Cláudio "Botafogo" Messias - 29 de janeiro

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudio 1AGENDAMENTO ELETRÔNICO

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), está iniciando o processo de implantação de agenda eletrônica nas Unidades de Saúde da Família (USFs) da capital. Dez USFs já estão funcionando com o sistema de marcação de consultas agendadas previamente, com data e horário marcado para o profissional que o paciente é acompanhado na unidade. Além disso, também está sendo informatizado o controle das farmácias das USFs e hospitais municipais, e implantado o prontuário eletrônico.

MADRUGADOR

Segundo o secretário Municipal da Saúde, Luciano Paz, a agenda eletrônica é apenas uma das implantações que a SMS está desenvolvendo. “A agenda é importante porque começa a colocar em evidência aquele cidadão que chegava cinco horas da manhã e que não vai precisar mais chegar tão cedo, pois como lá não é urgência, ele vai apenas na unidade para deixar marcada a data que melhor se encaixa para o seu atendimento. Mas já quem precisar ter atendimento de urgência, é importante destacar que o paciente precisa procurar os hospitais municipais”.

MEDICAMENTO

O secretário Luciano Paz explica que a parte de medicamento também está sendo informatizada, além da implantação dos prontuários eletrônicos, que acontecerá ainda esse ano. “A recepção dos dois hospitais já está fazendo o acolhimento de forma eletrônica e já estamos concluindo também a implantação do prontuário eletrônico também nos hospitais e o fornecimento da dispensação de medicamentos. Das unidades de saúde, a USF Osvaldo Leite, que foi reinaugurada em dezembro, vai ser a unidade-piloto na implantação desse prontuário eletrônico. Essa unidade já tem equipamentos na maior parte dos consultórios e na recepção também. Então, assim que a pessoa for recebida pela unidade, o prontuário não será mais no papel, e sim dentro desse sistema”, finaliza Luciano.

HORÁRIO

A gerente da USF Dona Sinhazinha, Gleide Nascimento, explica que o horário para realizar o agendamento é sempre das 7h às 17h. “Mesmo algumas dessas unidades funcionando em horário estendido, o horário de agendamento é sempre até as 17h. E a população está aprovando esse novo sistema de marcação”. As 10 Unidades com esse sistema de marcação são: Oswaldo de Souza (bairro Getúlio Vargas), Joaldo Barbosa (b. América), Dona Sinhazinha (b. Grageru), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Osvaldo Leite (Santa Maria), Anália Pina (Almirante Tamandaré), Lauro Dantas (Bugio), Dona Jovem (b. Industrial), Geraldo Magela (conj. Orlando Dantas) e Cândida Alves (Santo Antônio).

ATENDIMENTO 2015

O atendimento nos Hospitais Municipais de Fernando Franco (Zona Sul) e Nestor Piva (Zona Norte) teve um aumento de cerca de 27% em 2015, em relação ao ano anterior. De acordo com o levantamento feito pela Rede de Urgência e Emergência (Reue), da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), foram realizados 293.984 atendimentos no ano passado, enquanto que em 2014 foram atendidas 229.994 pessoas. “Estamos trabalhando para agilizar o atendimento e qualificar também nossos profissionais. Isto, tanto dos Hospitais Municipais quanto das Unidades de Saúde da Família, pois o foco da Prefeitura de Aracaju é atender bem ao cidadão”, destacou Luciano Paz, secretário Municipal da Saúde.

BALANÇO

Durante toda a semana passada, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) envolveu todos os seus profissionais para a mobilização da campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti” e também promoveu ações em diversos locais da capital sergipana, para que todos estejam envolvidos no combate ao mosquito que transmite a Dengue, Zika Vírus e a Chikungunya. Nesta quarta-feira, 27, a Diretoria de Vigilância em Saúde da SMS divulgou o balanço das ações realizadas durante a campanha.

ENCONTRO MICROCEFALIA

No Bloco F da Universidade Tiradentes, profissionais técnicos, pediatras e clínicos gerais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) se reuniram para discutir as diretrizes relacionadas à Microcefalia, ao Zika Vírus e pormenores relacionados ao mosquito Aedes aegypti. Na ocasião, o médico geneticista Emerson Santana Santos palestrou sobre a doença, detalhando nuances baseadas em suas pesquisas ao longo de quase 20 anos de estudos no assunto.

FATORES

“Existem diversos fatores que implicam no nascimento de crianças com Microcefalia, entre os quais, a genética, consumo de álcool (durante gravidez), consumo de medicamentos, parentesco entre o casal, idade da mulher. Sempre existiu Microcefalia, só que relacionada ao Zika Vírus é um algo novo e que estamos analisando, porém, já sabemos que o Zika Vírus tem predileção pelo cérebro das crianças”, explicou Emerson.

REPELENTES

Uma das maneiras de precaução contra o mosquito Aedes Aegypti é o uso constante de repelentes. A Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou entrega de repelentes às gestantes da Unidade de Saúde da Família (USF) Dona Jovem, localizada no Bairro Industrial.

INFORMAÇÕES

Antes da entrega dos repelentes foram realizadas palestras educativas sobre o assunto para alertar as gestantes sobre como prevenir-se contra o mosquito. Os mesmos estão sendo entregues nas 43 unidades de saúde do município de Aracaju. Segundo a equipe, o uso do repelente não é proibido para gestantes, o indicado é que se utilize de acordo com as normas prescritas nos rótulos do produto. Os repelentes devem ser aplicados nas áreas expostas do corpo.

ARATU VERMELHO

O já tradicional Bloco de carnaval Aratu Vermelho não acontecerá mais em Frente à Casa do Poeta Mário Jorge, na Praça Tobias Barreto, como nas edições anteriores. Este ano, a festa acontece a partir das 18h, em frente à CUT, localizada na Rua Porto da Folha, 1039, bairro Cirurgia. A data da festa permanece a mesma, dia 5 de fevereiro, sexta-feira feira de carnaval.

MUDANÇAS

Outra alteração foi a suspensão do cortejo cultural que ocorreria no período da tarde, no centro da capital. As mudanças foram motivadas pela decisão da justiça sergipana, que impôs novas regras de segurança para os festejos do período de carnaval. A folia do Aratu Vermelho será animada por charanga e show da cantora Karla Isabella, que apresentará um repertório repleto de frevo, música popular e conhecidas marchinhas de carnaval. A programação inclui ainda o sorteio da rifa do Aratu, e homenagem à professora pesquisadora da cultura popular e agente cultural Maurelina dos Santos.

PARTICIPAÇÃO

Para participar, basta adquirir a camisa do bloco, na Casa do patrono do Aratu Vermelho, Poeta Mário Jorge, localizada na Praça Tobias Barreto, 78. A camisa custa R$ 15 e dá direito a um caldinho e uma bebida durante o evento. Mais informações através do telefone (79) 3022 1646.