TEM QUE PAGAR?
Estudantes da Universidade Federal de Sergipe reclamam que a Reitoria baixou Portaria, determinando a cobrança pelo uso de qualquer espaço da UFS, que for utilizado para festas e outras manifestações deles. Entendem que se trata de um espaço público, portanto, tem que ser de graça, até porque eles precisam interagir e a realização de encontros culturais faz parte da vida acadêmica.
OPERAÇÃO LAVA JATO
O marqueteiro Duda Mendonça informou ao Ministério Público Federal que recebeu da Odebrecht, por meio de caixa dois, parte dos pagamentos de trabalhos realizados na campanha de Paulo Skaf (PMDB), ao governo de São Paulo, em 2014. A confissão do recebimento de recursos não declarados à Justiça Eleitoral faz parte de uma tentativa de delação premiada que o marqueteiro vem negociando com procuradores há cerca de dois meses.
ADEUS, TORNOZELEIRA
Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras e o primeiro delator da Lava Jato, não vai ser mais monitorado pela Polícia Federal e vai se livrar da tornozeleira eletrônica. A decisão foi tomada pelo juiz Sergio Moro. A única obrigação de Costa agora vai ser prestar quatro horas de serviços comunitários por semana por mais três anos, até novembro de 2019.
AGIRAM DE MÁ FÉ
O Ministério Público denunciou o prefeito reeleito de Salvador, ACM Neto, Moreira Franco, Ciro Gomes e mais 440 ex-deputados no caso que ficou conhecido como farra das passagens. Investigados há anos, os parlamentares são acusados de usar indevidamente a cota de passagens aéreas da Câmara e do Senado para fins particulares. A pena para o crime pode chegar a 12 anos de prisão.
VIOLÊNCIA
O número de estupros notificados no Brasil caiu 10% em 2015 na comparação com o ano anterior, de acordo com dados do 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública. No ano passado, foram notificados 45.460 estupros contra 50.438 de 2014. Em média, no ano passado, houve um estupro a cada 11 minutos e 33 segundos, pouco mais de cinco pessoas estupradas por hora.
ABUSO SEXUAL
O número de casos de abuso sexual contra passageiras do metrô e da CPTM registrados pela Polícia Civil de São Paulo cresceu 29% entre janeiro e agosto deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. Em um ano, a quantidade de ocorrências saltou de 92 para 119, de acordo com levantamento feito pelo site Fiquem Sabendo com base em dados da polícia.
POLÊMICA NO ENEM
O Inep, responsável pela aplicação do Enem, aciona a Advocacia Geral da União para atuar contra a ação civil do Ministério Público no Ceará que pede a suspensão do exame, que vai ser realizado neste fim de semana. Ontem, o procurador da República Oscar Costa Filho pediu o cancelamento do exame por entender que a realização de provas em diferentes datas fere o princípio de igualdade da seleção. Ao todo, 191.494 alunos inscritos tiveram as provas adiadas por causa da ocupação de 304 locais de prova por estudantes contrários à PEC 241 e à reforma do ensino médio proposta pelo MEC.
7
DECISÕES NO FUTEBOL
Atlético-MG e Grêmio vão decidir a Copa do Brasil. Os mineiros ficaram atrás do Internacional por duas vezes no placar, mas foram buscar o empate em 2 a 2. Já o tricolor gaúcho segurou o 0 a 0 contra o Cruzeiro e também avançou à decisão. Os jogos finais vão ser disputados nos dias 23 e 30 de novembro. Pela Copa Sul-Americana, a Chapecoense empatou com o San Lorenzo em 1 a 1 a partida de ida das semifinais da competição continental. O time brasileiro joga por um empate sem gols ou uma vitória simples para ir à final. A partida de volta está marcada para o dia 23 de novembro.
MALDIÇÃO
Depois de 108 anos, terminou o maior jejum de títulos da história do esporte. O Chicago Cubs venceu o Cleveland Indians e conquistou a World Series, o campeonato de baseball dos EUA. A conquista representa também o fim de uma maldição. Em 1945, um imigrante grego foi assistir a um jogo dos Cubs com uma cabra de estimação e foi expulso do estádio por causa do cheiro do animal. Inconformado, o homem teria dito que a equipe de Chicago jamais ganharia novamente o principal título do esporte.
ANTÔNIO PALOCCI
O juiz Sergio Moro aceitou a denúncia feita pelo Ministério Público contra Antônio Palocci. Com isso, o ex-ministro e mais 14 pessoas viraram réus na Operação Lava Jato, acusadas de crimes de corrupção e lavagem de dinheiro. Palocci foi apontado como o responsável pelos acertos de propina entre a Odebrecht e o PT.
