Cláudio Botafogo Messias - 19 de abril

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudio1FERIADO

Durante feriado em comemoração ao dia de Tiradentes, 21 de abril, as Unidades de Saúde da Família (USFs) estarão fechadas, bem como a sede da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os dois Centros de Especialidades Médicas (Cemar) Augusto Franco e Siqueira Campos e demais setores administrativos. Como a Prefeitura decretou ponto facultativo na sexta-feira, 22, todos os órgãos voltam a funcionar normalmente na próxima segunda, 25.

FOODTRUCK

Na manhã desta segunda-feira, 18, uma equipe da Coordenadoria de Vigilância Sanitária Municipal (Covisa) vistoriou mais um veículo food truck (espécie de restaurante móvel) que vai funcionar em Aracaju. Todas as instalações internas foram inspecionadas, principalmente os locais onde os alimentos serão acondicionados.  Esse é o quarto veículo desse tipo que é vistoriado pela Covisa.

NORMALIDADE

Segundo o agente de fiscalização em saúde, Carlos Alberto Santos, não foi encontrada nenhuma irregularidade e o food truck foi aprovado para entrar em atividade. "Verificamos que o veículo atende todas as exigências da Vigilância Sanitária. O empreendimento está liberado e assim que ele estiver nas ruas da capital nós faremos um trabalho in loco para garantir que todas as orientações dadas hoje sejam seguidas. Nosso objetivo é evitar qualquer risco a saúde da população", explicou Carlos Alberto.

HOSPITAIS

Mais de 1,5 mil pessoas foram atendidas nos Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) durante o fim de semana. No sábado, 16, foram feitos 805 atendimentos e no domingo, 17, foram 710. O número, um total de  1.515 atendimentos, é considerado normal pela coordenação da Rede de Urgência e Emergência (Reue). Entre os atendimentos, a especialidade clínica médica continua sendo a mais procurada nos dois hospitais: foram 1.037 consultas nos dois dias. Nesse período também foram feitas 151 consultas com médico cirurgião.

COMBATE

FO A força tarefa "Todos contra o mosquito" deste sábado, 16, foi realizada no Centro e no bairro São José.  Cerca de 100 agentes de Endemias e de Saúde percorreram ruas e avenidas das duas localidades visitando casas, terrenos e estabelecimentos comerciais. Aproximadamente 2 mil imóveis foram trabalhados na ação que teve início às 8h da manhã e encerrou ao meio dia. Os mutirões aos sábado, realizados pela Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), têm o objetivo de  identificar e eliminar possíveis focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.

ANIMAIS VIVOS

O diretor de Abastecimento e Espaço Público da Emsurb, Luiz Carlos dos Santos (Branca de Neve), visita hoje os Mercados Municipais Albano Franco, Thales Ferraz e Antônio Franco, para verificar se os comerciantes de animais vivos estão obedecendo às regras. Animais doentes serão encaminhados para o Curral da Emsurb, a fim de que possam receber tratamento.

HUGO GURGEL

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a Unidade de Saúde da Família (USF) Hugo Gurgel, localizada no bairro Coroa do Meio, permaneceu fechada nesta segunda-feira, 18, para a conclusão dos reparos do telhado e no forro. Os trabalhos serão retomados  hoje, terça-feira, 19. As USFs Antônio Alves, na Atalaia, e Augusto Franco, darão suporte, enquanto os reparos na unidades Hugo Gurgel não estiverem concluídos.

IMPEACHMENT

O presidente da Câmara dep. Eduardo Cunha (PMDB-RJ) reunido  com o presidente do Senado Sen. Renan Calheiros (PMDB-AL) para a entrega do processo de impeachment da Presidente Dilma Rousseff. Cunha ressaltou a necessidade de rapidez na ramitação da matéria, mas reconheceu que cabe aos senadores a condução do processo, inclusive quanto à duração.

O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, entregou há pouco os 34 volumes da admissibilidade do pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff ao presidente do Senado, Renan Calheiros.

RAPIDEZ

Em entrevista coletiva após a entrega oficial, Cunha ressaltou a necessidade de rapidez na tramitação da matéria, em virtude da atual paralisia do País, mas ao mesmo tempo reconheceu que cabe aos senadores a condução do processo, inclusive quanto à duração.

LEITURA

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)  anunciou que vai fazer a leitura oficial da admissibilidade do impeachment nesta terça-feira (19) na Ordem do Dia do Senado, logo após uma reunião de líderes prevista para as 11 horas.

REUNIÕES

Ainda ontem, Renan Calheiros teve encontros marcados com a presidente Dilma Rousseff e com o presidente do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski. Na pauta o pedido de impeachmente da presidente Dilma Rousseff. Segundo Renan, o pedido de impeachment será tratado no Senado "com isenção, neutralidade e sem procrastinação".7

PUNIDOS

As comissões nacionais de PDT e do PP deram início, ontem, segunda-feira (18), a punição dos deputados que votaram contra a orientação do partido sobre a admissibilidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff. O diretório nacional do PDT orientou seus 19 deputados a votarem pelo arquivamento do processo contra a presidente. Apesar disso, votaram a favor do impeachment os deputados Subtenente Gonzaga (MG), Mário Heringer (MG), Sérgio Vidigal (ES), Flávia Morais (GO), Hissa Abrahão (AM) e Giovani Cherini (RS).

ÉTICA

O caso dos deputados dissidentes será avaliado pela Comissão de Ética do partido, com garantia de contraditório e legítima defesa. O parecer favorável ou contrário à expulsão será encaminhado à Executiva Nacional, que deve se pronunciar no dia 30 de maio. O líder da legenda, deputado Werveton Rocha (MA), afirma que a decisão segue o estatuto do partido e não tem viés ideológico. "Cada deputado sabe como ele conduziu esse processo de acordo com sua consciência; no entanto, a gente lamenta", disse. "Deixo claro que esse processo de punição não é imposto por nós, não é por mim que sou o líder, nem pelos colegas deputados; é uma instância acima de nós, a do partido", completou.

ELEITORADO

O deputado Subtenente Gonzaga (MG) ressaltou que pesou o interesse de seu eleitorado ao descumprir a orientação do partido. "Eu fui eleito por 94 mil votos, majoritariamente de uma classe bem definida de policiais e bombeiros militares, e, desde que iniciou na Câmara o processo de impeachment, essa classe vem avaliando comigo", disse, ao informar que sua decisão foi comunicada com antecedência à cúpula da legenda. O seis deputados dissidentes vão apresentar suas defesas à Executiva do PDT. A ideia é permanecer no partido.

PP

O PP orientou seus deputados a votarem a favor do impeachment e também começou a tomar providências sobre os dissidentes que votaram contrários ao impedimento. Dos 45 deputados que integram a bancada, 7 votaram com o governo. Segundo informações da liderança do partido, o deputado Beto Salame (PP-PA) já foi afastado do comando pelo diretório estadual.