Cláudio Messias-28-06-2016- Terça-feira-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

claudio 1VIOLÊNCIA JUVENIL

Um levantamento inédito feito pelo Ministério Público de São Paulo aponta que dois em cada três jovens infratores vêm de famílias que não têm o pai dentro de casa. O estudo foi feito com 1.500 jovens entre 12 e 18 anos que cometeram delitos na cidade de São Paulo entre 2014 e 2015. Desse universo, 42% dos jovens também não tinham nenhum contato com o pai.

 MENINO

Um menino de 12 anos morreu depois de ser baleado por um guarda-civil na zona leste de São Paulo. Waldik Gabriel Silva Chagas estava no banco de trás de um carro que participou de uma perseguição com a GCM.Os guardas afirmam que estavam fazendo uma ronda na região de Cidade Tiradentes quando alguns motoqueiros se aproximaram e disseram que haviam sido assaltados por dois homens em um Chevette prata. De acordo com a polícia, os guardas localizaram o carro e houve troca de tiros. Os dois homens abandonaram o veículo, com o adolescente ferido, e fugiram a pé.

IPES SAÚDE

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, participou de uma audiência na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa que levou o diretor-presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe -  Ipesaúde -, Christian Oliveira, para prestar informações sobre a instituição.

QUESTIONAMENTO

Ao final da palestra proferida pelo gestor, Georgeo fez questionamentos e comentários sobre a instituição. Para ele, o Ipesaúde precisa investir em melhorias. "O Ipes tem que investir ao máximo para oferecer bons serviços aos servidores públicos que são beneficiários do instituto", analisou. "Recebemos queixas de usuários do Ipesaúde sobre a demora na marcação de consultas e exame, por exemplo. É preciso investir em estrutura para ampliar o atendimento e diminuir filas. Por que não usar a tecnologia para facilitar a marcação de consultas? É preciso evoluir em estrutura e também em contratação de pessoal concursado", afirmou o deputado.

SERVIDORES NO IPESAÚDE

A deputada Maria Mendonça (PP) defendeu que o Ipesaúde volte a atenção e garanta atendimento de qualidade aos servidores que contribuem, mensalmente, com parte dos seus salários para ter acesso ao serviço médico e odontológico da instituição. "O nosso desejo é que a direção do Ipesaúde cuide de atender aos que são a razão de existir da instituição, que é o funcionalismo", disse a deputada, ao participar de audiência pública com o presidente do Ipesaúde, Crhistian Oliveira, na Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Sergipe.

PRESENÇA

Ela destacou que a presença de Crhistian foi importante para expor a real situação da instituição, bem como discutir os vários fatores que a levaram ao atual quadro de dificuldades. "Na primeira quinzena de fevereiro apresentamos um Requerimento, exatamente, com o objetivo de termos esses esclarecimentos. A nossa solicitação demorou ser aprovada, mas agora, tivemos a oportunidade de ouvi-lo na Comissão de Saúde", afirmou Maria, ressaltando que o seu propósito é sempre o de bem servir à coletividade e ver os anseios dos trabalhadores atendidos.

MELHORIAS

Em reunião  com o diretor-presidente do Instituto de Promoção e de Assistência à Saúde de Servidores do Estado de Sergipe (Ipesaúde), Christian Oliveira, que esteve na Assembleia Legislativa de Sergipe para apresentar o planejamento de mudanças sobre os efeitos da Lei nº8.101/2016, o deputado Gilson Andrade (PTC) fez alguns questionamentos ao diretor do instituto. Na oportunidade o parlamentar disse não acreditar em tudo que foi colocado pelo diretor do Ipes em termos de melhorias e avanços se deva a aprovação do projeto que cobra a mensalidade dos dependentes do Ipes.

PRESIDENTE NA MIRA

A Procuradoria-Geral da República investiga se o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) recebeu propina no exterior por meio do lobista Jorge Luz em um negócio da Petrobras na Argentina. Esta é a primeira frente de investigação que relaciona Renan a um possível recebimento de dinheiro fora do país. Antes, os relatos eram de que o peemedebista foi beneficiado por desvios da Petrobras por meio de doações legais ou dinheiro em espécie.

CONFISSÃO

O marqueteiro João Santana deve admitir que recebeu dinheiro para a campanha da presidente afastada Dilma Rousseff por meio de caixa dois. Preso, ele ainda resiste a fazer delação premiada, mas amigos do publicitário acreditam que vai ser difícil Santana contestar os indícios encontrados pela operação Lava Jato que mostram pagamentos feitos a ele para a campanha de 2014.

FECHAMENTO

A Prefeitura de São Paulo oficializou o fechamento da avenida Paulista aos domingos e feriados para carros, das 10h às 18h. O anúncio foi publicado na edição de sábado do Diário Oficial da cidade, via decreto. No documento, Haddad criou o programa "Ruas Abertas", que, além da avenida Paulista, vai transformar outras ruas de São Paulo em um espaço livre de lazer e cultura para pedestres e ciclistas - sempre aos domingos.

MALANDRÃO

O cantor Wesley Safadão resolveu encerrar a polêmica sobre o cachê recebido por ele para um show em São João de Caruaru, em Pernambuco. O músico revelou que vai doar os R$ 575 mil para instituições de caridade da cidade. A apresentação do cantor em Caruaru chegou a ser suspensa pela Justiça pernambucana depois que um grupo de advogados denunciou uma diferença de 294% no valor cobrado por Safadão em relação ao show em Campina Grande, na Paraíba, no dia 1º de julho, para o qual o cantor pede R$ 195 mil de cachê.

