Cláudio Botafogo Messias - 02 de maio

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudio1COM OU SEM JOÃO

A turma do PSC, capitaneada por Edvan do Amorim, que é "dono" de mais alguns partidos de aluguel, conforme se comenta, esconde o jogo sobre a sucessão de Aracaju, mas está de olho numa composição com o prefeito João Alves Filho, DEM. A não ser que entenda ser possível lançar candidato e administrar Aracaju, o que será um desastre para os aracajuanos.

QUEM SERÁ?

O deputado federal André Moura, PSC, já disse que não será candidato na sucessão de João Alves Filho, mas como não se deve acreditar no que a maioria dos políticos fala, devemos esperar, porque, na hora da onça beber água, ele poderá ter a espinhosa missão de enfrentar as urnas, para tentar ganhar a prefeitura para o chefe empresário Edvan do Amorim, que tem algumas prefeituras nas mãos. Como o povo é sem vergonha, em sua maioria, não poderá ver um qualquer e tome-lhe voto. É fácil vender e comprar votos neste país, que ainda dizem ser democrático. Pode até ser, mas como dizia Charles De Gaulle, não é um país sério.

ROBSON VIANNA

O deputado estadual Robson Viana, sem fazer estardalhaço, garantiu a presença do Partido Ecológico Nacional em quase todos os 75 municípios sergipanos. Com isto, a sigla está em condições de disputar as eleições de outubro e com chance de vitórias majoritárias em várias cidades, além dos candidatos proporcionais. O negócio é esperar e trabalhar, para garantir a vitória.

SAÚDE MENTAL

As gestoras da Referência Técnica em Saúde Mental promoveram uma reunião para a avaliação dos trabalhos realizados no primeiro trimestre de 2016. Ligada a Rede de Atenção Primária (Reap), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Referência Técnica conta com cinco psicólogas e presta os serviços de Referência em Psicologia para Gestantes. De acordo com a coordenadora do projeto, Dalyanne Fonseca de Paiva Araújo Oliveira, inicialmente, a meta era atender as grávidas de bebês já diagnosticados com microcefalia, mas ao longo do tempo, foi necessária a ampliação desse serviço para as demais grávidas. "Observamos que essas mulheres, após o nascimento do bebê, devido o aumento de atividades em prol dos cuidados com as crianças, por conta da Microcefalia, afastam-se das consultas psicológicas. Por outro lado, temos um número considerável de mulheres que passam por um processo de angústia já ao receber a notícia da gravidez, devido à dúvida se o bebê terá ou não a doença. É para elas que estamos traçando novas ações hoje", explicou Dalyanne.

VISTORIAS

A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), e o Ministério Público Estadual (MPE) realizaram  uma ação conjunta no bairro Santa Maria. Cerca de 30 agentes de Endemias e de Saúde visitaram casas, terrenos e estabelecimentos comerciais da localidade, com o objetivo de identificar e eliminar possíveis focos do Aedes aegypti, além de orientar a população sobre as formas de combater o mosquito  transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus. Uma equipe de limpeza da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) também participou da ação, realizando a limpeza de um terreno onde havia acúmulo de lixo.

MUITO SAUDÁVEL

Para o promotor Antônio Forte, essa é uma parceria muito saudável que só traz benefícios para a população. "Viemos dar apoio ao trabalho da SMS e também queremos ouvir a comunidade. Para isso, nós trouxemos o Ônibus da Cidadania com nossos servidores para registrar as demandas da comunidade na área da saúde. Vale salientar que estamos no mesmo lado e lutamos pelo mesmo objetivo, ou seja, MP e Município unidos para prestar um serviço cada vez melhor para a população".

COMBATE

As ações de combate ao Aedes aegypti não param. A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde, tem trabalhado com diversas estratégias para combater a proliferação do mosquito. Nos últimos quatro meses, foram recebidas, pela Ouvidoria da Saúde, 20 denúncias de casas abandonadas. Em 14 delas, foi possível encontrar o proprietário para auxiliar na abertura do imóvel, já nas outras seis, foi preciso a ação de um chaveiro.  A abertura de imóveis pelo Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti em parceria com a Coordenação de Vigilância Sanitária (Covisa) está respaldada em uma medida provisória do Ministério da Saúde, que garante a legalidade das ações, seguindo alguns critérios pré-estabelecidos.

CHAVEIRO

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Aedes aegypti, Taíse Cavalcante, só é possível a entrada no imóvel com auxílio de um chaveiro, quando o local está totalmente abandonado. "Após a denúncia, é aberto um processo administrativo, e feito um auto de infração, assinado por, pelo menos, dois vizinhos comprovando a situação do imóvel. Lembrando que este auto deve acontecer duas vezes em um período de 10 dias, na busca pelo proprietário. Somente após esses procedimentos, solicitamos o apoio da Covisa, com auxilio da Guarda Municipal e um chaveiro para abertura do imóvel. Dessa forma, nossos agentes de Endemias podem verificar se existem ambientes propícios à proliferação do mosquito no local", destacou.

VIOLÊNCIA

A violência contra a mulher é um grave problema da sociedade. Mais do que o corpo, a violência atinge a alma, destrói sonhos, a dignidade e a autoestima das mulheres. Com o objetivo de promover o debate para conscientizar a população sobre esse tema, além de incentivar a denúncia dos casos, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu uma ação educativa sobre os vários tipos de violência contra mulher. O evento promovido na Unidade de Saúde Joaldo Barbosa, no bairro América, contou ainda com a parceria e apoio do Coletivo de Mulheres de Aracaju.

