Sindinina/SE faz ato e paralisação de trabalhadores

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

vale dop rio doceCom reajuste zero e PLR (Participação nos Lucros e Resultados) zero, cerca de mil trabalhadores da Vale do Rio Doce, organizados no SINDIMINA/SE, filiado à Central Única dos Trabalhadores (CUT/SE), devem cruzar os braços em protesto a partir das 4h da manhã desta quarta-feira, dia 23/02. O ato público será realizado na porta da mina de Rosário do Catete, abrangendo os setores: administrativo, usina, mina e subsolo, mas a Vale também atua no Estado de Sergipe no Projeto Carnalita, município de Capela.

O presidente do SINDIMINA/SE, Luismar Sousa reforçou que ao longo de 2015 os trabalhadores se esforçaram e se arriscaram para alcançar suas metas. “É muito desestimulante ver que após o esforço, não teremos nem reajuste nem PLR. Após este anuncio, a queda de produção é uma realidade em todas as minas do Brasil. A Vale não está no vermelho. Ela teve um lucro de aproximadamente 3,4 bilhões, se a meta que a empresa estabeleceu para 2015 era de R$ 5,9 bilhões, então ela obteve um lucro menor. Prejuízo é o que cada trabalhador está tendo, pois tudo aumentou, menos seu salário”.

Dirigente do SINDMINA/SE, Admilson Lima explicou o impacto de desestímulo desta decisão anunciada pela empresa. “A PLR sempre foi como um 14º salário, todos esperavam e contavam com este recurso. Foi um golpe duro na autoestima e no bolso dos trabalhadores. E não podemos aceitar passivamente. A mobilização nacional se faz necessária, mas o SINDIMINA/SE está fazendo a sua parte. Vamos à luta”.

 

 

Por: Iracema Corso