MODELO TRABALHISTA
Não é novidade que o Brasil viveu em 2015 um ano de pesada desaceleração econômica. E, naturalmente, um dos principais reflexos da crise foi sobre o emprego. Segundo o IBGE, a taxa de pessoas em busca de trabalho no Brasil subiu para 7,6%. 1,9 milhão de pessoas estão desempregadas nas seis regiões metropolitanas analisadas pela pesquisa mensal de emprego do IBGE. Mas a causa do encolhimento das vagas não está só na crise. O modelo trabalhista brasileiro é um dos que mais inibe a geração de empregos no mundo. O excesso de regulamentação e encargos sociais, bem como a rigidez das normais trabalhistas são alguns dos fatores que amarram os empreendedores e acabam por inibir a geração de vagas formais.
PARADIGMA
Em entrevista a revista Higiplus, o deputado federal Laércio Oliveira propõe uma quebra de paradigma nas contratações, com a flexibilização do trabalho e a redução dos encargos sociais, permitindo a renovação e modernização das relações de trabalho do país. O deputado afirma que alguns setores tem uma demanda diferenciada por profissionais, a exemplo de bares, restaurantes, hotéis e eventos, mas a legislação brasileira não permite que a contratação seja feita para essas necessidades. Isso dificulta a formalidade dos empregos.
INTERMITENTE
Por esse motivo do deputado apresentou na Câmara dos Deputados o PL 3785/2012, que trata do trabalho intermitente. “É aquele que permite a contratação do trabalhador por hora móvel e não fixa como os demais profissionais. Esta é uma cultura tradicional no exterior, onde jovens, durante a faculdade, trabalham um período de horas menor em função dos estudos, mas ainda assim são registrados e têm todos os seus direitos legais garantidos. No Brasil, sabemos que a maior causa de abandono dos estudos por jovens é a necessidade de trabalhar. Com esse projeto, os estudantes poderão adaptar seus horários de trabalho ao estudo”, informou o parlamentar a revista.
MICROCEFALIA
A Comissão de Monitoramento dos Casos de Microcefalia e Ações de Controle do Aedes Aegypti, da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), realizou mais uma reunião com o objetivo de traçar novas estratégias de combate ao Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika Vírus e da Febre Chikungunya. O encontro, que acontece semanalmente na sede da SMS, contou com a participação de representantes da Diretoria de Vigilância em Saúde e das Redes de Atenção Primária e Atenção Especializada.
GANHAMOROBA
O prefeito de Maruim, Jeferson Santana, esteve reunido com o secretário de Estado da Infraestrutura, Valmor Barbosa, com objetivo de discutir a limpeza das margens do Rio Ganhamoroba. Diretores do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária (DER-SE) e o secretário municipal de Agricultura, Irrigação, Abastecimento e Meio Ambiente, Diego Cardoso, também participaram do encontro que aconteceu na sede da Seinfra, em Aracaju.
CHUVAS
O prefeito afirmou ainda que o município recebe fortes chuvas no mês de maio. “Nas duas últimas enchentes que vitimaram centenas de famílias, as fortes chuvas ocorreram no quinto mês do ano (2008 e 2009). Resolvemos nos antecipar para evitarmos surpresas desagradáveis”, concluiu. O município conta com um plano de ação, medida desenvolvida pela Defesa Civil municipal em parceria com outros órgãos, que estabelece as estratégias a serem adotadas em caso de enchente e quais ações serão adotadas por cada instituição.
SÃO CRISTÓVÃO
O prefeito Jorge Eduardo dos Santos (Jorjão) recepcionou em seu gabinete o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Francisco de Assis Dantas, e o diretor-presidente do Sergipe Parque Tecnológico (SergipeTec), Manoel Hora. Na oportunidade o gestor renovou o compromisso da Administração Municipal em oferecer todo suporte necessário para que a mudança do Parque Tecnológico da sua atual instalação para o novo prédio, localizado em São Cristóvão, aconteça com a maior brevidade possível.
PAULO SILAS
Apoiadores da candidatura de Paulo Silva garante que o homem está mesmo disposto a enfrentar o prefeito Airton Martins, PMDB, que tentará a reeleição. Vamos esperar.
CADUCHA
É tida como pule certa a candidatura de Cláudio Caducha à prefeitura de Barra dos Coqueiros. O atual vice-prefeito rompeu com o chefe Airton Martins e quer tomar seu lugar pelo voto legal. A briga vai ser boa, principalmente colocar no embate PMDB e o desgastado PT.
