Cláudio Botafogo Messias - 13 de abril

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

TODOS CONTRA INFLUENZAclaudio2

A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) vai realizar, de 30 de abril a 20 de maio, a 18ª Campanha de Vacinação contra a Influenza. O calendário foi definido pelo Ministério da Saúde e, apesar da campanha ter sido antecipada em algumas cidades, na capital sergipana ela vai seguir as datas que já haviam sido pré-estabelecidas. A meta da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) é imunizar 80% do público alvo que, este ano é de 125.097 pessoas. O objetivo é reduzir as complicações, mortalidades e o número de internações ocasionadas pelos três tipos de Influenza: H1N1, H3N2 e B.

GRUPOS PRIORITÁRIOS

A vacinação, na rede pública, é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a menores de 5 anos, doentes crônicos, idosos com 60 anos ou mais, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mulheres com até 45 dias após o parto), a população privada de liberdade e os trabalhadores do sistema prisional. As crianças a partir de 6 meses, que nunca foram imunizadas contra a Influenza, precisam receber duas doses da vacina, com intervalo de 30 dias entre elas. Aquelas crianças que foram vacinadas no ano passado, esse ano só recebem uma dose.  A vacina é segura e só não pode ser aplicada em pessoas que tenham alergia a ovo ou que estejam com febre no momento da imunização.

MENINAS E HPV

Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), disponibiliza nas 43 Unidades de Saúde da Família (USFs) a vacina contra o Papiloma Vírus Humano (HPV), que previne o câncer de colo de útero. A vacina está incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 9 a 13 anos que, seguindo a orientação do Ministério da Saúde, devem ser imunizadas com duas doses, sendo a segunda aplicada seis meses após a primeira. A vacina oferecida pelo SUS é a quadrivalente, ou seja, protege contra quatro tipos de vírus do HPV: 6, 11, 16 e 18. Após tomar a vacina o corpo produz os anticorpos necessários para combater o HPV, assim, caso a pessoa seja infectada, ela não desenvolve a doença, ficando protegida.

RODA DE CONVERSA

A Prefeitura de Aracaju desenvolve um trabalho conjunto com diversas secretarias para atender abrigos da capital. Na manhã desta terça-feira, 12, o abrigo Marinete Alves do Nascimento recebeu a visita da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através dos Programas DST/Aids e Saúde da Criança e do Adolescente. A proposta foi levar orientações sobre a prática sexual às menores assistidas pela instituição, tema de bastante preocupação para a faixa etária das meninas abrigadas na unidade.

COMPORTAMENTO

Segundo o assistente social responsável pelo abrigo, Jonathan Rabelo, os temas abordados nos encontros são sempre relacionados à realidade das meninas. "Hoje, atendemos aqui meninas de 7 a 18 anos, que estão sob a proteção da justiça, por estarem em situação de vulnerabilidade. Algumas delas sofreram abuso sexual e isso pode gerar diversos distúrbios comportamentais. A visita de profissionais da saúde é extremamente importante, pois complementa nosso trabalho, que já é desenvolvido por nossa equipe técnica, trabalhando temáticas ou situações relacionadas à vivência dessas meninas", destacou.

VACINAÇÃO

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016. De acordo com os dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram imunizados 36.217 animais, sendo 26.615 cães e 9.602 gatos. A campanha este ano foi realizada em dois sábados consecutivos, 2 e 9 de abril. No último sábado foram vacinados 19.534 bichos, sendo 14.172 cães e 5.362 gatos. O maior movimento foi registrado na 6ª região de saúde, que abrange 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova, Japãozinho, Coqueiral e Porto D'antas.  Nessas localidades foram vacinados 6.720 animais no total.  Durante a 1ª etapa da Campanha foram vacinados 13.692 animais, sendo 10.299 cães e 3.393 gatos. Além disso, as equipes do CCZ já haviam vacinado, nos meses de f evereiro e março, através de postos volantes, 2.991 animais.

REUNIÃO

Na tarde de ontem, terça-feira, 12, o secretário municipal de Saúde, Antônio José Saraiva de Almeida, esteve reunido com representantes do Ministério da Saúde (MS) em Sergipe, com o objetivo de organizar as agendas realizadas em Aracaju em parceria com o MS. Também participaram do encontro, o consultor da SMS, Adalberto Canuto, o diretor de Atenção à Saúde, Murillo Oliveira, e a coordenadora da Rede de Atenção Primária (Reap), Ana Elisabete dos Santos Silva. De acordo com o secretário, o objetivo da Saúde de Aracaju é que as agendas continuem sendo cumpridas. “Queremos continuar todas as agendas com a parceria do Ministério da Saúde. A nossa intenção também é ampliar essas agendas para beneficiar a população”, enfatizou.

