devem passar pelas festas de fim de ano de uma maneira mais modesta pelo segundo ano seguido. Os produtos da ceia de Natal estão 10,19% mais caros em 2016 do que no ano passado. Já os presentes tiveram um aumento de 4,23%. Ainda assim, 57,7% dos consumidores entrevistados pela Fundação Getúlio Vargas disseram que vão gastar menos neste Natal.

MERCADO FINANCEIRO

A Bolsa teve alta de 0,53%, com 61.414,4 pontos. Os resultados foram puxados, principalmente, pelo desempenho positivo das ações da mineradora Vale, que subiram mais de 3%, e do Banco do Brasil. No mercado de câmbio, o dólar caiu 0,37% e está cotado em R$ 3,404. É a terceira baixa seguida da moeda.

IMIGRANTES DE CARTEIRA ASSINADA

O número de trabalhadores imigrantes com carteira assinada no Brasil mais que dobrou em cinco anos, passando de 54.333 em 2010 para 125.535 no final de 2015. Apesar do aumento, os trabalhadores imigrantes correspondem a menos de 0,5% da força de trabalho no mercado formal.

TRUMP, PERSONALIDADE DO ANO

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos, foi escolhido a personalidade do ano pela revista norte-americana Time. Na disputa, ele superou Hillary Clinton, a quem também derrotou na eleição presidencial.

ADEUS, MENINO JESUS

O atacante Gabriel Jesus não vestirá mais a camisa do Palmeiras. O jogador anunciou que não estará com o time na partida contra o Vitória, no domingo, pela última rodada do Brasileirão. Autor de 12 gols na campanha do título nacional, ele disse que a decisão foi planejada com todos. Jesus defenderá o Manchester City, da Inglaterra, na próxima temporada.

ARTICULAÇÃO POLÍTICA

O Supremo Tribunal Federal julga hoje se Renan Calheiros pode continuar na presidência do Senado, depois de a maioria dos ministros ter decidido que um réu não pode estar na linha sucessória da Presidência da República. Diante da crise entre Senado e Judiciário, interlocutores do presidente Michel Temer buscaram articular uma solução negociada para o problema entre os dois Poderes. A estratégia tem dois objetivos: tentar manter o aliado Renan no cargo, e garantir a votação do teto dos gastos públicos na semana que vem.

JUCÁ NA PRESIDÊNCIA DO SENADO?

Caso seja confirmado o afastamento de Renan Calheiros, o comando do Senado pode cair no colo de Romero Jucá (PMDB-RR), atual segundo vice da Casa. De acordo com a coluna Painel, da Folha de S.Paulo, Jorge Viana (PT-AC), o primeiro vice, cogita renunciar caso assuma a presidência do Senado. Tudo porque, se ele tiver que pautar a PEC do teto, rompe com a esquerda, e, se não fizer isso, vai ser acusado de aprofundar o desastre econômico.

BRASILEIRO DO ANO

O presidente Michel Temer foi eleito o 'Brasileiro do Ano' pela revista IstoÉ, mas a grande estrela do ano foi o juiz Sérgio Moro, que foi premiado como o 'Brasileiro do Ano na Justiça'. Antes da cerimônia, Moro posou para selfies com os convidados. Na abertura do evento, foi ovacionado com o anúncio do prêmio. Além disso, ele foi citado no discurso do jornalista Ricardo Boechat e ganhou mais palmas.

ANO MAIS VIOLENTO NO CAMPO

O número de assassinatos no campo de janeiro a novembro de 2016 no país já supera a quantidade de casos ocorridos durante todo o ano de 2015, de acordo com levantamento da Comissão Pastoral da Terra, vinculada à Igreja Católica. Foram 54 homicídios nos primeiros 11 meses deste ano, quatro a mais que o ano passado inteiro. Esta marca já faz de 2016 o ano mais violento no campo desde 2003, quando 71 pessoas foram assassinadas.

TRAGÉDIA NA INDONÉSIA

Pelo menos 52 pessoas morreram e centenas ficaram feridas depois de um terremoto de magnitude 6,5 atingir na manhã de hoje a província de Aceh, no norte da Indonésia. Aceh já tinha sido devastada em 2004 por um tremor submarino que provocou um tsunami. A onda gigante matou mais de 170 mil pessoas na ocasião.

CULPA DA 'PERIFA'?

Fabio Santos, nome escolhido pelo prefeito eleito João Doria para assumir a Secretaria de Comunicação de São Paulo, afirma que um dos motivos para o governo tucano levar parte da Virada Cultural para o Autódromo de Interlagos é a população que vem da periferia. Em entrevista à Folha, ele associa as pessoas das partes mais pobres da cidade aos arrastões que aconteceram nos últimos anos durante a Virada. Ele também disse que o evento é 'um banheiro a céu aberto'.

ABORTO E TORTURA

Relatores especiais da ONU afirmam, em parecer encaminhado ao Supremo Tribunal Federal, que a negação do serviço de aborto pode se caracterizar como tortura. Apresentado há quatro semanas, o texto integra um pedido feito pelo grupo para participar como terceiro interessado no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade que questiona a resposta brasileira à epidemia de zika, previsto para ocorrer hoje.

STONES NO TOPO

Os Rolling Stones alcançaram o primeiro lugar nas paradas de discos no Reino Unido com o recém-lançado Blue & Lonesome. O álbum, que é formado apenas por regravações de clássicos do blues, já teve mais de 66 mil cópias vendidas no país.