Moradores do residencial Jardim Santa Maria já não suportam mais a situação em que o bairro se encontra. Ruas esburacadas impedem a passagem de ônibus e facilitam a ação de bandidos.
De acordo com Rosália Pereira, 37, o caminho até o ponto de ônibus é cheio de dificuldades. “A estrada é horrível. O ônibus não entra aqui. Eu já sofri um acidente de moto, por causa dos buracos e da lama”, reclama. Por isso, ela prefere não sair de casa. “Eu deixo de sair de ônibus porque a gente nunca sabe o que vai acontecer no caminho”, informa.
Maria Marli de Jesus, 52, vive com medo dos assaltos. Como a maioria dos ônibus não consegue circular pelo residencial, ela precisa ir até o ponto de ônibus, facilitando a ação de bandidos. Além disso, as ruas repletas de lama fazem com que a locomoção seja ainda pior. “Os ônibus não conseguem chegar até perto de minha casa. A gente vai e volta com medo dos bandidos”, afirma.
A Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) informou que o local está na programação do órgão para receber uma ação paliativa quando acabar o período de chuvas.
Transporte e segurança
Outra reivindicação apontada pelo líder comunitário do residencial, Edjan Cruz, é a baixa quantidade de ônibus e a insegurança do local. Ele informa que, há cerca de quatro meses, enviou ofícios para a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e a Secretaria de Segurança Pública (SSP), mas ainda aguarda posições dos órgãos. “Estamos lutando por mais transportes. No bairro, moram vários universitários, mas não há transporte suficiente. Os assaltos são constantes. Já vi até mesmo vândalos quebrando os postes de luz pra facilitar os assaltos à noite”, diz.
A SSP informou que recebeu o documento e passará a demanda para o 1º Batalhão da Polícia Militar.
SMTT
O diretor de Transporte Público da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Aracaju, Péricles Menezes, esclarece que, atualmente, oito linhas realizam o transporte público coletivo no bairro Santa Maria. Ao todo, são 44 ônibus.
A intenção da SMTT é oferecer um transporte público de qualidade para toda população, porém, algumas vias não possuem uma infraestrutura mínima para que o veículo trafegue com segurança e agilidade. Já existe o projeto de uma linha de ônibus para atender a localidade referida na matéria, mas é preciso melhores condições para que o ônibus consiga circular.
As linhas que atendem o Bairro Santa Maria são: 004 - Santa Maria/Mercado - 20 carros, 060 - Padre Pedro/Campus - 7 carros, 070 - Santa Maria/Campus - 4, 403 - Santa Maria/DIA - 2, 404 - Caípe Novo/DIA - 1, 407 - Padre Pedro/DIA - 5, 408 - Paraíso SUl/DIA - 3, 505 - Santa Maria/Zona Sul – 2
(Infonet)