Cláudio”Botafogo” Messias-15-06-2016- quarta-feira

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

claudio 1TEM QUE SE APOSENTAR

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, aconselha o governador Jackson Barreto se aposentar, mas antes que faça alguma coisa de bom para Sergipe, para que a sua trajetória política fique marcada por uma obra que o dignifique.

HOSPITAL DE GLÓRIA

O Hospital Regional Nossa Senhora da Glória João Alves Filho está em reforma há vários anos e não uma solução. A secretária de Estado da Saúde, Maria Conceição Mendonça Costa, não sabe quanto custa a obra e nem quando será concluída.

EMPRESA FALIU

A Construtora Vitória Ltda. faliu e não concluiu as obras do Hospital Regional de Glória, que foi projetado para ter 200 leitos e equipamentos modernos. Tudo está no papel.

FOSSE SÉPTICA

Uma grande fossa séptica a céu aberto fica ao lado do Hospital de Glória servindo como criadouro de mosquito e propiciando várias doenças para a população, que não tem onde se curar da irresponsabilidade das autoridades.

JAIRO DE GLÓRIA

O deputado Jairo de Glória, que adicionou ao nome o da sua cidade, nada fala em prol dos seus conterrâneos e ontem não gostou quando o ribeiropolitano Georgeo Passos, PTC, cobrou do Governo do Estado a conclusão das obras do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória. Após ouvir Georgeo falar por quase uma hora, Jairo descobriu que tem língua e falou, comentando que é fácil ser oposição e cobrou de Georgeo Passos um relatório sobre as centenas de cirurgias realizadas no hospital da cidade. Descobriu-se que não costuraram a língua de Jairo. Ele fala.

OUTUBRO 2014

Em outubro de 2014, a Cehop repassou a responsabilidade da reforma do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória para a Secretaria de Estado da Saúde e até agora nada foi feito.

ROUPA

Ninguém consegue explicar como as roupas do Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória são transportadas mais de 100 quilômetros, para que sejam lavadas em Aracaju. Dá para explicar.

CEDEU

O tempo de Georgeo Passos ia acabar e ele teria que sair da tribuna, quando a professora deputada estadual Ana Lúcia Menezes, PT, cedeu seu tempo. Georgeo se excedeu e a deputada Maria Mendonça, PP, acertou repassar o tempo dela para Ana Lúcia e deixar que Georgeo falasse mais.

FALA DEMAIS

O deputado estadual Zézinho Guimarães pediu um aparte a Georgeo Passos, que concedeu e Zézinho danou a falar, obrigando Garibalde Mendonça, PMDB, que presidia a sessão a lhe dar mais dois minutos.

QUESTÃO DE ORDEM

Depois que Georgeo Passos saiu da tribuna, Zézinho Guimarães ficou afiado, pediu uma questão de ordem e danou a falar, impedindo que Ana Lúcia começasse seu discurso na tribuna.

Quando Ana Lúcia, finalmente, começaria o seu discurso, foi a vez de Antônio dos Santos, PSC, pedir uma questão de ordem, para responder a Zézinho Guimarães, o que obrigou a Ana Lúcia questionar junto a Garibalde se caberia questão de ordem dos dois, porque eles estavam estabelecendo um debate e ela não conseguia falar, mesmo na tribuna. Tudo se resolveu na paz e Ana pôde falar.

POLITICAGEM

O empresário e radialista Gilmar Oliveira, PP, denuncia politicagem em Barra dos Coqueiros, capitaneada pelo prefeito Airton Martins. Quero aqui, dar o meu comentário, sobre o ainda do jovem Roberto Maia Junior, PT. Não foi uma conquista do prefeito Airton Martins, PMDB, e sim, o momento difícil, que vem passando o cidadão Roberto. Mesmo assim, o jovem Roberto, retorna aos braços de Airton, da onde a cúpula e a maioria PT não deveriam ter saído. Digo isso, sem medo de errar. O partido dos trabalhadores, sempre esteve nos braços do prefeito Airton por três vezes.

