ITABAIANA
A saúde de Itabaiana está acabada. Só tem o nome, garante Carlito Ferreira Jesus, garantindo que as pessoas vivem com medo da febre Chikungunya. Ele garante que a situação só melhorou, depois de ação do Estado, para combater o mosquito transmissor da dengue. Carlito pede a contratação de servidores para atuarem no combate ao mosquito transmissor da dengue.
MULTA INDEVIDA
É cada vez mais comum as reclamações de motoristas que procuram o deputado Garibalde Mendonça (PMDB), para denunciar que estão sendo alvo de constantes multas nas ruas e avenidas da cidade. Eles alegam que estão recebendo multas por falta de uso de cinto de segurança e uso de telefone, sem ter cometido a infração. Muitos condutores afirmam ainda desconhecer como recorrer e por isso, acabam pagando valores indevidos. Porém, outros vão atrás do direito.
VALORES
O valor da infração por dirigir o veículo utilizando-se de fones de ouvidos ou de telefone celular, por exemplo, é de R$85,13 e a perda de 4 pontos da CNH, já por não usar o cinto de segurança a infração é de R$127,00 e a perda de 5 pontos na carteira.
SAÚDE NOS MERCADOS
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realizará, nesta sexta-feira, 15, o evento “Saúde no Mercado” para os feirantes e a população em geral.
PROCEDIMENTOS
Serão realizadas verificações de pressão arterial, glicemia capilar, exames de lâmina, consultas médicas, vacinação de tétano, Hepatite B e Gripe Influenza, além de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite. A ação será realizada na Praça dos Mercados Centrais de Aracaju, das 7h às 13h. O evento terá ainda a participação do Programa de Redução de Danos, do Consultório na Rua, da Unidade de Saúde da Família (USF) Maria do Céu e do Programa Municipal de DST/Aids, que estará com o CTA Itinerante para realização dos testes rápidos.
PROFESSORES
Na manhã de ontem, quarta-feira, 13, a Coordenação de Vigilância Epidemiológica (Covepi), reuniu professores dos 25 pólos do Programa Academia da Cidade, (PAC) da Secretaria Municipal da Saúde Aracaju (SMS). A proposta do acolhimento pedagógico, ministrado pela coordenadora da Covepi, Raulinna Gomes, foi capacitar com informações necessárias para ações de prevenção ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus, Dengue e febre Chikungunya. O encontro aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), Siqueira Campos. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, se faz de extrema importância o envolvimento do Programa Academia da Cidade, nas mobilizações organizadas pela SMS.
DISSEMINADORES
Os mestres atuam como importantes veículos disseminadores de informações sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue. “Os professores estão diariamente em contato com a população e enxergamos nisso a possibilidade de atuarem como parceiros e multiplicadores das ações de prevenção ao Zika Vírus, Dengue e Febre Chykungunia, sensibilizando os usuários quanto às medidas necessárias para a redução do risco de epidemias”, destacou diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard.
RIVANDA BATALHA
Superfaturamento, formação de cartel com a conivência do gestor, pagamento antecipado de faturas sem a entrega dos produtos às escolas públicas da rede municipal de São Cristóvão e indiciamento civil e criminal da ex-prefeita do município, Rivanda Batalha Farias, do ex-pregoeiro oficial e do secretário municipal da educação do município. Esta foi à conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada na Câmara Municipal de Vereadores de São Cristóvão no ano passado para investigar as fraudes ocorridas na distribuição da merenda escolar naquele município, episódio denunciado pela imprensa que ganhou destaque, inclusive, no cenário nacional.
RENÚNCIA
Durante às denúncias sobre seu envolvimento com a quadrilha que frauda a merenda escolar, a então prefeita Rivanda Farias Batalha renunciou ao cargo no dia primeiro de junho do ano passado e foi substituída pelo então vice, Jorge Eduardo Santos, um aliado.
COMISSÃO
A CPI foi criada no dia 12 de junho do ano passado, mas o relatório acabou arquivado na última sessão legislativa, realizada no ano passado, por decisão da maioria dos vereadores, integrantes do bloco que dão sustentação ao Governo Municipal. No entanto, os vereadores de oposição decidiram dar prosseguimento e protocolaram representação junto ao Ministério Público Federal (MPF), solicitando investigação e reponsabilização criminal daqueles gestores e envolvidos no suposto esquema fraudulento criado para desviar recursos públicos naquele município.
HOMENAGEM
A Federação Estadual das Entidades Comunitárias de Sergipe (FECS) promove hoje, quinta-feira, 14, a homenagem pelo Dia do Líder Comunitário. A solenidade vai acontecer às 15h na Câmara de Vereadores de Aracaju. De acordo com a Presidente da FECS, Adriana Oliveira, o líder comunitário é o mais fiel e legítimo elo entre o povo e as autoridades na busca de soluções para as demandas sociais.
CONHECEDOR
“O verdadeiro líder comunitário conhece cada um dos membros da sua comunidade e sabe como se comunicar com ele. Deve fazer aquilo que é certo e não aquilo que lhe é conveniente e faz o trabalho por amor e prazer à sua comunidade. O líder traduz a vontade de seu grupo através de iniciativas educativas, esportivas, culturais, sociais e políticas públicas, obtendo significativas melhorias para sua comunidade”, afirma Adriana. A homenagem ao Dia do Líder Comunitário é instituída pela Lei Nº 4.011. O objetivo é reconhecer o trabalho de pessoas que se dedicam sem interesses pessoais e voluntariamente à prestação de serviços para a comunidade a qual pertence.
ALIADO SEMPRE
José Evaldo, presidente da Câmara Municipal de São Cristóvão, aliado de todas as horas do ex-prefeito Armando Batalha (esposo da ex-prefeita Rivanda Farias), decidiu ajudar o “patrão”, segundo opositores de Batalha, e arquivou o processo contra a ex-prefeita Rivanda Batalha. É isso aí. Amigo é para todas as horas, mesmo que o povo leve fumo. Como sempre.