Cláudio Botafogo Messias - 09 de junho

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

Buraco lixo 006 ClaudioMessiascomacamisadoBotafogoMUTIRÃO CONTRA DENGUE

Dando continuidade às ações de combate ao Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promove neste sábado, 11, mais uma força tarefa "Todos contra o mosquito". Desta vez, o mutirão vai acontecer no Bairro América e deve reunir cerca de 100 agentes de Saúde e Endemias. A concentração será às 7h, na Unidade de Saúde da Família (USF) Joaldo Barbosa, localizada na rua Guanabara.

CONTROLE

Para a coordenadora do Programa Municipal do Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, a força tarefa realizada no fim de semana tem ajudado bastante no trabalho de controle do mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. "O resultado dessas ações pôde ser percebido através do último Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa), divulgado em maio.  O índice de infestação na capital foi de 0,8, valor considerado como "baixo risco", o melhor resultado dos últimos oito anos. Os mutirões têm contribuído bastante para a redução do índice, mas temos também que ressaltar que a população tem colaborado efetivamente com o nosso trabalho".

ENCONTRO DE IDOSOS

Nesta quinta-feira, 9, acontece no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos, o I Encontro em Defesa da Pessoa Idosa. A atividade, que começa às 14h, é uma iniciativa da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS). O evento reúne órgãos como a Delegacia de Grupos Vulneráveis, Ministério Público Estadual (MPE) e Secretaria Estadual da Saúde (SES), parceiros da SMS que também atuam no combate da violência contra a pessoa idosa.

FORTALECIMENTO

Segundo a coordenadora de Promoção à Saúde, Lidiane Gonçalves, a realização do evento fortalece uma das estratégias do Cops, que é a luta pela garantia dos direitos humanos. "A violência contra pessoa idosa existe e ela não pode ser naturalizada, por isso trabalhamos na disseminação desse entendimento. Encontramos muitos casos no âmbito familiar, e desenvolvemos ações em conjunto com outros órgãos que possam nos dar apoio, seja jurídico ou clínico, para atender o idoso que sofre algum tipo de violência. Nossa intenção é garantir o direito de cada um de envelhecer de forma digna e saudável".

FUNDAÇÃO APERIPÊ

Tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), Projeto de Lei (PL) Nº 52/2016, que altera a vinculação da Fudação Aperipê de Sergipe (FUNDAP/SE) para a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), enviado à Casa Legislativa no dia 31 de maio de 2016, pela Secretaria de Estado do Governo de Sergipe.

FUNDAMENTAÇÃO

O PL está fundamentado na comparação da atuação das Fundações Públicas de outros Estados do Brasil - que tenham a finalidade de promoção, organização, execução, administração e operacionalização de programas e projetos de desenvolvimento e expansão das ações e atividades de comunicação, através do sistema de Rádio, Televisão e Internet, e prestem ainda serviços de transmissão de sons e/ou imagens - as quais são geralmente vinculadas ou supervisionadas pela Secretaria de Estado da Comunicação Social ou órgão equivalente.

COMPETÊNCIA

Com o objetivo de alinhar as competências funcionais da Secom com as atividades da FUNDAP/SE, o Poder Executivo Estadual, através da Secretaria de Estado do Governo solicita a modificação da vinculação da Fundação, atualmente da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), para a Secretaria de Estado da Comunicação Social (Secom), por entender que esta seja a melhor formatação orgânico-administrativa, para o alinhamento, interação e integração da comunicação social do Estado de SeRgipe.

CITRICULTURA

Hoje comemora-se o Dia do Citricultor, uma data que em Sergipe é lembrada na maioria dos municípios do Centro Sul. O último levantamento o Nordeste é a segunda maior região produtora do país, com 121.498 hectares de área colhida, produzindo 1.858.781 milhão de toneladas de frutos, com rendimento médio de 15,3 toneladas/hectare (IBGE, 2014). Responde por aproximadamente 10% da produção nacional de citros.

