Cláudio "Botafogo" Messias - 15 de março

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudio 1NADA COM O TRABALHO

De hoje a quarta-feira, o magistério sergipano se integra aos professores de todo o Brasil em atos públicos na defesa de direitos e por educação de qualidade. Amanhã, os professores das redes estadual e municipais realizam a marcha “Não à perda de direitos dos trabalhadores da Educação”. A concentração será a partir das 14h na Praça da Bandeira. A marcha faz parte da programação local dos três de greve geral convocada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE. Além dos educadores sergipanos, outros milhares estarão nas ruas exigindo o cumprimento da lei do piso em todos os níveis, contra o atraso no pagamento dos salários, implantação da gestão democrática nas escolas, melhoria na estrutura física das escolas, transparência no uso dos recursos da Educação.

DERRAPOU FEIO

Ex-superintendente da Caixa Econômica Federal em Sergipe, homem letrado, o deputado estadual Luciano Pimentel, PSB, derrapou feio, quando fazia um discurso sobre a crise da indústria brasileira. Ela está “em queda ascendente”. Ele conseguiu o milagre de fazer uma queda ascendente. Pelo que se vê e, conforme a avaliação de Luciano, a indústria brasileira está mesmo para lá do Haiti. Na pindaíba.

"ABSOLETA"

Outra pérola de Luciano Pimentel foi analisar as máquinas da indústria do Brasil e dizer que ela está “absoleta”. Um pernambucano de boa cepa e que quase foi médico, comentou: na minha terra é obsoleto. Pelo visto se ele não tivesse desistido da medicina, no mínimo, teria a cura para o nobre parlamentar estadual por Sergipe, Luciano Pimentel, PSB. Ainda bem que o partido dele deu um no traseiro do PT, que é a sigla da “Pátria Educadora”.

ASSISTENTE SOCIAL

O Conselho Regional de Serviço Social 18a. Região – Sergipe (CRESS/SE) participouda reunião trimestral do Conselho Nacional de Assistência Social. Quem representou a entidade foi o conselheiro e vice-presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Aloísio Júnior. Os conselheiros estaduais de todo o país foram a Brasília receber orientações para que Estados e municípios construam seus Planos decenais de Assistência Social 2016/2026. Também estiveram presentes a Ministra do Desenvolvimento Social, Tereza Campelo, e a secretária Nacional de Assistência Social, Ieda Castro.

DE SERGIPE

O representante no CRESS aproveitou a oportunidade para denunciar a situação precária do Conselho Estadual de Assistência Social. O órgão está sem secretária executiva desde setembro de 2015. A funcionária foi dispensada junto com outros profissionais após a realização da XI Conferência Estadual de Assistência Social de Sergipe, depois de aproximadamente 8 meses trabalhando sem remuneração. A grave denúncia de Aloísio Júnior motivou a elaboração de uma nota de repúdio, que foi aprovada e assinada pelos conselheiros do CNAS e pelos conselheiros Estaduais presentes.

CANDIDATURA

O deputado federal Fábio Mitidieri (PSD), voltou a reafirmar o seu desejo em se lançar pré-candidato ao Senado Federal em 2018. O parlamentar valorizou a importância do senador Antônio Carlos Valadares (PSB) para a política sergipana e confirmou que o próprio governador Jackson Barreto (PMDB) o incentivou a construir esse projeto político. Mitidieri apenas alertou que uma candidatura ao Senado não é algo que se impõe, mas que se conquista dentro do agrupamento.

VALADARES

Questionado se o anúncio do senador Valadares de não disputar mais o Senado em 2018 tem alguma relação com sua decisão de apoiar o deputado federal Valadares Filho (PSB) para prefeito de Aracaju, Mitidieri disse que “muito antes de apoiar Valadares Filho eu já tinha manifestado essa intenção. Faço aqui minhas honrarias a Valadares, senador por três mandatos, uma referência que, ao anunciar que não vai mais buscar a reeleição, demonstra desprendimento e a sensação do dever cumprido num País que atravessa uma crise ética e moral tão grande. É sim um grande gesto em favor da renovação”.

FILIAÇÕES

Mitidieri ainda acrescentou que já convidou o vereador Jailton Santana (PSC) para se filiar no PSD e aposta na permanência de Ivaldo José (PSD) na legenda. Disse ainda que, depois do fechamento da janela (18), deverá anunciar algumas “novidades” e confirmou que existe um convite formal para as filiações dos deputados Goretti Reis (DEM) e Samuel Barreto (PSL), reafirmando a necessidade de estarem alinhados com o governador.

DILMA FICA

Fábio Mitidieri também se posicionou contra a recriação da CPMF em BSB e contra o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT). “O problema do País é de falta de gestão e mais qualidade para o serviço público. Não vejo a necessidade de se impor mais impostos. O governo não tem o meu apoio sobre a CPMF. Sobre o impeachment continuo terminantemente contra porque não existe nada de concreto contra a presidente. Por mais insatisfeita que a população esteja demonstrando que esteja através das manifestações, confesso que tem muita coisa errada, que estou decepcionado com alguns pontos, mas é preciso que haja uma prova objetiva contra ela”.

HOSPITAIS

Entre sábado, 12, e domingo, 13, os Hospitais Municipais Fernando Franco (Zona Sul), e Nestor Piva (Zona Norte), registraram um total de 1.546 atendimentos em suas dependências. O número é considerado normal para um final de semana. A especialidade clínica continua sendo a mais procurada nos dois hospitais, com 1.095 atendimentos. Também foram feitas, nesses dois dias, 182 consultas com médico cirurgião.

FERNANDO FRANCO

O Hospital Fernando Franco realizou 665 atendimentos em sua totalidade, sendo 458 clínicos, 143 pediátricos e 64 cirúrgicos.  Já o Nestor Piva registrou o atendimento de 881 pacientes.  No campo clínico foram 637 atendimentos, além de 118 casos cirúrgicos, 104 ortopédicos e 22 odontológicos. A coordenadora da Rede de Urgência e Emergência (Reue), Roberta Lisboa, explicou por que os números seguem estáveis há várias semanas. “Essa é a nossa média de demanda nos finais de semana, é a realidade dos dois hospitais. “Geralmente, o atendimento é bastante tranquilo e as equipes trabalham completas, o que garante um tempo menor de espera. No Nestor Piva, temos cinco clínicos no plantão, e no Fernando Franco são quatro. Esse número supre perfeitamente as necessidades dos hospitais”, ressaltou.

EXÉRCITO CONTRA AEDES

O mutirão da força tarefa "Todos contra o mosquito" percorreu ruas e avenidas do conjunto Augusto Franco. Contando com mais de 50 agentes de Endemias e de Saúde, além de 30  soldados do Exército, realizou visitas a cerca de 1,2 mil imóveis, entre comercias e residenciais.

CONSCIENTIZAÇÃ0

Divididos em quatro grupos, os agentes e soldados estiveram também em casas geralmente fechadas durante a semana, em busca de possíveis espaços de proliferação do Aedes aegypti. Segundo a gerente da Unidade Augusto Franco, Edjeane Scarlat Figueiredo, esse é um trabalho extremamente importante para conscientização da população. "Reunimos para esse trabalho hoje mais de 50 agentes, capacitados para realizar essas visitas e conversar com a comunidade sobre os cuidados necessários para evitar o nascimento de mais mosquitos, como cuidar do lixo e vetar a entrada e a proliferação do Aedes aegypti nas residências", pontuou.