FEST SERGIPE
Com a participação do presidente da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), foi realizado ontem, pela manhã, na Sementeira, o sorteio para os vendedores que irão comercializar ao lado do FestSergipe, que acontece a partir de amanhã, em frente ao Shopping Riomar.
INSATISFEITOS
Os ambulantes ficaram insatisfeitos com o local determinado para eles. Acontece que a festa é particular e ninguém é idiota de investir, para que outros ganhem filé. Tem que se contentar e rezar para que São Pedro não resolva participar da festa e estrague tudo mandando todas as águas.
LANCHE
Durante a realização do sorteio na Emsurb o diretor de Espaço Público e Abastecimento da Emsurb, Luiz Carlos dos Santos (Branca de Neve), fez farta distribuição de café, bolos, tortas e refrigerantes. Ninguém pode reclamar que já não começou vendendo. Agora é torcer para que a turma esteja com dinheiro no bolso e com disposição para gastar fora do Fest Sergipe.
PLANO DIRETOR
Para o vereador, um dos projetos mais importantes entre os que devem ser discutidos nos trabalhos legislativos deste ano é, justamente, o PDDU. “Neste sentido, atendendo ao desafio de formação permanente dos integrantes do nosso mandato, a nossa assessoria tem que estar devidamente preparada para interferir no processo de discussão e elaboração do Plano Diretor, sobretudo no que concerne ao atendimento da população quanto às suas expectativas em relação ao tema”, explicou Iran.
OBRAS
O deputado Garibalde Mendonça (PMDB), esteve acompanhando o andamento das obras de recuperação da SE- 230, nas imediações do KM 95, no trecho do município de Monte Alegre - Nossa Senhora da Gloria, que foi destruída em função das fortes chuvas.
CONVERSA
O parlamentar conversou com os técnicos do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER/SE), que estão trabalhando no local sobre a previsão de conclusão dos trabalhos, pois se trata de um trecho de trafegabilidade que é muito usufruído por produtores rurais, feirantes, pecuaristas, população em geral dos municípios que compõem a Rota Sertão, tais como: Nossa Senhora das Dores, Gloria, Monte Alegre, Poço Redondo, Canindé do São Francisco, entre ouros.
Garibalde disse, que inicialmente os homens do DER/SE estão no local trabalhando em um desvio emergencial, e que até o final do dia de hoje o trafego de veículos será liberado. Ele informou ainda, que, segundo o encarregado da obra, a previsão para a conclusão dos trabalhos total para a recuperação da via é para o final do mês que vem.
ARACAJU UNIDA
A campanha "Aracaju Unida contra o Aedes aegypti" segue a todo vapor em diversos pontos da capital. Na manhã desta quarta-feira, 20, quem passou pelo Centro da cidade pode ver uma grande mobilização de profissionais da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju (SMS), empenhados no combate do mosquito transmissor da Dengue, febre Chikugunya, e Zika Vírus. A ação contou com o apoio do Teatro de Rua, da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito de Aracaju (SMTT), que usou de atividades lúdicas para conscientizar a população.
CONCENTRAÇÃO
Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, a escolha do Centro como local da mobilização de hoje foi em decorrência da maior concentração de pessoas. "Desta forma, pretendemos um alcance bem maior. Apostando, ainda, na educação como nossa maior aliada no combate ao mosquito. Durante a entrega dos panfletos, reforçamos com as pessoas a importância de zelar por suas residências, evitando locais propícios à proliferação do Aedes aegypti", destacou.
TEATRAL
A coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Raulina Gomes, foi convidada pela Rádio Comércio para ampliar a divulgação da campanha. “Aproveitamos o momento para destacar a responsabilidade que o cidadão tem frente a essa luta de combate ao mosquito. Nosso objetivo é agregar soldados nessa batalha e conseguiremos com o empenho de todos”, afirmou. O grupo “Teatro de Rua” fez uma bela apresentação na Rua do Turista, mostrando as consequências de deixar água parada. A iniciativa foi elogiada. “Esta foi uma ótima maneira de mostrar à população a gravidade do problema que esse mosquito representa. É necessário que todos tenham consciência disso”, ressaltou o aposentado Carlos Alberto Cordeiro.
MOBILIZAÇÃO
Para o estudante Luiz Rocha, a mobilização mostra que o assunto está sendo trabalhado de forma séria. “Eu tenho vários amigos que já tiveram as doenças causadas pelo mosquito e sei que isso ocorre independe de classe social, portanto, todos precisam tomar os cuidados para não deixar ele se disseminar”, falou.
ESTUDANTES
Como parte da campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti”, na manhã da última terça-feira, 19, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) participaram de ação direcionada aos alunos do oitavo e nono ano da Escola Estadual Barão de Mauá. A atividade contemplou a passagem de um filme educativo, a realização de uma brincadeira de perguntas e respostas e a visualização, por meio de um microscópio, das formas evolutivas do mosquito.
APROVEITAMENTO
“Aproveitamos que na Barão de Mauá ainda tem dias letivos para realizarmos uma prática educativa sobre o combate ao Aedes aegypti, possibilitando aos escolares a oportunidade de serem multiplicadores de informações”, pontuou a referência técnica do Programa Saúde na Escola da SMS, Ilziney Simões. De acordo com a especialista, o objetivo da ação foi alcançado. “A finalidade da intervenção foi provocar nos alunos uma reflexão sobre o seu papel e responsabilidade acerca da proliferação deste vetor e as possíveis consequências para a sociedade. Nessas ações contamos com o apoio do pessoal da Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), Centro de Zoonose e também com a participação dos agentes de endemias&rdqu o, frisou.
ATIVIDADES
Até a próxima sexta-feira, 22, inúmeras atividades acontecerão em toda a capital. A coordenadora de Vigilância Epidemiológica de Aracaju, Raulinna Gomes ressaltou que a campanha “Aracaju Unida contra o Aedes aegypti” pretende atingir o máximo de pessoas, incluindo crianças e adolescentes. “É preciso sensibilizar todos os aracajuanos quanto aos problemas de saúde que apenas um mosquito pode gerar para nossas vidas. Essa luta é realmente de todos, independente da idade, é importante participar”.