PROFESSORES APOSENTADOS
O SINTESE vem a público para repudiar a postura desrespeitosa do Governo do Estado de Sergipe no que diz respeito ao atraso no pagamento das aposentadoria de professores e demais servidores públicos do Estado. Por mais um mês consecutivo o governo atrasa o pagamento das aposentadorias e coloca em risco a saúde financeira dos servidores aposentados e de suas famílias. Até presente data os professores e demais servidores aposentados não receberam os proventos referentes ao mês de dezembro 2015.
MENTIROSO
O Governo do Estado havia assegurado que o pagamento de dezembro dos servidores aposentados seria efetuado no dia 11 de janeiro. Alguns dias após o anúncio da data, o governo lança nota dizendo que as aposentadorias seriam pagas nesta terça-feira, 12 de janeiro. No entanto, nesta terça-feira, os servidores aposentados foram surpreendidos pelo governo do estado, que mais uma vez postergou o pagamento dos proventos de dezembro. Agora o governo diz que pagará nesta quarta-feira, dia 13. Desde julho de 2015 que os aposentados começaram a receber seus proventos de forma parcelada. A partir de outubro a situação piorou, pois as aposentadorias passaram a ser pagas com atraso.
PUNIÇÃO
Para o SINTESE a conduta do Governo do Estado de Sergipe é inadmissível e deve ser punida. O servidor aposentado não merece continuar a viver com tal insegurança, vendo mês após mês o governo pagar as aposentadorias na data que bem entende. Enquanto isso, as contas que chegam as casas dos professores e servidores aposentados vão se acumulando, assim como os juros. As despensas vão ficando vazias e os remédios deixam de ser comprados. A postura cruel do Governo do Estado acarreta no acumulo de dívidas, na perda da saúde e abala a dignidade daqueles que dedicaram mais de 25 anos de suas vidas a prestação de serviços para a população de Sergipe.
JUSTIÇA
Diante de tudo isso, o SINTESE irá notificar o Ministério Público Estadual e o Tribunal de Contas do Estado para exigir que medidas contra o atraso e parcelamento do pagamento dos proventos de aposentadorias sejam imediatamente tomadas. O Governo do estado de Sergipe não está acima da Lei e deve ser penalizado por sua postura ilegal. O SINTESE também impetrou ação judicial para que o Estado seja obrigado a legalizar o pagamento dos professores aposentados dentro do mês.
AQUIDABÃ
Bancos velhos, portas fechadas com cordões, lataria incompleta. Essa é a realidade dos veículos que fazem o transporte escolar nos povoados Cruz Grande, Facão, Cajueiro do Facão, Santa Terezinha e Lagoa do Mato em Aquidabã. A vida de estudantes, professores e de toda a comunidade onde esses veículos circulam correm risco. Esse é apenas um dos problemas vividos pela Educação do município. Não foi à toa que na Prova Final da Educação Pública, a administração do prefeito José Carlos (o Carlinhos) foi uma das 10 que tiveram a pior nota da edição 2015 (0,9). O SINTESE irá notificar o Ministério Público e o Detran/SE para que adotem medidas urgentes antes que algo de grave aconteça. Vale lembrar que em 2015 o município recebeu R$104.043,55 do Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar - Pnate
SANTO AMARO
No último final de semana, o magistério municipal de Santo Amaro das Brotas foi surpreendido com o corte de 13 dias de salários. A justificativa da prefeitura para o corte foi os dias de greve da categoria (01 a 11 de dezembro). Fato curioso é que o corte não foi para a totalidade dos professores. Alguns receberão e outros não. Não há amparo legal e nem sequer administrativo para o corte, pois as aulas referentes aos dias de greve já foram repostas e o ano letivo de 2015 foi encerrado na última terça-feira (05 de janeiro). Ao buscar informações na secretaria de Educação, representantes do SINTESE foram informados de que não há previsão da devolução dos dias cortados arbitrariamente. “Essa é mais uma forma que o prefeito Chileno quer punir os professores, mas nós não vamos aceitar isso”, disse a professora Sandra Morais, diretora do Departamento de Assuntos das Bases Municipais do SINTESE. O sindicato solicitou uma audiência com o prefeito, mas até o momento não obteve resposta.
GESTANTES
Desde o início de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Rede de Atenção Primária (Reap), colocou à disposição nove Unidades de Saúde da Família (USFs) como referência psicológica para atender as gestantes (a partir de 24 semanas de gestação) com diagnóstico de Zika Vírus, as mulheres puérperas (que tiveram bebê há menos de 45 dias), cujos filhos nasceram com Microcefalia e também as gestantes que tiveram os sintomas de Zika ainda sem confirmação, apresentando grau elevado de ansiedade ou sintomas psicopatológicos. Esse atendimento especial foi implantado por conta do aumento de casos de Microcefalia, causados pelo Zika Vírus.