USUÁRIOS DO SUS

A ação realizada pela equipe 101 do Programa de Saúde da Família (PSF) foi destinada às usuárias do SUS, além das profissionais da própria Unidade.  De acordo com a agente comunitária de saúde, Josineide Dantas, a principal preocupação da equipe é esclarecer para as mulheres atendidas que violência não é só a física. "Durante o serviço de acolhimento, geralmente, observamos que nossas pacientes sofrem violência doméstica, mas não é essa violência de um tapa ou um empurrão, mas, sim, algo mais emocional e psicológico. Provocada às vezes por um filho, um neto, o marido, ou mesmo um outro profissional de saúde, como, por exemplo, no parto, que pode acontecer a violência obstétrica", explicou Josineide.

SERVIÇOS

O secretário municipal da saúde, Antônio Almeida, visitou mais duas Unidades de Saúde da Família (USFs): a Adel Nunes, localizada no bairro América, e a Santa Terezinha, no povoado Robalo, Zona de Expansão de Aracaju. O secretário foi verificar de perto o andamento de alguns serviços nas referidas unidades e aproveitou para conversar com usuários e servidores.

Acompanhado pela coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Pardo, e também pela apoiadora da 4ª região, Michelle Dias, Antônio Almeida observou a equipe de manutenção fazendo a colocação de ventiladores na USF Adel Nunes, que terá também o telhado vistoriado. "Estamos com o pessoal nas unidades fazendo esses reparos, colocando ventiladores, dentre outros serviços", destacou, ao conversar com a gerente da unidade, Danilla Lima.

MUTIRÃO

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), promoveu  um mutirão para atualizar as consultas e dar andamento ao atendimento dos bebês com Microcefalia. A ação foi realizada no Centro de Especialidades Médicas da Criança e do Adolescente (Cemca), que faz parte da Rede de Atenção Especializada (Reae) da SMS, e contou com a parceria do Programa Saúde da Criança e do Adolescente. O médico geneticista do Cemca, Emerson Santana, realizou o atendimento das crianças e explicou que o primeiro mutirão abrangeu mais bebês, pois todos foram atendidos em um único dia. "Já nesse novo mutirão estamos convocando algumas mães com seus bebês. Não serão todos no mesmo dia. Cada semana, durante o período da tarde, estaremos realizando alguns atendimentos, que tem o objetivo de fazer o levantamento do que já feito de exames, se tem algo pendente, além de verificar se estão fazendo as terapias e escutando as mães para saber como estão os bebês", ressaltou.

AUMENTOU

De acordo com a coordenadora do Cemca, Gilziane Araújo, o número de bebês microcefálicos atendidos pelo centro aumentou. "No primeiro mutirão a gente atendia 33 crianças e atualmente já estamos com 39 crianças recebendo o atendimento com os nossos profissionais. Os novos bebês estão realizando as avaliações iniciais", explicou.

SÃO CONRADO

Foi a vez do bairro São Conrado receber mais uma força tarefa de combate ao Aedes aegypti. Cerca de 100 profissionais estiveram envolvidos na ação. Pouco depois das 8h, as equipes de trabalho já estavam em plena atividade pelas ruas do bairro, batendo de porta em porta, visitando as residências, para fazer a eliminação dos focos do mosquito e orientar os moradores quanto a prevenção. Esse é um trabalho contínuo da Prefeitura de Aracaju através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

SÁBADO

A supervisora geral da região, Edjeane Scarlet, informou que o sábado é um dia muito produtivo pois é possível  encontrar a maioria dos moradores em casa. "Durante a semana, grande parte da população tem uma rotina atarefada, e normalmente trabalha o dia todo. No sábado, além da intensificação, aproveitamos para visitar os imóveis que estavam fechados durante a semana, e dessa forma conseguimos uma maior cobertura da área visitada, na busca de nosso maior objetivo que é a eliminação do mosquito Aedes aegypti", destacou.

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou neste sábado, 30, a abertura oficial da campanha de Vacinação contra a Gripe no SAME - Lar de Idosos, no bairro Industrial. A abertura da campanha também teve a participação de grupos de capoeira de idosos do bairro e de Samba de Coco da Legião da Boa Vontade (LBV). Durante a abertura, o secretário Municipal de Saúde, Antônio Almeida, acompanhado do prefeito em exercício, José Carlos Machado, e da secretária municipal da Família e da Assistência Social, Maria do Carmo Alves , participaram do evento assistindo às apresentações e distribuindo kits de higiene para os idosos. A campanha segue até o dia 20 de maio, nas 43 unidades de saúde da capital, que estiveram abertas neste sábado das 8h às 17h e também durante toda a smana para imunizar o público-alvo contra a gripe.

PRESSÃO

Além da vacinação, equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem realizaram aferição de pressão nos idosos assistidos pela unidade, que contou ainda com um médico para atendê-los. O público-alvo da campanha são crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes e puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto). Também entram no grupo prioritário, a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. Além das USFs, a vacina neste sábado estará disponível em estandes nos dois shoppings da capital. Nesses locais, a vacina atende aos grupos prioritários, exceto crianças.