CARAVANA DE SAÚDE

Nesta quarta-feira, 15, a Prefeitura de Aracaju marcará presença em mais uma feira livre da capital com a Caravana Saúde Aracaju. Nesta edição, o local escolhido foi o conjunto D. Pedro I onde, a partir das 17h, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão ofertar diversos serviços de saúde e também realizar um trabalho educativo e de orientação. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante fará testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. A população poderá também aferir a pressão arterial e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. Serão distribuídos ainda panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Segundo o diretor de Atenção à Saúde da SMS, Murillo Oliveira, o objetivo é facilitar o acesso da população aos serviços de prevenção à saúde. "Das feiras os usuários já saem encaminhados, caso algum resultado seja positivo para alguma Doença Sexualmente Transmissível (DST). Sergipe tem um dos maiores índices de Sífilis do Nordeste. Com essas estratégias buscamos reduzir esses números, além de fazer a identificação precoce dos casos que possam aparecer", destacou.

 RODA DE CONVERSA

Com o objetivo de esclarecer dúvidas sobre a maternidade e incentivar os cuidados básicos necessários a mulher nesse momento da vida, a Prefeitura de Aracaju por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e do Programa de Saúde da Mulher, realizou mais uma roda de conversa com gestantes moradoras dos bairros Santa Maria e 17 de Março. A ação que aconteceu no Centro de Assistência Social (Cras), contou com a participação de 25 grávidas em diferentes idades gestacional e debateu temas como violência obstetrícia e parto humanizado.

MOTIVAÇÃO

De acordo com a coordenadora do Programa de Saúde da Mulher, Cristiane Ludmila o principal objetivo da ação, que já é realizada há quase dois anos todas as segundas-feiras, é motivar as gestantes a fazer corretamente o pré-natal e esclarecer dúvidas recorrentes. "Nós acompanhamos essas mulheres desde os primeiros dias da gravidez até o parto e algumas até depois dele, porque se sentem tão acolhidas aqui que mesmo após o nascimento do bebê continuam acompanhando o grupo. Nas reuniões nós tratamos  diversas questões que envolvem a saúde da mulher, falamos sobre cuidados com o bebê,  Sífilis na gravidez, além de fazer diversos esclarecimentos no que diz respeito aos direitos delas na hora do parto", explicou.

LAUDÊMIO

"O povo sergipano comemorou mais uma vitória com os terrenos de marinha, no último dia 9 do corrente, o presidente da República Michel Temer editou Medida Provisória (MP), retirando o aumento abusivo da taxa do fórum anual de mais de 300%, para aplicar reajuste do Índice Geral de Preços de Mercado (IGPM) de 10,54%". A informação é do vice-presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Garibalde Mendonça (PMDB).

PRORROGAÇÃO

O parlamentar informou também que de acordo com a MP, a parcela que era para ser paga no dia 10 de junho, foi prorrogada até dia 30 de junho com um aumento de até 30% do valor do imóvel. "Uma redução considerada, foi o segundo ganho e não podemos esquecer de enaltecer o trabalho do ex-deputado estadual e atual vice-prefeito José Carlos Machado (DEM), que teve uma participação importante na negociação, assim como o deputado federal Laércio Oliveira (PR). Os dois batalham no assunto há muito tempo", ressaltou. Garibalde ainda relembrou que a primeira vitória do povo sergipano começou com a redução da taxa de laudêmio de 5% para 2%, além da benfeitoria que foi retirada da obrigação do vendedor do imóvel. "Foi um grande avanço para o Estado de Sergipe", reafirmou concluindo.