BARRAR RÉUS
A maioria dos ministros do STF votou a favor de que réus no Supremo não possam ocupar as presidências da Câmara ou do Senado. Seis dos oito ministros presentes votaram sim para a ação. O julgamento foi interrompido depois do ministro Dias Toffoli pedir vista do processo. O julgamento pode ameaçar o presidente do Senado, Renan Calheiros, que é investigado em inquéritos e denúncias. Não há previsão de retomada do julgamento.
ROSSO 2017?
O deputado Rogério Rosso, do PSD-DF, entrou na disputa para a presidência da Câmara. Rosso enviou uma carta aos deputados defendendo a campanha e se oferecendo como um nome que promove a "união entre os partidos". O novo presidente da Casa será decidido em fevereiro do ano que vem. O mandato é de dois anos.
VAI TER ENEMN
A Justiça do Ceará negou hoje o pedido de liminar do Ministério Público Federal para suspender o Enem. O MP alegava que a realização das provas em diferentes datas feria o princípio de igualdade da seleção. No próximo fim de semana, cerca de 97% dos alunos estão aptos a realizar a prova. Os demais só farão os exames nos dias 3 e 4 de dezembro por causa das ocupações.
GOLPE NO WHATSAPP
Um novo golpe está circulando no WhatsApp. Nele, o usuário recebe um link que promete sortear duas passagens aéreas por conta do aniversário de 50 anos da TAM. A empresa, na verdade, completa 40 anos. Quem clica no link é redirecionado para uma página onde tem que preencher os dados e compartilhar a mensagem com dez amigos. Depois é pedido que o usuário faça um cadastro, que pode ser fraudulento.
REGRAS
Os trabalhadores que deixaram de contribuir com o INSS e perderam o direito à cobertura vão ter mais facilidade para conseguir alguns benefícios. Isso porque, a partir deste sábado, devem voltar a valer as regras antigas. Assim, o trabalhador que deixou de contribuir com o INSS e perdeu a chamada "qualidade de segurado" vai poder receber o auxílio-doença depois de pagar quatro novas contribuições. A mesma regra vale para a aposentadoria por invalidez. Desde julho, a exigência era de 12 novos pagamentos. Para o salário-maternidade, agora serão necessárias três novas contribuições, e não dez.
BREXIT
O Tribunal Superior do Reino Unido decidiu hoje que o governo da primeira-ministra, Theresa May, precisa de autorização do Parlamento para que o país saia da União Europeia. A decisão contraria o desejo da premiê, que sempre disse que a passagem do projeto pelos parlamentares britânicos não era necessária. O governo deve recorrer da decisão.
HILLARY NA PONTA
A candidata democrata Hillary Clinton aparece com pequena vantagem sobre o adversário republicano Donald Trump em pesquisa na disputa presidencial dos Estados Unidos. Hillary Clinton tem 45% das intenções de voto, contra 42% de Donald Trump. A pesquisa foi feita pelo jornal The New York Times e pela emissora CBS. As eleições americanas acontecem na próxima terça-feira.
SENNA NAS TELONAS
A vida de Ayrton Senna vai virar filme. A ideia é lançar o longa em 2019, quando se completarão 25 anos da morte do piloto. Já há um projeto em andamento e o roteiro está sendo desenvolvido. A família do piloto confirmou a informação ao colunista do UOL Ricardo Feltrin.
18
MARTA TOP 10
A brasileira Marta voltou a ser indicada ao prêmio de melhor do mundo da Fifa. Marta completou 13 anos consecutivos como indicada ao prêmio. A entidade anunciou hoje as dez indicadas. Desse grupo ainda vão sair as três finalistas ao prêmio.
MICROEMPRESAS
A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços rejeitou projeto de lei que torna obrigatório o registro de ponto independentemente do número de funcionários da empresa (PL 5737/16). O projeto é de autoria do deputado Victor Mendes (PSD-MA) e foi relatado na comissão pelo deputado Laercio Oliveira (Solidariedade-SE). Atualmente, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT - Decreto-Lei 5.452/43) exige o registro de ponto apenas em empresas com mais de dez empregados. O registro pode ser manual, mecânico ou eletrônico.
CUSTO
A rejeição foi pedida pelo relator. Para Laercio Oliveira, a obrigatoriedade de marcação de ponto para todos os empregados traria um custo financeiro elevado para as empresas, principalmente as de pequeno porte, que teriam que adaptar os seus sistemas de acompanhamento funcional. "Há que se levar em consideração que o Brasil se encontra em período de forte crise que tem impactado principalmente os pequenos e médios empresários, onde qualquer tipo de novo custo pode ser o fato gerador da extinção da empresa", disse Oliveira.