DANIEL IMBASSAHY
Amigos incentivam o jovem Daniel Imbassahy a disputar uma vaga para a Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros. Daniel tem experiência administrativa e poderá ajudar em muito a próxima administração com as suas ideias.
PERSISTENTE
Mais uma vez Carlos de Jesus (Irmão Carlos) tentará chegar à Câmara Municipal de Barra dos Coqueiros. Nas últimas vezes bateu na trava e ele acha que esta vez entra.
ENXOTADO
Dizem que o suplente de deputado estadual e radialista Gilmar Carvalho desistiu de ser prefeito de Barra dos Coqueiros, onde algumas falsas lideranças garantiam que seria eleito sem o menor esforço. Gilmar percebeu que a coisa não é bem assim. Outros garantem que ele foi enxotado por caciques locais da política.
MENDONÇA
O ex-secretário de Estado da Segurança Pública, suplente de deputado federal Mendonça Prado, DEM, deverá ser reaproveitado na administração estadual. Prado anda numa boa, parece que remoçou depois de pular a fogueira da insegurança pública em Sergipe.
CONSTRUTORA
As mobilizações para combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus, continuam por toda parte na capital sergipana. Na manhã de ontem, quarta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, através da Unidade de Saúde da Família (USF) Manoel de Souza Pereira, no conjunto Sol Nascente, promoveu uma ação educativa em dois canteiros de obras da área do bairro Jabotiana.
SÓCIOAMBIENTAL
A atividade envolveu mais de 100 funcionários do local que, além de assistirem a palestra, desenvolveram uma atividade prática. Os operários da construção civil saíram com bolsas de lixo, limpando toda a área da empresa que está em obra, bem como nas ruas adjacentes. A ação é o resultado da parceria de responsabilidade sócio-ambiental entre o poder público e o setor privado.
PÁTIO DO DETRAN
Em mais uma ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Aracaju (PMA), através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou na ontem, quarta-feira, 9, a aplicação de inseticida residual no pátio do Departamento Estadual de Trânsito de Sergipe (Detran-SE), no bairro Santa Maria. O local, que abriga aproximadamente sete mil veículos, é um dos 83 pontos estratégicos mapeados pelo Programa Municipal de Controle do Aedes aegytpi, que recebem esse tipo de tratamento.
HOJE
Utilizando os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) necessários, os quatro agentes de Endemias vão borrifar inseticida em todos os veículos abertos que se encontram no pátio. Em algumas carrocerias de veículos utilitários, os agentes encontraram água parada, mas sem foco do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, do Zika Vírus e da febre Chikungunya. Calhas e reservatórios de água também foram vistoriados hoje. Como o espaço é muito grande, a previsão é que o trabalho seja concluído hoje, 10.
HORÁRIO ESTENDIDO
A Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria de Saúde de Aracaju (SMS) tem trabalhado cada vez mais para a melhoria da qualidade da saúde da população. Dentro dessa proposta, uma das medidas adotadas foi a implantação do horário estendido (das 17h às 20h), atualmente presente em dez Unidades de Saúde da Família (USFs). Somente no mês de fevereiro foram realizados 14.067 atendimentos por essas unidades. No ano passado o horário estendido fez 162.768 atendimentos. Dentre os serviços mais procurados no horário está a consulta médica, que contabilizou 2.731 atendimentos, seguida pela consulta de enfermagem, com 2.606 pacientes atendidos. Dispensação de medicação e aplicação de vacinas também figuram entre os serviços mais procurados durante o mês passado: foram entregues 4.218 remédios e aplicadas 1.074 vacinas.
DONA JOVEM
Mais uma intensificação das ações da Prefeitura de Aracaju para combater ao Aedes aegypti foi realizada na manhã de ontem, quarta-feira, 09. Desta vez, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semed) promoveram uma palestra para falar sobre como combater os mosquitos para os alunos da Escola Municipal .de Ensino Fundamental Maria da Glória Macedo, localizada no bairro Industrial.
CARAVANA
Durante este mês, quem passar pela praça dos mercados centrais de Aracaju terá a oportunidade de fazer testes rápidos para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), aferir pressão arterial, medir glicemia, fazer exames oftalmológicos, além de ter acesso a outros serviços de saúde, ofertado através de parceria com a Prefeitura de Aracaju. Tudo feito de forma rápida, em um container climatizado e com a estrutura necessária para atender a população. Quem também participa do projeto é o Programa Municipal de Saúde Bucal, ofertando consulta clínica e limpeza, de forma acessível, além de orientação de como manter a boca saudável. O atendimento odontológico deve permanecer durante todo o mês de março.