Cláudio "Botafogo" Messias – OnLine-5-2-2016

Categoria: Mais Notícias Escrito por Rubens Barroso

claudio 1MAIOR DO BRASIL

 O rasgadinho de Aracaju, organizado pelo deputado estadual Robson Viana, se transformou na maior festa mômesca de rua do Nordeste, reunindo todos os ritmos, em palcos fixos. O de Salvador é com trio elétrico e arrasta milhões, da mesma forma que o carnaval de Olinda, em Pernambuco.

BRANCA DE NEVE

Tem gente apostando que Luiz Carlos dos Santos (Branca de Neve) será candidato a vereador em Aracaju. Atualmente, Branca é diretor de Abastecimento e Espaço Público da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

BARES DA PRAIA DA COSTA

O empresário e radialista Gilmar Oliveira garante que uma ação impetrada por ele na justiça, também, contribuiu para evitar que os proprietários de bares na Praia da Costa, em Barra dos Coqueiros, fossem desalojados. Com a nossa ação retardamos a derrubada e evitamos assim que as famílias que vivem dos bares ficassem desempregadas e passassem momentos difíceis.

DEPRESSÃO

Mães que foram picadas pelo Aedes aegypti e infectadas pelo zika tiveram bebês microcéfalos. A expectativa de toda mulher que deseja engravidar é, depois de nove meses, ter um bebê saudável nos braços, que corresponda prontamente a todos os estímulos naturais esperados para cada fase da vida. Mas, quando ela descobre, ainda na gestação, que a criança sofreu uma malformação no crânio e nascerá com microcefalia, a decepção e o medo vêm e, sem o apoio psicológico, essa mãe pode sucumbir.

DUPLA CONDENAÇÃO

Além do drama e das dificuldades que a mulher enfrentará na criação da criança, a situação se complica ainda mais devido aos preconceitos nutridos por ela própria e pelas pessoas de seu entorno, de acordo com especialistas ouvidos pelo iG. Casos de maridos que abandonam suas companheiras se tornaram comuns, pois eles não sabem como lidar com a situação – e a própria sociedade acaba por culpar essas mães pela infecção pelo zika vírus, responsável pelo boom de casos de microcefalia no País nos últimos meses.

ESTOU CANSADO

O prefeito de Itabaiana, Valmir dos santos Costa, (Valmir de Francisquinho) assinou o termo de transmissão de cargo, que deu posse à vice-prefeita Lourdes Machado, no cargo de prefeita interina pelos próximos 30 dias, durante as férias do prefeito. O ato aconteceu no gabinete da Prefeitura.

FÉRIAS

O prefeito Valmir de Francisquinho, solicitou seu afastamento de 30 dias de férias como assegura o Decreto Legislativo. Na oportunidade, o prefeito saudou todos os presentes, agradeceu ao Legislativo Municipal por conceder através do Decreto os dias de folga solicitados para descanso e tempo de estar mais perto da família.  “Estou muito tranqüilo em deixar o cargo para a Vice-Prefeita Lourdes Machado , pois sei que a mesma fará o que for necessário com muita responsabilidade, sabedoria e competência”, destacou o prefeito.

PARCEIRA

A vice-prefeita Lourdes Machado agradeceu a presença de todos, reafirmou sua parceria com o prefeito municipal e destacou que tudo que será feito será em benefício da população itabaianense. “Solicito e agradeço a DEUS o apoio e auxílio em todos os momentos, principalmente a minha família, a equipe de trabalho que sempre esteve ao seu lado e sei que estará nesses próximos dias. Tenham certeza de que farei tudo que estiver ao meu alcance para o bem estar de todos e de nosso município, com muita sabedoria, discernimento e fé”, destacou Lourdes Machado.

INSPEÇÃO

Consultado sobre a inspeção do Conselho Regional de Enfermagem – COREN- no Hospital Regional de Itabaiana, o médico ortopedista e Superintendente Dr. Darcy Tavares Pinto considera normal e uma atividade rotineira do Conselho, porém estranha que tenha sido à noite fora do horário de trabalho do setor administrativo responsável pela adoção de medidas no caso de haver necessidade de adequação a possíveis inequações que venham a ser constatada comumente em uma fiscalização deste tipo, e maior estranheza, por se fazer acompanhar de parte da imprensa local o que demonstra a possibilidade de uma denúncia proposital.

PROFISSIONAIS

Dr. Darcy admite uma possível necessidade de um número maior de profissionais em decorrência de ter sido criada uma nova ala de contenção para tratamento dos pacientes portadores da KPC, necessidade que pegou o hospital de surpresa, mas que a unidade não poderia e nem pode negar o devido tratamento a eles mesmo não dispondo de um número adequado de profissionais para este fim, havendo a necessidade de adequações relativas a esta situação emergencial dividindo a equipe entre o novo isolamento e a unidade de terapia intensiva.

ATENDIMENTOS ESPECIAIS

Aracaju possui dois Centros de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar Siqueira Campos e Cemar Augusto Franco) que, juntos, realizaram, efetivamente, 112.182 atendimentos em 2015, nas mais diversas áreas. Porém, apesar de todas as campanhas divulgadas recentemente, o absenteísmo (não comparecimento aos procedimentos marcados) ainda é uma realidade dentro da Rede Municipal de Saúde, o que acaba por atrapalhar o fluxo de marcações de consultas e exames.

ABSENTEÍSMO

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada da Saúde de Aracaju, José Soares de Melo Neto, durante as campanhas de combate ao absenteísmo, notou-se uma diminuição desses casos, com o comparecimento das pessoas às Unidades de Saúde da Família (USFs) para confirmarem seus procedimentos, mas, no decorrer dos outros meses, as pessoas deixaram de comparecer aos seus compromissos de saúde. “O absenteísmo é uma realidade na Rede Pública de Saúde. Existem pacientes que marcam seus procedimentos, mas não comparecem, nem ao menos avisam que faltarão. A cultura de achar que por ser público, não precisa justificar e dialogar quanto ao não comparecimento da marcação, acaba por gerar grandes filas e problemas para encaixar pacientes que realmente necessitam do ate ndimento. É preciso que os aracajuanos se conscientizem e compareçam aos atendimentos previamente marcados”, frisou Soares.

FORÇA TAREFA

Para intensificar ainda mais as ações de combate ao Aedes aegypti na capital sergipana, a Prefeitura de Aracaju tem realizado ações de Força Tarefa todos os sábados. Os agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde, além dessas ações, que a cada semana se concentram em um bairro, trabalham de segunda a sexta-feira em toda a cidade eliminando os focos do mosquito e orientando a população. Ao todo, a SMS possui 243 agentes de Endemias e 840 Comunitários de Saúde.

 HORA EXTRA

acordo com a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Zika Vírus e Febre Chikungunya, Taíse Cavalcante, a força tarefa é sempre uma intensificação, mas não é o único trabalho que os agentes realizam. "Nos dias de sábado a Prefeitura de Aracaju paga a mais para os agentes trabalharem nas ruas combatendo o mosquito, mas durante a semana eles realizam o trabalho normalmente em todos os bairros. É importante ressaltar que as forças tarefas são realizadas com 133 pessoas, sendo que 50 são agentes de Endemias, 50 agentes Comunitários de Saúde e 33 homens do Exército. Porém, durante a semana, o trabalho é realizado por todos os agentes de Endemias da capital, que atualmente são 243", informa.