CHILE

O Chile venceu a Argentina nos pênaltis e conquistou o bicampeonato da Copa América. Depois do empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a seleção de Vidal e Sanchez se saiu melhor nas penalidades, acertando quatro cobranças, contra duas da Argentina. Os títulos nas duas últimas edições são os dois únicos do Chile na história da Copa América. Já a Argentina venceu a competição pela última vez em 1993, e desde então não foi campeã de nenhum campeonato.

 FIM DE UMA ERA

E depois de perder o título para o Chile, o atacante Lionel Messi disse que não deve mais jogar pela Argentina. O craque afirmou que a seleção acabou para ele, e que sentiu uma "tristeza grande" depois do jogo. Na decisão por pênaltis, Messi errou a primeira cobrança. Mesmo assim, o atacante do Barcelona se tornou durante a Copa América o maior artilheiro da história da seleção argentina, com 55 gols.

HOSPITAIS

Neste final de semana prolongado, apesar do período de festejos juninos, o movimento nos hospitais municipais seguiu tranquilo. O Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) foram responsáveis por 1.951 atendimentos de sexta-feira a domingo. O número é considerado normal para o período, tendo como referência os finais de semanas anteriores. Na soma dos dois Hospitais, somente para a especialidade clínica médica, foram registrados 1.369 atendimentos. Como de costume, a especialidade sempre recebe uma demanda maior que as outras oferecidas pela Rede de Urgência e Emergência (Reue) de Aracaju.

FERNANDO FRANCO

No Hospital Fernando Franco os relatórios registraram 860 atendimentos:  565 clínicos, 87 cirúrgicos e 208 pediátricos. Já no Hospital Nestor Piva foram atendidas 1.091 pessoas nesses três dias, sendo que 128 delas buscaram atendimento ortopédico, 125 cirúrgico, 34 odontológico e a grande maioria, 804 usuários, passaram por consulta com o clínico.

ATENDIMENTO

Segundo a coordenadora da Reue, Roberta Lisboa, a maior parte dos atendimentos nos dois hospitais foi relacionada a problemas respiratórios. "Nesse período, por conta das fogueiras e fogos, é comum o aumento de casos de alergias e crises respiratórias, mas ainda assim os números foram dentro do aceitável para o período".

SÃO JOÃO

A sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) entrou no clima dos festejos juninos para festejar a chegada do São João. A ação começou logo cedo com a equipe do Núcleo de Projeto Inovadores (Nuprin) fazendo a distribuição de brindes para todos os trabalhadores. Em seguida, os integrantes do Nuprin percorreram todos os setores da SMS cantando os grandes sucessos da música nordestina e convocando a todos para participar de um delicioso café da manhã recheado de comidas típicas.

CONFRATERNIZAÇÃO

Segundo o consultor da SMS, Adalberto Canuto, essa confraternização, reunindo todos os servidores da sede, é um marco na atual gestão. "Nós nos preocupamos com datas como São João, Dia do Servidor, Natal e tantas outras porque entendemos que o trabalhador precisa ser valorizado e merece participar desses momentos de descontração e confraternização, melhorando assim as relações pessoais. Muitos acabam passando maior parte do dia aqui na secretaria e por isso é muito importante que se sentam acolhidos no ambiente de trabalho", destacou.

CARLOS HARDMAM

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que nesta terça-feira, dia 28, o atendimento médico da Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Hardmam, no bairro Soledade, que está sendo realizado na Escola Municipal Jaime Araújo, por causa da reforma da unidade, foi redirecionado para a USF João Oliveira Sobral, no Santos Dumont. Vale ressaltar ainda que no dia 29 as USFs estarão fechadas em virtude ponto facultativo do São Pedro.

CARAVANA SAÚDE

Dando continuidade aos serviços de promoção à saúde, a Prefeitura de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal e Saúde (SMS), realizou mais uma edição da Caravana Saúde Aracaju na feira livre do conjunto Augusto Franco. Durante a ação, o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante contabilizou 384 testes rápidos realizados, sendo sete reagentes para sífilis e um para Hepatite B. As equipes da SMS registraram ainda 102 aferições de pressão arterial, chegando ao total de 486 atendimentos. Todas as pessoas que apresentaram alterações nos exames foram encaminhadas para as Unidades de Saúde da Família (USFs) mais próxima de sua residência.

DEMANDAS

A apoiadora da região, Leyde Rayane Britto, acompanhou toda a ação e destacou a importância de atender uma comunidade com demandas tão quantitativas. "Essa é uma comunidade muito grande, e aqui na feira a gente está oferecendo mais uma alternativa para a população cuidar da saúde, em especial os feirantes ".

CONGRAÇAMENTO

A chegada dos festejos juninos e todo clima que envolve as tradicionais celebrações de Santo Antônio,  São João e São Pedro, e que animam todas as cidades do Nordeste, também tem sido comemorado nas unidades e setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Três comemorações juninas reuniram funcionários e usuários da 5ª região, da Rede de Atenção Psicossocial (Reaps) e do Hospital Fernando Franco (Zona Sul).

NO SINDICATO

A celebração dos funcionários, conselheiros e usuários da 5ª região, que aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgotos e Recursos Hídricos do Estado de Sergipe (Sindisan), no bairro Pereira Lobo, reuniu cerca de 150 pessoas que curtiram um bom arrasta-pé e provaram deliciosas comidas típicas.