Cláudio Botafogo Messias - 13 de maio

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudio2CARAVANA DA SAÚDE

Nesta sexta-feira, 13, a Prefeitura de Aracaju marcará presença em mais uma feira livre da capital com a Caravana Saúde Aracaju. Nesta edição, o local escolhido foi o conjunto Médici, na zona sul da cidade. A partir das 7h, equipes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) vão estar no local, ofertando diversos serviços de saúde e fazendo o trabalho educativo e de orientação. O Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) Itinerante estará fazendo testes rápidos de HIV, hepatite e sífilis. A população poderá também aferir a pressão arterial, fazer teste de glicemia e tirar dúvidas sobre assuntos ligados à saúde e prevenção. Serão distribuídos ainda panfletos educativos e preservativos femininos e masculinos. Sem esquecer também que o trabalho de combate ao Aedes aegypti deve ser constante, profissionais estarão passando orientações de como manter a casa e a comunidade livres do mosquito.

GERENTES

Mais uma reunião com apoiadoras e gerentes das Unidades de Saúde da Família (USF) foi realizada na tarde desta quinta-feira, 12, na sede da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS). Desta vez, o encontro do secretário Antônio Almeida, foi com as profissionais das 1ª e 2ª regiões. Também estiveram presente a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Pardo, e a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP), Ana Elizabete.

COMUNIDADE

De acordo com o secretário, a Prefeitura de Aracaju, por meio da SMS, tem se empenhado em trabalhar para atender cada vez melhor a comunidade. "Estamos fazendo essas reuniões justamente para alinhar os fluxos de trabalho e melhorar cada vez mais a qualidade de serviço oferecido a população. Ao longo da semana, estou recebendo as apoiadoras e gerentes de todas as regiões para que juntos possamos resolver os problemas pontuais de cada USF", destacou Antônio Almeida.

FORTALECIMENTO

Segundo a coordenadora da REAP, Ana Elizabete, estas reuniões também fortalecem o vínculo entre os profissionais que atuam diretamente nas unidades e a gestão administrativa da SMS. "Acreditamos que essa aproximação contribui diretamente para resolução dos problemas, já que buscamos, claramente, expor não só a proposta da gestão, como também, acompanhar os apontamentos feitos pelas gerentes de cada unidade", disse. A apoiadora da 1ª região, Leyde Rayane de Brito, saiu satisfeita do encontro. " A reunião foi bastante produtiva e serviu também para promover uma integração entre todas as gerentes e apoiadores. O secretário ouviu as demandas das unidades e nos deixou ciente de todas as melhorias que já estão sendo feitas".

TELEFONES MUDOS

Devido à queda de energia ocorrida na semana passada, sexta 6, em Aracaju, as Unidade de Saúde da Família (USFs), sede e inclusive a Ouvidoria da Saúde (156) estão com os telefones sem funcionar. A previsão é que o serviço seja restabelecido somente na próxima segunda-feira.

PLACA DANIFICADA

A placa da central telefônica da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) foi danificada pela queda de energia ocorrida na última sexta-feira. A empresa de telefonia foi contactada de imediato e passou a fazer reparos na rede. Durante toda esta semana, a telefonia da SMS, vinha funcionando com oscilações. Nesta quinta-feira, 12, a placa queimou de vez, sendo necessária a substituição. A secretaria já encaminhou o problema à empresa telefônica, para fazer os devidos reparos. Ela já solicitou uma nova placa, cuja previsão é chegar no sábado, 14, proveniente da São Paulo. Tão logo receba a placa, a empresa se comprometeu em iniciar os trabalhos de reparo para restabelecer plenamente os telefones, já no inicia da manhã de segunda-feira, 16.

DIA DO ENFERMEIRO

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Urgência e Emergência (Reue), promoveu 12, diversas atividades em comemoração ao Dia do Enfermeiro e a I Semana de Enfermagem. As ações acontecem nos dois Hospitais Municipais, Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul), e foram acompanhadas de perto pelo secretário Municipal da Saúde, Antônio Almeida;  pelo vice prefeito, José Carlos Machado;  pelo consultor da SMS, Adalberto Canuto e pela coordenadora da Reue, Roberta Lisboa.