VACINA NA ASSEMBLEIA

Aprovada indicação de Nº 182, de autoria do presidente e deputado estadual Luciano Bispo, solicitando ao Governo do Estado e à Secretaria do Estado da Saúde, a inclusão dos servidores da casa no calendário anual de vacina contra gripe, do vírus H1N1 do Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. De acordo com Luciano Bispo, a iniciativa tem o objetivo de garantir o direito do servidor público desta casa, ao efetivo do serviço de vigilância epidemiológica, que é norteado pelo princípio da eficiência da administração pública, prevenindo assim, a proliferação da doença, para a hipótese de expulsão da mesma. É importante ressaltar que, assim como a gripe comum e outras formas da doença, a gripe H1N1 também é altamente contagiosa. O parlamentar disse ainda que "nada é mais justo do que preservar a saúde do nosso servidor", salientou. Desta forma, informamos que a vacina contra a gripe será disponibilizada nesta quarta-feira (15), na Diretoria de Atenção à Saúde, no prédio do anexo das 9h às 12h e das 14h às 17h.

SERVIDORES QUEREM GRANA

Representantes dos 75 municípios sergipanos do comando de greve do Sindicato dos Trabalhadores nos Serviços Públicos do Estado de Sergipe (Sintrase) marcaram presença na galeria do Plenário Deputado Pedro Barreto, na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), para reivindicar ao Governo do Estado de Sergipe, o pagamento do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV), implantado em 31 de maio.

COMANDANTE

De acordo com o coordenador do comando de greve do Sintrase, Iraldir Silva, desde o PCCV foi aprovado em Sergipe, caso fosse pago em abril de 2014, os servidores teriam em média de 200 reais de reajuste. "Atualmente o salário mínimo é de R$ 880 e o plano básico do PCCV é R$ 900. A maioria dos servidores não foi contemplada com os anseios das categorias. O que pleiteamos é um reajuste de 24, 31%", afirmou. Ele acrescenta que desde janeiro foi protocolado documento informando início da greve. "Paralisamos nossas atividades em 04 de fevereiro, retomamos por 30 dias e agora entramos em greve novamente desde o dia 08 de junho. Vale ressaltar que um aumento de 20 reais não contempla nossos anseios. São representantes de 75 municípios que se unem lutando pelos seus direitos", finalizou Irald

TORTURA

Desde 2007 Sergipe faz parte do Plano de Ações Integradas para Prevenção e Combate à Tortura, que prevê ações voltadas à promoção da integridade dentro do sistema de Justiça Criminal. Para se adequar à legislação, o governo encaminhou à Assembleia Legislativa projeto de Lei que que cria o Comitê Estadual de Prevenção e Combate à Tortura e o mecanismo estadual com a mesma finalidade - combater e erradicar a tortura e outros tratamentos crueis, desumanas ou degradantes.

COMPROMISSO

O projeto, além de reforçar o compromisso firmado pelo Brasil junto às Organizações das Nações Unidas (ONU), e cumprir o que trata a Lei Federal 12.847, de agosto de 2013, que permite aos Estados criar seus próprios comitês, abre caminho para a elaboração de uma política estadual para o enfrentamento da tortura. O comitê será criado no âmbito da Secretaria de Estado da Mulher, da Inclusão Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (SEIDH). O comitê será responsável, entre outras atribuições, propor, avaliar e acompanhar os projetos de cooperação técnica firmados entre o Estado de Sergipe e os organismos municipais, nacionais e internacionais que tratem do combate à tortura; recomendar a elaboração de estudos e pesquisas e incentivar a realização de campanhas relacionadas ao tema, além de construir e manter um banco de dados com informações sobre tortura e atuação dos órgãos governamentais.

DOADOR DE SANGUE

 A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com a finalidade de sensibilizar a população e lembrá-las da importância desse gesto de amor que pode salvar vidas. A Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), apoia e incentiva o ato de doar sangue. Atualmente o Hemocentro de Sergipe conta com um cadastro de 168.119 voluntários que realizam no mínimo uma doação ao ano. A instituição atende mais de 27 unidades de saúde, dentre hospitais e maternidades da rede pública e conveniada. Ao todos, essas unidades realizam uma média, 2 mil transfusões de sangue por mês, sendo que somente o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), o número de transfusões chega a 1.400.

