Os integrantes da Ocupação Nasce a Esperança, no bairro Santa Maria, interditaram a ponte que interliga aquele bairro ao conjunto Orlando Dantas, em Aracaju. Na manhã desta quinta-feira, 19, eles atearam fogo em pneus e galhos de árvores e interromperam o tráfego de veículo no local. A manifestação se caracteriza como um protesto contra a decisão judicial pela reintegração de posse em favor de uma empresa que se declara proprietária do imóvel ocupando por cerca de 400 famílias, segundo as lideranças do Movimento Luta Popular.
O dirigente estadual do Movimento Luta Popular, Jackson Miller, informou que o imóvel está abandonado há cerca de 30 anos e só recentemente cinco empresas apareceram declarando-se proprietárias da área. Há sentença judicial pela desocupação, conforme determinação da juíza Bethzamara Rocha Macedo, que deverá ser cumprida nos próximos dias.
Segundo Jackson Miller, o prazo para as famílias deixarem a área expira na quarta-feira da próxima semana, 25. “Mas nós vamos resistir até o final porque não temos para onde ir”, enaltece o dirigente do Movimento Luta Popular.
A manifestação causou transtornos e preocupação já que os pneus em chama estavam posicionados na cabeceira da ponte e embaixo de fiação do sistema de distribuição de energia elétrica. Até pedestre e ciclistas encontraram dificuldades para transitar na área. “Eles não já fecharam a pista, então porque não deixa a gente que está a pé e de bicicleta passar?”, questionou o gesseiro Caio Reis, que seguia para o posto de trabalho de bicicleta. “Eu fui reclamar e eles ainda acharam ruim”, informou.
Policiais militares e a equipe do Corpo de Bombeiros tentam negociar a desobstrução da pista. “Estamos aqui acompanhando para garantir a ordem e manter a calma”, informou um policial militar que se encontra no local integrando a equipe de negociação. Os policiais conversaram com a equipe do Portal Infonet, mas não quiseram ser identificados.
Fonte:Infonet