PALESTRA

No Nestor Piva, os funcionários assistiram a palestras, participaram de sorteio de brindes, de uma aula com profissionais do Programa Academia da Cidade, tomaram um café da manhã reforçado e receberam a bênção do padre Joseph Raj, da Paróquia Santa Cruz, no Santa Maria. A comemoração foi elogiada pela técnica de enfermagem, Márcia Sales. "Achei maravilhosa essa homenagem. Foi uma boa maneira encontrada pelos gestores para valorizar o trabalho que a gente realiza aqui no hospital com bastante dedicação, doando nosso tempo e nosso carinho aos pacientes".

MOSQUITO

Desde a última terça-feira, 11, a Prefeitura de Aracaju, através do Programa Municipal de Combate ao Aedes aegypti, tem intensificado as ações de combate ao mosquito na Aruana. Cerca de 100 profissionais foram mobilizados para visitar aproximadamente quatro mil imóveis da localidade. A iniciativa tem como objetivo inspecionar as residências da região, como acontece a cada dois meses em todos os bairros da capital.

BAIRROS

A coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, explicou que esse período de dois meses representa um ciclo de visitas e nesse espaço de tempo todos os bairros de Aracaju devem ser visitados em sua totalidade. "Estamos finalizando o ciclo de março/abril com as visitas na Zona de Expansão. É necessário que a cada dois meses a mesma residência seja visitada, como forma de garantir a eliminação dos focos do mosquito. Para isso, trabalhamos com agentes de Endemias e agentes de Saúde divididos em equipes diariamente em nossa capital". Ato público reivindicou qualidade nas políticas públicas e condições de trabalhos para assistentes sociais

ASSISTENTE SOCIAL

Estudantes e profissionais de serviço social de todas as regiões do Estado participaram, na manhã de ontem, quinta-feira, 12, do ato público Ato público "Na luta pelo Fortalecimento do Serviço Social e das politicas sociais", em frente a Assembleia Legislativa de Sergipe. A manifestação, que integra a Semana do/a Assistente Social, é uma realização do Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região - Sergipe (CRESS).

PAUTA

Entre as principais pautas de reivindicação dos/as assistentes sociais estão o fortalecimento das políticas sociais, a valorização dos profissionais do serviço social, a ampliação do orçamento voltado para a área social, a ampliação de oferta de serviços de saúde, a garantia do co-financiamento da política de assistência social, entre outras. "Estamos nas ruas para defender o acesso às políticas públicas, enquanto instrumentos de concretização de direitos sociais da população em Sergipe", resumiu a presidente do CRESS/SE, Itanamara Guedes.

DEMOCRACIA

A defesa da democracia também foi pauta dos pronunciamentos feitos durante a manifestação. A presidente do CRESS avaliou o cenário político atual e lamentou o golpe de Estado que foi institucionalizado no país, apontando que os rebatimentos mais danosos serão voltados para os trabalhadores, para as classes populares e para a população mais vulnerável do país.

GOLPES

"O primeiro golpe foi a aprovação do impeachment, o próximos serão a desregulamentação das relações de trabalho, a flexibilização das leis trabalhistas e o esvaziamento das políticas sociais. As lutas travadas em 2015 e agora em 2016 foram apenas o começo. Ainda vamos ter muitas lutas daqui para a frente, pois teremos muito mais desafios a enfrentar neste novo cenário que aponta para a política neoliberal", avaliou Itanamara Guedes.

CUT COM ASSISTENTES

O vice-presidente da CUT, Plínio Pugliese, destacou que é está no cerne do assistente social a defesa da classe trabalhadora e as lutas sociais. "A atuação dos assistentes sociais, seja por meio do CRESS, do CFESS e do Sindasse converge com a luta dos trabalhadores. Estamos do mesmo lado, do lado daqueles que ainda conseguem se indignar com a injustiça social, estamos do lado dos trabalhadores", apontou.