Cláudio Botafogo Messias - 17 de maio

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudio 1MUITA BESTEIRA CARA AO POVO-

Francisco Gualberto, PT, disse para uma plateia de abnegados sugadores do dinheiro público, via doações generosas dos Governos do PT, que a tradução do nome Michel para o inglês ou do inglês para o português, é roedor. Portanto, o presidente em exercício é um roedor da democracia. Gualberto deve ter sido enganado por algum assessor, porque roedor em inglês é rodent. Portanto, segundo meu amigo Tonho do Bilú Miúdo, não é de se estranhar que o líder do Governo na Assembleia Legislativa queira enganar o povo, porque esta é uma marca registrada do Partido dos Trabalhadores.

DESCUIDADOS

A assessoria de Francisco Gualberto deve ter cuidado com o que ensina ao deputado, para que ele não fique falando besteira no plenário da Assembleia, porque ali deve ser uma casa de discursos sérios e sem enganação, comentou um sujeito ao saber o que Gualberto falara. E para que ele não cometa mais gafes e diga besteiras, temer, não quer dizer mamador, mas sim aquele que faz medo e no caso do nome original de família do presidente, que é Tamer, significa domador. Esta é de graça, coisa que o PT não faz para ninguém.

DEMOCRACIA

Francisco Gualberto esculhambava com o Governo Temer, acusando-o de roedor da democracia e de tramar um golpe contra o Governo Dilma, quando o deputado Georgeo Passos, PTC, com a inteligência e serenidade que lhes são peculiares, lembrou que o então "operário" Luís Inácio da Silva, ainda não era Lula, na festa dos 50 anos de vida pública do empresário José Alencar, um dos maiores empresários do país, foi anunciado como cabeça de chapa, que tinha como vise Zé Alencar. A plateia, composta por pela elite do empresariado local, aplaudiu e o PT não esboçou qualquer reação. Ao contrário, saiu às ruas, para ungir Lula-Alencar. Estes mesmos empresários, agora, são acusados pelo PT de golpista. Bem que o falador Gualberto poderia ficar sem esta.

SELETA

Ontem, as galerias da Assembleia Legislativas estavam repletas de "lideranças" comunitárias, revoltadas com a abertura do processo de impeachment de Dilma Vanna Rousseff na Presidência da República. Os líderes vibravam e aplaudiam Francisco Gualberto num discurso empolgado. Meu amigo Tonho do Bilú Miúdo ao tomar conhecimento da cena, me disse: chefia, estão todos chorando a perda da grande vaca leiteira. E agora, como é que vão se lambuzar em nome de fazer pelo próximo? O cocho secou e vão ter que trabalhar, principalmente quem não fez o seu pé-de-meia com milhares de reais.

MORTADELA

Francisco Gualberto lembrou que durante a entrevista do presidente em exercício Michel Temer, PMDB-SP, no programa Fantástico, na Rede Globo, houve panelaço, apitaço e buzinaço. Um amigo comentou: o panelaço é a turma do PT reclamando que não vai ter mais mortadela para botar na panela. É bom lembrar que nas manifestações contra o tal Golpe, a turma do PT levava pobres descuidados para as manifestações e enfiava mortadela com pão seco goela abaixo do povo. Eles comem o caviar com a grande desviada da Petrobras e o povo come o farelo do cocho. Bem lembrado.

MATEMÁTICO

O deputado petista Francisco Gualberto tem que ser contratado com urgência para lecionar na UNB como professor de matemática. Ele discursava e o tempo acabou, mas ganhou cinco minutos de Georgeo Passos e o presidente da Assembleia, Luciano Bispo, PMDB-SE, disse que o petista tinha mais oito minutos. Gualberto disse que não, porque na sua matemática cinco mais três são quinze, portanto, teria direito a mais 15 minutos, para continuar falando que Temer é golpista e os empresários são golpistas e contarão com o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil.

FORA TEMER

Gualberto e a turma que se beneficia com recursos do Governo Federal repassados para ONGs e outras instituições, que se dizem trabalhar em prol dos pobres, estão engajados no movimento Fora Temer, o Golpista. Quem não chora não mama, já bem disse o poeta, mas só que foi no carnaval.

MITIDIERI NA COMISSÃO

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD) foi eleito, por unanimidade, para o cargo de segundo vice-presidente da Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. Por conta da denúncia de crime de responsabilidade contra a presidente Dilma Rousseff (PT), que pode resultar ou não no seu impeachment, a Câmara atrasou a instalação das comissões permanentes. "Será muito importante fazer parte da Mesa de uma Comissão tão importante desta Casa. Poderemos debater um dos eventos mais importantes do mundo do esporte, que são as Olimpíadas", afirmou Mitidieri.

DESEJO ANTIGO

De acordo com o parlamentar sergipano, já era um desejo antigo ocupar uma vaga de titular na Comissão. "Fui Secretário de Esporte de Aracaju e fiz parte desta Comissão do Esporte como membro na legislatura de 2015. Agora quero contribuir com a minha experiência e participar ativamente das discussões que por aqui passam", ressaltou. O deputado concluiu reafirmando seu compromisso com o esporte: "Tenho certeza que este será um trabalho muito honroso e que vou procurar fazer com muita dedicação". Além de Mitidieri, também compõem a Comissão os deputados César Halum (PRB/TO) - presidente; Roberto Alves (PRB/SP) - 1º vice-presidente; e Hélio Leite (DEM/PA) - 3º vice-presidente.