DESTAQUE

Bahia e de Sergipe se destacam com 90% de toda área plantada do Nordeste, ou seja, com 68,8 mil e 57,6 mil hectares plantados, respectivamente. Sergipe é considerado o quarto produtor de citros, com uma produção de aproximadamente 840 mil toneladas de frutos, sendo a maior quantidade de laranjas com 822 mil toneladas em 56,3 mil hectares, seguidos de limão (limas ácidas) com 11 mil toneladas em 857 hectares e tangerinas com 6,5 mil toneladas em 420 hectares.

CONCENTRAÇÃO

Os pomares estão concentrados em aproximadamente 11.000 estabelecimentos agropecuários, a maioria de base familiar, localizados predominantemente no Sul do estado, na região dos Tabuleiros Costeiros, ocupando uma área de 5,4 mil Km2. A economia da região já foi impulsionada pela citricultura, mas a crise que vem se arrastando afetou a citricultura sergipana desde a década de 90, com um agravamento progressivo a partir de 2000. Um setor cuja importância para a economia agrícola do estado de Sergipe foi crucial, tanto no que diz respeito ao aspecto modernizador da agricultura como na geração de emprego, renda e arrecadação de impostos, a citricultura vive um processo de degeneração e empobrecimento jamais visto. As tentativas de revitalização da atividade, pelos governos estaduais, não conseguiram modificar a gravíssima situação de milhares de pequenos citricultores endividados e colhedores de laranja. O avanço da praga da mosca negra nos pomares de laranja do centro-sul de Sergipe causou o desemprego de mais de 60 pessoas que vivem do cultivo da fruta.

PCCV É UMA CONQUISTA

O deputado estadual Francisco Gualberto (PT) afirmou nesta quarta-feira, 8, que o governo de Jackson Barreto nunca manipulou números para maquiar os resultados da Lei de Responsabilidade Fiscal. Disse isso em resposta a uma acusação feita por um deputado da oposição, Georgeo Passos, que tentou desvalorizar a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) dos servidores públicos estaduais. "A luta não é de agora. Os servidores aguardavam o plano há 30 anos. Não foi de 2014 para cá, como disse o deputado. O PCCV é uma conquista histórica desses servidores", afirmou Gualberto.

DISCUSSÃO

Falando com propriedade, já que participou diretamente da discussão, elaboração, aprovação e implantação do PCCV desde a época do governador Marcelo Déda, o deputado Gualberto disse que a oposição precisa ter mais humildade e reconhecer os bons feitos. "Vamos reconhecer que a implantação gerou um sacrifício enorme do governo, e vai continuar sendo para os cofres públicos. Portanto, tenham a humildade de reconhecer isso", pediu o deputado. "Não há Estado no Brasil que esteja anunciando um PCCV. Pelo contrário. Todos estão no sentido inverso por causa da crise econômica", disse Gualberto.

BENEFÍCIOS

A implantação do plano beneficiou milhares de servidores públicos que recebem os menores salários do Estado. No entanto, sindicalistas reclamam pela atualização dos índices de reajuste que estão defasados. "O governador sabia que sem atualizar a tabela de reajuste, esse não seria o quadro ideal, e que isso iria gerar reclamações. Mas ele implantou o plano no primeiro momento oportuno. Tenho consciência de que foi algo importante para os servidores. Até porque é mais fácil reparar algo com o plano já implantado, do que sequer ter o plano", explicou o deputado líder do governo na Assembleia Legislativa.

CAMINHONEIROS

O deputado Gilson Andrade (PTC) parabenizou todos os gestores da cidade de Itabaiana que há mais de 50 anos organizam a "Festa do Caminhoneiro", destacando que é um belíssimo evento e, de um modo especial, o atual gestor, Valmir de Francisquinho que se envolve, participa e promove essa festa para que se torne cada vez melhor. O parlamentar também parabenizou o senador itabaianense Eduardo Amorim pela autoria do projeto de lei que confere ao município de Itabaiana, o título de "Capital Nacional do Caminhão".

SOB PRESSÃO

O presidente interino Michel Temer está sob intensa pressão de senadores que se dizem indecisos sobre o impeachment de Dilma. De acordo com o relato de dois interlocutores diretos do peemedebista, o presidente vem revelando desconforto com as exigências feitas por alguns senadores, e já teria dito para que eles votassem na Dilma em mais de uma ocasião.

