Edvaldo volta a Prefeitura após quatro anos

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

festa 1Edvaldo Nogueira (PCdoB) foi eleito no domingo (30) prefeito de Aracaju para os próximos quatro anos. Com 100% das urnas apuradas, ele teve 146.271 votos, o que corresponde a 52,11% dos votos válidos, contra 134.435 de Valadares Filho (PSB), equivalente a 47,89% (veja a apuração completa e a apuração por zona eleitoral). Todas as 1.118 urnas eletrônicas terminaram de ser apuradas às 18h40 (horário local).

A capital sergipana tem 397.228 eleitores apto a votar. Com 100% das urnas apuradas, a abstenção foi de 75.253 (18,94%), brancos 8.563 (2,66%) e nulos 32.706 (10,16%).

A vitória marca o retorno de Edvaldo Nogueira à prefeitura da capital sergipana quatro anos após deixar o comando da cidade. Desde então, o gestor era João Alves Filho (DEM) que encerrará o mandato em dezembro.

Em conversa com a equipe de reportagem do G1, Edvaldo Nogueira falou sobre os obstáculos a serem superados na nova gestão. "O nosso maior desafio é reconstruir a cidade que enfrentou muitos problemas, principalmente na área da saúde. Vamos nos empenhar para rapidamente recuperar as unidades básicas de saúde e colocar o salário dos servidores em dia e a população ter acesso a uma saúde de qualidade. Vamos fazer o levantamento das dívidas e dos problemas que se acumulam na nossa cidade”, revelou o prefeito eleito de Aracaju.

Virada

Na liderança no primeiro turno e com cerca de 1,7 mil votos a mais que o adversário Valadares Filho (PSB) na eleição do dia 2 de outubro, as pesquisas do segundo turno o colocavam em empate técnico com adversário se considerada a margem de erro, mas sempre com menos que Valadares. Na eleição deste domingo (30), Edvaldo venceu de virada e com cerca de 11,8 mil votos a mais.

"Eu atribuo a virada ao seguinte fato: o povo de Aracaju pode perceber a diferença dos dois projetos e que nós queríamos fazer a cidade avançar. No meu mandato como prefeito eu mostrei e construí uma cidade com qualidade de vida e a população viu que nesse momento de crise era importante ter um prefeito com compromisso, por isso nós viramos a campanha. Estou muito feliz com a nossa vitória”, analisou Edvaldo.

Momentos difíceis

Para o candidato do PCdoB, a campanha teve momentos difíceis. “No primeiro turno, nós lideramos as pesquisas e chegamos em primeiro lugar. No segundo turno, as pesquisas mostraram uma inversão, mas rapidamente recuperamos e fizemos essa virada. São momentos que você cresce, mas nós enfrentamos dificuldades e o resultado é a nossa vitória. Aracaju me conhece os aracajuanos sabem que podem contar comigo e principalmente com a minha capacidade como gestor”, garantiu.

Biografia

Edvaldo, 55 anos, foi um dos fundadores do PCdoB em Sergipe. Foi eleito vereador (1988) e reeleito (1992) em Aracaju. Foi eleito vice-prefeito da capital sergipana (2000) e reeleito (2004) junto com o então prefeito Marcelo Déda. Quando Déda se afastou para concorrer ao Governo, Edvaldo assumiu a prefeitura (2006). Foi reeleito prefeito em primeiro turno (2008).