REFORMADA

 A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a Unidade de Saúde da Família (USF) João Bezerra, localizada no povoado Areia Branca, retomou os atendimentos à população nesta segunda-feira, 16. A unidade esteve fechada na última quinta-feira, 12, e sexta-feira, 13, para que a equipe de manutenção da SMS pudesse realizar reparos no piso e nas paredes da unidade. De acordo com a gerente da unidade, Jamille Freitas, o fechamento da unidade nos dois dias não afetou muito a população. "Os usuários que tinham consultas agendadas para esses dois dias foram remarcados sem nenhum prejuízo e hoje eles chegaram elogiando a reforma, que traz melhorias tanto para os profissionais como para os pacientes. Dentre os reparos realizados, foram trocadas portas, janelas, pinturas nas paredes e troca de cerâmica. No sábado, 14, a equipe realizou uma limpeza para que nesta segunda a unidade fosse reaberta toda limpa", destacou a gerente.

ATENDIMENTO

Durante o último final de semana, a movimentação seguiu normal nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul). Os dois realizaram juntos 1.417 atendimentos, nas áreas de ortopedia, clínica, pediatria, cirúrgica e odontológica. A maior procura, como normalmente acontece, foi por consultas na área clínica, que totalizou 1.018 atendimentos.

HOSPITAIS

No Hospital Fernando Franco, localizado no conjunto Augusto Franco, foram realizados 662 atendimentos:  437 clínicos,  168 pediátricos e 57 cirúrgicos. Segundo a gerente do Fernando Franco, Maria Joselita Sobral, o fluxo foi dentro do esperado. "Os pacientes já conhecem nosso trabalho e sabem distinguir que os hospitais municipais são para casos mais graves, deixando para procurar nossos serviços em momentos de grande necessidade", disse. Já no Hospital Nestor Piva, no bairro Siqueira Campos, foram atendidas 719 pessoas nos últimos dois dias. A procura maior foi por consultas com clínico geral, que correspondeu a 581 atendimentos. Foram realizadas ainda 92 consultas com cirurgião, 62 atendimentos ortopédicos e 20 odontológicos.

ENCERRAMENTO

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), informa a população que a Campanha de Vacinação Contra Gripe Influenza será encerrada nesta sexta-feira, 20. A campanha teve início no dia 30 de abril e até o momento ofertou 59.640 doses da vacina, o que corresponde a 52,64% do público-alvo. A vacina está disponível nas 43 Unidades de Saúde da Família, no horário das 7h às 17h, mas a população também pode procurar no período da noite, comparecendo em qualquer uma das dez unidades que funcionam em horário estendido, das 17h às 20h.

PÚBLICO ALVO

O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também entra no grupo prioritário a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional.

GREVE

Diante da greve deflagrada pelos médicos nesta segunda-feira, 16, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que as Unidades de Saúde da Família (USFs) vão estar abertas ofertando os demais serviços que são de competência da Atenção Primária. A pauta de reivindicação da categoria médica está sendo estudada pela gestão que, dentro em breve, estará dando um retorno.

SERVIÇOS

Mesmo com a greve, os serviços médicos serão ofertados de forma restrita. "Os demais serviços, a exemplo de vacinação, dispensação de medicamentos, aferição de pressão, curativos, aerossol, dentre outros, estarão sendo ofertados normalmente, inclusive nas dez unidades que funcionam no horário estendido, das 17h às 20h", explica Murillo Oliveira, Diretor da Atenção Primária (DAS).

MAIS MÉDICOS

Na manhã de ontem, segunda-feira, 16, o consultor Adalberto Canuto e a coordenadora médica da Rede de Atenção Primária (Reap), Acácia Seixas, deram boas vindas aos médicos que passam a integrar a equipe, oriundos do Mais Médicos e do Provab. "É muito importante tê-los para somar aos nossos profissionais e melhorar cada dia mais a assistência", destacou Acácia Seixas.

BOA HORA

Dando boas vindas, Adalberto Canuto informou aos novos médicos que eles chegam em boa hora à Secretaria Municipal da Saúde (SMS). "Estamos aguardando a liberação de algumas emendas parlamentares para melhorar o atendimento, para a aquisição de equipamentos e outros itens, além de revisão de unidades. Quero, em nome do secretário Antônio Almeida, dar as boas vindas a cada um de vocês", disse, enfatizando que eles terão oportunidade ainda de conversar pessoalmente com o secretário.

DENGUE NO JOSÉ CONRADO

 Pouco depois das 8h da manhã, cerca de 100 profissionais já estavam nas ruas do bairro José Conrado de Araújo, que no sábado, 14, recebeu mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. A meta era visitar pelo menos 1000 imóveis na região, fazendo a eliminação dos focos do mosquito e orientando os moradores quanto à prevenção e controle do vetor da Dengue, Zika e Chikungunya.

TRABALHO NÃO PARA

Segundo o coordenador de Campo do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Elielson Rodrigues, a intensificação no José Conrado de Araújo seguiu o cronograma normal, montado para  visitar cada bairro em sua totalidade, a cada dois meses. "O trabalho não para. Todos os finais de semana estamos em algum bairro da capital mobilizados na luta contra o mosquito, fazendo a eliminação de locais que sejam propícios à proliferação do Aedes aegypti, e orientando os moradores. Acreditamos que eles devem ser o agente de saúde de suas residências. As visitas acontecem periodicamente, mas se o morador permanecer em constante vigilância, acredito que teremos resultados ainda mais positivos no combate ao mosquito" destacou.