MICROCEFALIA

Com o objetivo de verificar a associação do Zika Vírus aos casos de Microcefalia registrados em Aracaju, mães e bebês assistidos pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) por meio do Programa Saúde da Criança do Adolescente e do Jovem (PSCAJ) devem participar de uma pesquisa realizada pelo Laboratório Central do Estado de Sergipe (Lacen), de 13 a 26 de abril, nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. O mutirão promovido pela Prefeitura de Aracaju, através das USFs será dividido pelas oito regiões e reunirá as mães e seus bebês para coleta de amostras sanguíneas e da cavidade oral  para a pesquisa. Segundo a coordenadora do PSCAJ, Rita de Cássia Bitencourt, o objetivo é descobrir se a Microcefalia diagnosticada nos 48 bebês assistidos pelo Programa tem relaç&at ilde;o direta com o Zica Vírus.

CÃES E GATOS

A Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), concluiu a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Antirrábica de 2016. De acordo com os dados do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), foram imunizados 36.217 animais, sendo 26.615 cães e 9.602 gatos. A campanha este ano foi realizada em dois sábados consecutivos, 2 e 9 de abril. No último sábado foram vacinados 19.534 bichos, sendo 14.172 cães e 5.362 gatos. O maior movimento foi registrado na 6ª região de saúde, que abrange 18 do Forte, Palestina, Cidade Nova, Japãozinho, Coqueiral e Porto D'antas.  Nessas localidades foram vacinados 6.720 animais no total.  Durante a 1ª etapa da Campanha foram vacinados 13.692 animais, sendo 10.299 cães e 3.393 gatos. Além disso, as equipes do CCZ já haviam vacinado, nos meses de f evereiro e março, através de postos volantes, 2.991 animais.

INDÚSTRIA

Não existe país rico com indústria pobre. A crise precisa ser resolvida urgentemente e nosso papel é estarmos preparados e prontos para trabalhar com o Brasil”, afirmou o presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade no lançamento da 21º edição da Agenda Legislativa da Indústria, com foco na recuperação da economia. O evento realizado em Brasília contou com a presença de parlamentares e presidentes de federações da indústria. Com 14 prioridades, documento reforça defesa do setor por reformas estruturais, sobretudo a tributária e a da Previdência, e aprovação de leis que favoreçam a recuperação da confiança e retomada do crescimento. “O objetivo do setor produtivo é de reforçar a urgência d e se promover mudanças que melhorem o ambiente de negócios e ajudem na recuperação da confiança do país”, afirmou o deputado federal Laércio Oliveira, que também é vice-presidente da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).

JABUTIANA

O líder do PSB, vereador Bertulino Menezes, voltou a pedir que a Prefeitura de Aracaju promova, nos próximos 30 dias, ações preventivas para reduzir os danos provocados pelas chuvas aos moradores do Complexo Jabutiana.  “Estou preocupado com os moradores do Complexo Jabutiana porque estive com técnicos em meteorologia que confirmaram a previsão de fortes chuvas nos meses de abril, maio e junho”, alertou o parlamentar.  “Todo mundo sabe que ninguém controla a natureza. Mas todos têm consciência de que o trabalho de prevenção cabe à Prefeitura de Aracaju, através da Emurb e da Emsurb”, cobrou, pedindo uma ação continuada  para evitar o que classificou como “uma outra tragédia”, referindo-se ao dia 24 de maio de 2015, quando a população do Complexo Jabutiana f icou ilhada em decorrência do represamento das águas das chuvas e do alto índice de impermeabilização do solo.

LOMBADA

O deputado estadual Zézinho Guimarães, PMDB, pede ao Governo do Estado que determine ao diretor-presidente do D.E.R, Antônio Vasconcelos, que construa um redutor de velocidade no povoado Queimadas, no município de Ribeirópolis, na Rodovia Josué Passos (Rota do Sertão) próximo aos logradouros públicos como Escola Municipal Joaquim Pereira de Lima, posto de saúde Maria Cleide Lene Lima Santos e a Capela Nossa Senhora da Boa Esperança.

 

 

 

 

 

BOQUIM

O Governo do Estado fará cessão de uso ao município de Boquim do imóvel onde funciona a Escola Municipal Joaldo Barbosa, que pertence ao Estado de Sergipe.