PROPRIÁ
O deputado estadual Garibalde Mendonça, PMDB, encaminhou pedido ao governador Jackson Barreto de Lima, PMDB , solicitando que determine ao secretário de Estado da Educação, Jorge Carvalho do Nascimento, a recuperação da Escola Estadual Professor Cezário Siqueira, em Propriá. Será difícil, porque o secretário já disse que a Educação em Sergipe é um inferno, portanto, quem quiser que queime na fogueira do homem rabudo.
PECULIARIDADE
Não é peculiaridade dos bandidos vereadores de Boa Vista, capital de Roraima. Os 21 malandros ganham mais de noventa mil reais por mês e pagam até advogada fantasma. O mais engraçado é que o endereço da advogada uma banca de venda de galinha crua e frango assado. Os caras estão soltos e nada vai acontecer. Tudo que é pago pelo contribuinte é fruto de safadeza dos parlamentares municipais. Tem um, o tal de Abel da Galinha, é o mais bandidão, porque dá o dinheiro do povo para uma das empresas dele. A rede de postos de gasolina Abel Galinha é do dito cujo. Infelizmente, isso acontece em todo País e seria preciso desmatar o resto da Amazônia, para fazer um cadeião para esses políticos e talvez ainda faltasse espaço. Isto é o resultado da invasão dos portugueses, visto pelos historiadores amestrados como “descobrimento”.
PASTEL DE CACHORRO
O que corre à boca miúda é que os chineses e coreanos radicados no Brasil no ramo de pastelaria, trouxeram seus costumes culinários, como comer carne de cachorro. Portanto, quando você morder um pastel ou qualquer outro salgado e escutar umlatido, tenha calma, é nada mais e nada menos do que a alma de um vira lata reclamando o seu pedaço. O que os caras estão fazendo é uma verdadeira cachorrada. O risco é, depois de tomar um caldo-de-cana, você sair da lanchonete e no primeiro poste levantar a perna e aliviar. Isto pode acontecer.
PARLAMENTARES
A Terra Dura ou Santa Maria começa a receber os salvadores da pátria, aparecendo, para que o povo não se esqueça deles nas eleições. O bairro tem condições de eleger de cinco a seis vereadores, a depender da filiação partidária de cada um eles. Mas lá é terra de todos. Com o povo sabido, muitos se arrebentam, gastam os tubos e os votos são minguados. O eleitor ficou bandido na escola de alguns políticos.
NÃO CONFIOU
Um experiente e antigo cabo eleitoral conversava comigo e garantia que o ex-deputado José Raimundo Vieira (Mundinho da Comase), PSL, se arrebentou, porque não acreditou no trabalho dos formiguinhas. Ele não valorizou as lideranças da periferia de Aracaju e foi no canto da sereia de alguns tomadores de grana e por isso se arrebentou, garantiu. Se ele falou a verdade ou não, o fato é que Mundinho não garantiu à sua reeleição.
DEFEITO
Mundinho da Comase tem um grande defeito: não sabe ser político profissional. Confia nas pessoas erradas e quer ajudar a todos, sendo retribuído por poucos. Um sujeito me contou que Mundinho arrumou uma cabo eleitoral que só fazia afastar o povo e fazer com que algumas pessoas ficassem com raiva dele. Foi alertado sobre este comportamento, mas, infelizmente, por ter o coração mole, não deu atenção e se espetou nas eleições. Tomara que o “papudo” tenha aprendido a lição. Lembram-se do personagem de Chico Anysio, que usava esta frase: aprendeu papudo. Bento Carneiro, vampiro brasileiro.
SURPREENDO
O deputado estadual Valmir Monteiro, PSC, está surpreendendo como parlamentar de oposição. Faz as suas críticas sobre temas importantes e cobranças ao Governo que representam a vontade popular. Madeira neles.