COLETA DE SANGUE

O serviço de coleta de sangue do hemocentro funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30. As pessoas interessadas em contribuir com o serviço devem entrar em contato com o Serviço de Social, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259- 3174. De acordo com o hemocentro, o procedimento é orientado e acompanhado por profissionais de saúde capacitados e experientes, e todo o material utilizado na coleta é descartável. Doar sangue não faz mal à saúde, não afina nem engrossa o sangue, não engorda nem emagrece e não vicia. O organismo repõe rapidamente, entre dois e três dias a quantidade de sangue doada.

RESPOSTA AO GOVERNADOR

O deputado estadual Georgeo Passos, PTC, voltou a falar sobre a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos - PCCV. Durante o grande expediente da sessão plenária desta terça-feira, 14, ele novamente afirmou que a medida foi de cunho eleitoreiro e rebateu críticas feitas pelo governador Jackson Barreto, PMDB. Em entrevista à imprensa sergipana na semana passada, o chefe do Executivo ironizou a atuação do parlamentar dizendo que "ele era novinho, mas que sua família era velhinha", referindo-se ao fato do pai e do avô de Georgeo já terem sido deputados. "Quando tratamos sobre o PCCV aqui no plenário, trouxemos informações técnicas e esperávamos uma resposta técnica por parte do Governo. Mas, infelizmente, o governador prefere outros subterfúgios, ele ficou sem argumentos plausíveis para nos contestar", lamentou.

MEDIDA ELEITOREIRA

Georgeo Passos  voltou a afirmar que a recente implantação do PCCV foi uma ação eleitoreira, uma vez que só foi concretizada em um período pré-eleitoral. "Fazemos questão de estudar e analisar. Em momento algum criamos números. São dados oficiais. E essas informações nos levam a crer que foi sim uma medida pensando no próximo pleito. Estamos aqui para colaborar muito e evitar que o funcionalismo seja usado como massa de manobra", assegurou.

PROPAGANDA

 "O governador fez questão de fazer tantas propagandas dizendo que fez um grande feito. Mas este é um PCCV de 2014 aplicado em 2016 e sem correção. Faltou o Governo dizer que poderia ter feito isso antes, já que seguiu uma decisão do TCE de 2008. Afinal, por que esperar tanto? Mas sabemos de onde saiu essa boa vontade somente agora", ironizou Georgeo Passos .

TELEFONE MUDO

O ministro do STF Teori Zavascki decidiu ontem anular parte da interceptação telefônica feita pela Lava Jato envolvendo o ex-presidente Lula e a presidente afastada Dilma Rousseff. O ministro ainda determinou que a maior parte das investigações envolvendo o petista que estavam no Supremo seja devolvida para o comando do juiz Sergio Moro.

MAIS TRABALHO

O STF também enviou para o juiz Sergio Moro procedimentos que envolvem na Lava Jato os ex-ministros Edinho Silva (Comunicação Social), Jaques Wagner (Casa Civil) e Ideli Salvatti (Direitos Humanos). A decisão inclui também o ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Eles foram citados por delatores da Lava Jato, mas como foram afastados do governo e perderam foro privilegiado, não precisam mais ser investigados no Supremo.

REPUTAÇÃO EM RISCO

A OAS citou o senador e chanceler José Serra (PSDB-SP) nas negociações para firmar acordo de delação premiada na operação Lava Jato. O tucano integra lista de quase uma centena de políticos sobre os quais a empreiteira promete dar informações detalhadas de contribuições para campanhas eleitorais. Serra pode integrar também a delação da Odebrecht. Ele já aparecia na lista de mais de 200 políticos que foi obtida em operação de busca e apreensão feita na casa de um dos executivos da empreiteira.