RECURSO NEGADO

O presidente do STF Ricardo Lewandowski negou ontem recurso da presidente afastada Dilma Rousseff para incluir as gravações do ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado na defesa da petista no processo de impeachment. A decisão foi tomada depois de uma consulta ao ministro Teori Zavascki, relator da Lava Jato, que indicou que as conversas não poderiam fazer parte do processo de afastamento de Dilma, já que continuam tramitando em sigilo no Supremo.

RESPIRANDO

A reunião do Conselho de Ética da Câmara prevista para as 14h de hoje foi cancelada na noite de ontem. A expectativa era de que nesta reunião acontecesse a votação sobre o parecer do relator Marcos Rogério (DEM-RO), favorável à cassação do presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ainda não foi anunciada uma nova data para a reunião do colegiado e a consequente votação sobre a cassação de Cunha.

REPASSE

Em 13 meses no comando do Ministério do Turismo, Henrique Alves (PMDB) fechou 59 convênios com cidades do Rio Grande do Norte, sendo que 56 foram firmados com prefeitos que apoiaram a candidatura dele para o governo do Estado em 2014. Os convênios de obras preveem repasses de R$ 28,8 milhões de reais, e 93% dos recursos foram destinados a aliados de Alves. As informações são de um levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo.

AFASTADO

O delegado Alessandro Thiers, da Polícia Civil do Rio de Janeiro, foi afastado da Delegacia de Repressão a Crimes de Informática. Thiers foi o responsável por começar as investigações do estupro coletivo de uma adolescente de 16 anos numa favela da zona oeste do Rio. Ele foi afastado do caso depois de protestos da advogada da menina e do Ministério Público sobre a atuação dele no depoimento da vítima. A decisão de retirar o delegado Thiers foi do Chefe de Polícia Civil, Fernando Veloso.

CONFLITANTES

Uma testemunha da perseguição policial que terminou na morte de um menino de 10 anos na semana passada, em São Paulo, diz que ouviu o disparo de uma arma de fogo partindo do carro roubado pelo garoto e o amigo de 11 anos. O relato é de um advogado localizado pelo jornal Folha de S. Paulo que estava na rua no momento da perseguição. Ele deve ser ouvido hoje pela Corregedoria da PM. Em depoimento no domingo, o menino de 11 anos disse que ele e o colega Italo não tinham nenhum revólver, e que a arma apresentada pela polícia foi 'plantada'.

CANTOR INVESTIGADO

A Polícia Civil de São Paulo anunciou que um inquérito foi instaurado para apurar a acusação de assédio sexual feita por uma jornalista contra o cantor Biel. Depois do caso se tornar público, Biel, que havia sido convidado para carregar a tocha olímpica em Fortaleza ontem, foi desconvidado pelo Comitê Organizador Rio-2016

TIO SAM

A Colômbia venceu o Paraguai por 2 a 1 e se tornou a primeira equipe classificada para as quartas de final da Copa América. No mesmo grupo, os Estados Unidos golearam a Costa Rica por 4 a 0 no jogo que abriu a segunda rodada.

MARUIM

 Em uma ação conjunta entre a Prefeitura de Maruim, através da Secretaria Municipal de Obras, Transporte e Urbanismo, e a Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso), foram iniciadas nesta terça-feira, 7, as obras de ampliação da rede de abastecimento de água do Conjunto Hildegardes Azevedo, o Alto da Boa Vista. O objetivo é atender diversas famílias que residem na área de expansão do município de Maruim (SE). A ação, que deve ser concluída nesta semana, beneficiará pessoas como a dona de casa, Maria José, que não escondeu a alegria de contar com água potável em sua residência. "Fiquei muito feliz ao ver esta obra sendo realizada, pois sofríamos muito com a ausência de água neste local", destacou. O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, parabenizou a agilidade da equipe. "O Alto da Boa Vista cresceu muito e os moradores da área de expansão estavam sofrendo com ausência de água. Apresentamos a necessidade a Deso, que atendeu o pleito de Maruim. Serão instalados mais de 2 mil metros de tubulações", garantiu o prefeito.