HERDEIRO
Com sinceridade, honestidade, lealdade e disposição para ajudar o Estado, herdadas do avô ex-deputado Chico Passos e do pai ex-deputado estadual Antônio Passos, o jovem bacharel em Direito, Georgeo Passos, PTC, surpreende como um grande tribuno e parlamentar defensor dos interesses dos sergipanos. Uma grata surpresa e uma prova de que nem tudo está perdido e a renovação na política, mesmo mínima, está garantida. O melhor é que com qualidade, porque malandros e ervas daninhas, estas sempre brotaram nos canteiros dos partidos. Normalmente, crescem rápido e logo aparecem bem aos olhos do povão, que adora ser enganado pelos falsos profetas. Malandro é esperto mesmo. E otário é zé mané.
SÃO CRISTÓVÃO
Luís Alberto, importante liderança do PSOL de São Cristóvão, faz seu trabalho de formiguinha e tenta convencer a população de que é preciso mudar de atitude política, para que o município não seja enterrado complemente. O problema é que a maioria dos eleitores está viciada e vota por qualquer pedaço de pão, o pagamento de uma conta de energia elétrica, um botijão de gás e paga caro por quatro anos. Na verdade, esta turma merece mesmo é chibatada no lombo, três vezes ao dia. Isso só para ser bonzinho e de quebra uma surra de cansanção selvagem, banho de vinagre e passar mel de cipó cabeludo e colocar a pessoa sentada num formigueiro daquelas formigas cabeçudas, aquelas de cabeça vermelha e, depois, para refrescar, sentar nuzinho numa cadeira de faquir, ou seja, com o assento feito de pregos virgens e de ponta para cima.
JABÁ
De repente, um novo fenômeno eleitoral, tipo Rola, que hoje está desprezado, poderá surgir nas eleições de 2016. Trata-se de Gilvan dos Santos, o popular Jabá, que terá como principal cabo eleitoral um sujeito com o sugestivo apelido de Barriga. Ele garante que todo mundo vai comer jabá três vezes ao dia, durante quatro anos. Vai ser Jabá de quatro. Quatro anos amigo. Quem é que não quer comer Jabá. Mas para meter o dente no lombo de jabá terá que votar no homônimo, garante Barriga, passando a língua nos lábios, já de água na boca, antes mesmo de comer jabá. Em tempo: as áreas de Jabá serão na Getimana, Japãozinho, Santos Dumont, Augusto Franco, Cidade Nova, 18 do Forte, Palestina, Soledade, Lamarão, Coqueiral, Porto Dantas e Santa Maria. Se der certo, Jabá já ganhou e muita gente vai comer jabá até se empapuçar e cair por cima da jabá. Não perca tempo: vote rápido, Jabá do lava jato e depois vá comendo.
NITINHO
Josenito Vitale não poupa elogios a Luís Carlos dos Santos (Branca de Neve). Ele garante que o ex-diretor de Espaço Público e Abastecimento da Emsurb, é o responsável pela bagunça em que se transformou o centro de Aracaju, com camelôs atrapalhando a circulação de veículos e pedestres. Por essa, Branca não esperava. Com elogios assim é melhor pegar os picuás e esquecer candidatura pelo DEM em 2016. Mas o que não falta é cesto. O que tem partido por ai, aninhando pretos e brancos, é de encher a carroça.
SEM LIDERANÇAS
O povo itabaianense busca opções para a renovação da política partidária do município. É preciso preparar, de já, os substitutos dos deputados estaduais Luciano Bispo, PMDB, e a professora Maria Mendonça, PP. Aliás, Maria é uma prova de que legenda política não importa no país, porque já trocou mais de partido do que de sapato. Ela tem luz própria e não precisa de cacique político para se eleger.
NOVIDADES
Partido Republicano Cristão e Partido Muda Brasil poderão ser as novidades nas eleições de 2016. Os rejeitados de outras siglas buscarão seu espaço nos novos ninhos. Existem também os caciques que veem a oportunidade de perpetuação e aquelas lideranças que querem mostrar qualidade e disposição para ajudar a população. É imperativo saber separar o joio do trigo, para não se cometer novos enganos e arder por quatro anos na fogueira de satã. Isso ai não é em nome de Jesus, mas sim do diabo.