CUNHA É MULTADO

O Banco Central encerrou o processo administrativo contra Eduardo Cunha e a mulher, Claudia Cruz. Eles serão obrigados a pagar multa por não terem declarado recursos no exterior. Cunha precisará pagar R$ 1 milhão, e Claudia, R$ 130 mil. Ainda cabe recurso. Hoje, o Conselho de Ética decide se pede a cassação ou se o pune com pena mais branda pela acusação de ter mentido sobre contas fora do país.

NÃO PRECISA MAIS

Em mais uma decisão que irritou aliados da presidente afastada Dilma Rousseff, a comissão do impeachment no Senado dispensou ontem quatro das nove testemunhas convocadas para prestar depoimento ao colegiado. As dispensas foram solicitadas por três senadores que defendem o impeachment. O intuito, segundo assessores dos parlamentares, é agilizar a fase de depoimentos para que esta etapa seja encerrada no prazo previsto, até a próxima sexta-feira (17).

FOLGA FORÇADA

A Petrobras decidiu retomar a proposta de oferecer redução da carga horária, com corte nos salários, a empregados da área administrativa. A medida foi anunciada em 2015, mas esbarrou na resistência de sindicatos. A proposta faz parte de um esforço para reduzir os custos operacionais da estatal, que já anunciou o corte de 43% das funções gerenciais e vem provocando forte enxugamento do quadro de terceirizados.

DUNGA, NUNCA MAIS

Marco Polo Del Nero disse a pessoas próximas que está decidido: não quer continuar com Dunga. O presidente da CBF vai se encontrar com o técnico da seleção hoje para ouvi-lo, mas não deve voltar atrás. Del Nero já escolheu o preferido para substituir Dunga. É o corintiano Tite que, agora, já considera a possibilidade de aceitar ao convite, segundo familiares e amigos.

PORTÕES FECHADOS

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) definiu as punições a Palmeiras e Flamengo por conta das brigas entre torcedores no jogo do último dia 5, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, pelo Campeonato Brasileiro. O clube paulista levou uma pena mais dura, perdendo um mando de campo, onde terá que jogar com portões fechados para a torcida. Já o Flamengo, também perdeu um mando, mas poderá cumprir a sanção com portões abertos.

MELHORES DO MUNDO

Foi anunciada em Nova York ontem a nova edição do ranking 50 Best, que premia os melhores restaurantes do planeta. O restaurante italiano Osteria Francescana ficou no topo da lista criada pela revista britânica Restaurant. O único restaurante brasileiro presente no ranking é o D.O.M., de Alex Atala, que caiu duas colocações em relação a 2015 e foi para a 11ª posição.

REUNIÃO DO CONSELHO

O auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), no bairro Siqueira Campos, foi o local da quarta reunião ordinária deste ano do Conselho Municipal de Saúde de Aracaju (CMS). Os encontros acontecem periodicamente, com apresentação de solicitações e matérias que necessitam de aprovação para possível encaminhamento. O secretário Municipal da Saúde e vice-presidente do Conselho, Antônio Almeida, esteve presente ouvindo as reivindicações e também fazendo a entrega da nova sede do CMS, que vai passar a funcionar na rua Alberto Azevedo, na Vila Militar.

IMPORTANTES

De acordo com o secretário, essas reuniões são muito importantes porque elas demonstram a preocupação da Prefeitura Municipal em manter um canal de diálogo sempre aberto com os conselheiros. "Dessa forma, os conselheiros acompanham todas as ações desenvolvidas pela SMS, além de possuírem também um espaço para solicitações, reclamações e elogios. O nosso objetivo principal é garantir que a população receba um serviço de qualidade, então é sempre bom ouvir o que os conselheiros têm a dizer porque eles são os representantes do povo. Hoje nós fizemos a entrega da sede do Conselho de uma forma simbólica, mas, em breve, esse espaço será inaugurado e apresentado à população", disse Antônio Alm