PROCURA
Algumas mulheres já começaram a buscar o serviço, porém, segundo a coordenadora de Saúde Mental da Reap, Dalyanne Oliveira, ainda é preciso a adesão dessas mulheres, que se sentem receosas para buscar o atendimento. “A proposta é promover ações preventivas de esclarecimento sobre a condição de saúde da mãe e do bebê. Queremos minimizar possíveis ansiedades, dúvidas e medos em relação ao processo gestacional, puerperal e fortalecer o vínculo da mãe com o bebê. Como ainda é uma coisa nova, muitas mulheres estão com receio de procurar esse tipo de atendimento. É preciso que, nesse momento, essas mulheres não tenham vergonha, podem procurar os profissionais de saúde da unidade que eles irão realizar o encaminhamento. O serviço já está implantado, as equipes de profissionais já estão trabalhando, mas é preciso que haja procura no atendimento”, explicou.
OSVALDO LEITE
inaugurada no último dia 15 de dezembro de 2015, a Unidade de Saúde da Família (USF) Osvaldo Leite, no bairro Santa Maria, funciona com atendimento ampliado para todos os moradores da região, compreendendo, inclusive, os pacientes acolhidos pela USF Elizabeth Pita (que está sendo demolida para reconstrução de uma nova unidade). Desde o momento em que foi entregue à população, a USF Osvaldo Leite vem se tornando uma referência para marcação e realização de consultas clínicas, exames, aplicação de vacinas e aerossol, medição de pressão arterial e glicemia, realização de curativos, atendimento às gestantes (através do Programa Mamãe Coruja), entre outros serviços.
HUMANIZAÇÃO
Para um atendimento mais completo, a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) construiu a USF Osvaldo Leite, levando em consideração o protocolo de humanização do SUS. “Nosso objetivo é que o local esteja sempre cheio de pacientes e que o fluxo, tanto da Osvaldo Leite quanto da Elizabeth Pita seja constante, porém, prezamos pela qualidade dos nossos serviços. Para tanto, ampliamos a carga horária dos funcionários. Quem antes trabalhava 30h semanais, agora passou para 40h, consequentemente, aumentou o número de profissionais dentro da unidade. Isto vem contribuindo para que a população procure o local e resolva suas necessidades”, explicou o coordenador da Rede de Atenção Primária (Reap) da SMS, Murilo Oliveira.
INSETECIDA
Conforme determinação do secretário municipal de Saúde, Luciano Paz, até o dia 15 de janeiro, os cinco bairros de Aracaju que estavam recebendo a visita do carro fumacê estarão recebendo o segundo ciclo de aplicação de inseticidas. O fumacê é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, e circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya. Entre os dias 11 e 13 de janeiro o fumacê estará no bairro Cidade Nova, nos dias 11 e 12 no Santo Antônio, 13 e 14 no bairro 18 do Forte, de 11 a 14 no bairro Santa Maria, e nos dias 14 e 15 de janeiro o fumacê estará no bairro 17 de Março.
ITABAIANA
Prefeito Valmir receba essa bomba!!!!
Segundo o opositor ferrenho do prefeito de Itabaiana, Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), O Ministério Público anula o edital do pregão 015/2014, realizado pelo município de Itabaian. Carlito Ferreira Jesus se orgulha de ser um dos que denunciaram a irregularidade. E o MP acaba de dar a decisão: “anulando o pregão dos ônibus escolares em que foi encontrado várias irregularidades”. Olhe prefeito Valmir as minhas denúncias aos poucos estão sendo concluídas . Olhe um abacaxi para você descascar e olhe que esse abacaxi é grande. E aquele terreno que dizem que você vendeu, que fica vizinho ao MP , eu estou acompanhando a quem você vendeu, a onde o dinheiro foi investido e se o dinheiro está declarado. Completa Carlito.
MARUIM
No Centro de Qualificação Maria Izabel Barreto, em Maruim (SE), cinco conselheiros tutelares titulares foram empossados em uma cerimônia prestigiada. Eleitos no dia 04 de outubro de 2015, através do voto popular, os conselheiros tutelares desenvolverão suas atividades no quadriênio 2016-2019. Maria do Carmo dos Santos, Alberto Cristiano dos Santos, Luana Flávia Menezes Nascimento Gomes, Erika da Silva Pinheiro e Eliezer Rezende da Cruz foram diplomados e começam a exercer a titularidade de imediato, conforme Decreto Municipal Nº 135/2016, assinado pelo prefeito de Maruim, Jeferson Santos de Santana. Além destes, Isabel dos Santos, Maria Iraci dos Santos Mota, Damiana Alves de Oliveira e Isis Regina Silva Souza também foram diplomados na condição de suplentes. A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Ivanize Brandão, destacou a importância dos conselheiros na sociedade