IDADE NOVA
O bairro Cidade Nova recebeu mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Cerca de 30 profissionais participaram da ação. A meta era visitar pelo menos 900 imóveis na região, fazendo a eliminação dos focos do mosquito e orientando os moradores quanto à prevenção e controle do vetor da Dengue, Zika e Chikungunya.
INTENSIFICAÇÃO
Segundo o supervisor de área, José Vitor Santos, a intensificação no Cidade Nova seguiu o cronograma normal, montado para visitar cada bairro em sua totalidade, a cada dois meses. "O trabalho não para. Todos os finais de semana estamos em algum bairro da capital mobilizados na luta contra o mosquito, fazendo a eliminação de locais que sejam propícios à proliferação do Aedes aegypti, e orientando os moradores. Acreditamos que eles devem ser o agente de saúde de suas residências. As visitas acontecem periodicamente, mas se o morador permanecer em constante vigilância, acredito que teremos resultados ainda mais positivos no combate ao mosquito" destacou.
FESTEJOS JUNINOS
Já no clima dos festejos juninos, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou o “Arraiá da primeira região” na quadra da praça da juventude, localizada no bairro Augusto Franco. O evento, que reuniu todas as Unidades de Saúde da Família (USFs) mapeadas pela primeira região da capital, celebrou a semana de combate à violência contra a pessoa idosa e contou com o apoio da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp) realizando atividades de promoção à saúde com os grupos de idosos das unidades presentes.
INTERAÇÃO
De acordo com a apoiadora da região Leyde Rayane Brito, o evento, que já vem sendo planejado há muito tempo, foi uma forma de reunir os usuários, servidores e as equipes do Programa de Saúde da Família (PSF) para um momento de interação, confraternização e conscientização de combate à violência contra o idoso. “Pegando o gancho da nossa semana de ações sobre o combate da violência contra o idoso e as celebrações da festa de São João, hoje reunimos os usuários dos grupos de idosos das unidades, além das equipes de trabalho para que pudéssemos realizar essa linda festa”, explicou.
SMS NO FORRÓ CAJU
A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) estará presente durante os 12 dias do Forró Caju 2016, que começa neste sábado, 18. Equipes da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Vigilância Sanitária e do Programa Municipal de DST/Aids estarão a postos durante todos os dias e noites da festa, para atender a comunidade.
ESTRUTURA
A tradicional festa da cidade contará com posto médico avançado, que terá 12 leitos, dois deles de estabilização para pacientes graves e os demais para pacientes de baixo e médio risco. A cada noite, cerca de 20 profissionais devem estar atuando. A equipe é composta por médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, serviço de apoio supervisão e motoristas.
EQUIPE
"Inevitavelmente, quando se tem um evento da grandiosidade que é o Forró Caju, algumas ocorrências acontecem, mas temos uma equipe preparada e capacitada para receber os forrozeiros que porventura necessitarem de atendimento, como acontece todos os anos", destacou a coordenadora do posto médico avançado de atendimento, Solange Silva.
PREVENÇÃO
A equipe do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais também estará presente no Forró Caju. Na Barraca da Prevenção, a estimativa é que sejam distribuídos, durante as 12 noites de festa, 165.600 preservativos, 48 mil géis lubrificantes e 6 mil preservativos femininos. Seis pessoas estarão trabalhando a cada noite, sempre das 21h às 3h.
MAIS CEDO
O trabalho da equipe da Vigilância Sanitária começa mais cedo. Durante o Forró Caju, a cada dia, 20 fiscais estarão se revezando a partir das 14h. A fiscalização começa com a equipe do gelo formada por quatro pessoas. Os demais começam a atuar a partir das 17h até a madrugada, na área periférica e na parte interna da praça onde será realizada a festa.
META PRIMÁRIA
O ministro interino do Planejamento, Dyogo Oliveira, confirmou que o governo vai enviar ao Congresso Nacional uma nova meta de resultado primário para 2017. O número deverá substituir o que está no projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que tramita na Comissão Mista de Orçamento (PLN 2/16). A afirmação foi feita durante audiência pública que discutiu o projeto da LDO na comissão.
NOVA
Dyogo Oliveira adiantou que a nova meta deve incorporar o aumento de gastos previsto para o próximo ano. A proposta, elaborada no governo Dilma Rousseff, prevê, para o governo federal, uma meta igual a zero. Adicionalmente, permite que este valor seja reduzido, em parte para atender despesas com o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com isso, o valor final é um deficit primário de até R$ 65 bilhões.
DÉFICIT
Diogo Oliveira não quis antecipar se a meta a ser apresentada trará um deficit ainda maior. “Nós teremos uma meta com resultado negativo, com certeza”, disse. Ele adiantou apenas que será um número único. Ou seja, não será um valor desdobrado em outros, como está no projeto.
PRAZO
Foi publicado no Diário da Câmara dos Deputados, o parecer do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar que recomenda a cassação do mandato do deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) por quebra de decoro. Cunha terá prazo de cinco dias úteis, que passou a contar desde sexta-feira (17), para recorrer da decisão à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) contra quaisquer atos do conselho que considerar que tenham contrariado norma constitucional, regimental ou do Código de Ética.
SEM TRANCAR
Apresentado recurso, a CCJ também terá cinco dias úteis para se pronunciar sobre ele; caso contrário, a pauta do colegiado será trancada. Se a CCJ acatar o recurso de Eduardo Cunha, o processo poderá retornar ao Conselho de Ética. Se o recurso não for acatado, o parecer do Conselho será encaminhado para Mesa Diretora, que, após a leitura no Plenário, a publicação e distribuição do texto, terá prazo de duas sessões ordinárias para incluí-lo na pauta da Ordem do Dia do Plenário, onde terá preferência sobre os demais. O processo não tranca a pauta do Plenário.