Cláudio "Botafogo" Messias - 12 de janeiro

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudioMELHOR SE SERGIPE

O jornalista Carlos Ferreira garante que Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR, é o melhor prefeito de Sergipe. Claro que ele não pode dizer ao contrário, afinal, é assessor de Comunicação da Prefeitura de Itabaiana e defende os seus trocados. Valeu. Valeu o boi, o churrasco e tudo que tem direito para uma mesa farta.

VALADARES FILHO

O deputado federal Fábio Mitidieri, na condição de presidente do Diretório Municipal do PSD em Aracaju, anunciou, durante entrevista coletiva conjunta com o PSB, o apoio integral do PSD ao lançamento da pré-candidatura do também deputado federal, Valadares Filho (PSB), para prefeito de Aracaju em 2016. Acompanhado do pai e deputado estadual Luiz Mitidieri (PSD), Fábio defendeu a renovação na política, com uma gestão mais moderna e uma proposta “para recolocar Aracaju no caminho do desenvolvimento”.

SEM BARGANHA

Ao justificar o evento, Mitidieri enfatizou que o PSD apostou na pré-candidatura de Valadares Filho e que não está “barganhando” nada em relação a 2018. “Não existe essa coisa de negociar apoio lá na frente. Nós não trabalhamos fazendo barganha! A gente já vinha conversando e fizemos uma análise sobre a realidade do município em 2015, sobre as manifestações e a vontade das pessoas por mudanças. Antecipamos esse anúncio para que a gente possa trabalhar junto ao agrupamento, liderado pelo governador Jackson Barreto (PMDB), para que outros partidos venham somar a este projeto”.

DESENVOLVIMENTO

Ao ser questionado sobre o apoio a Valadares Filho, Fábio Mitidieri comentou: “Queremos recolocar Aracaju no caminho do crescimento e do desenvolvimento. Como aracajuano, quero a minha cidade mais bonita e feliz. Sobre o Senado é um projeto para 2018 e candidatura majoritária é algo que não se impõe, mas se conquista. Vamos discutir isso com os demais partidos do nosso arco de alianças. Mas nós estamos preocupados e focados é com 2016. Queremos continuar sendo o partido com mais prefeitos eleitos e vereadores”, completou Mitidieri.

jACKSON SABE

Questionado se o governador Jackson Barreto tinha conhecimento sobre a decisão do PSD de apoiar a pré-candidatura a prefeito de Aracaju de Valadares Filho, Mitidieri disse que “tudo o que está acontecendo aqui o governador Jackson Barreto acompanhou. Foi discutido e colocado para ele a disposição do PSD de Aracaju de acompanhar Valadares Filho neste projeto. A gente espera que, no momento em que o governador entender ser o mais correto, que ele também possa se somar a este projeto que nós apostamos que será vitorioso”.

FÁBIO NÃO VETA

Já sobre uma possível segunda candidatura dentro da base do governo de Jackson Barreto para prefeito de Aracaju, Mitidieri disse que “isso faz parte da democracia. Eu não posso vetar se outro partido deseja lançar uma candidatura. Se o ex-prefeito Edvaldo Nogueira (PCdoB) decidir ir para a disputa ou Zezinho Sobral (PMDB), nós entendemos que faz parte do processo. Nosso objetivo é buscar a unidade. Mas, se não for possível, a gente se alia no segundo turno”.

GOGÓ

Defendendo o gogó das crianças, o assessor do prefeito Valmir dos Santos Costa (Valmir de Francisquinho), PR, depois de garantir que o homem é o melhor – e não poderia ser pior, senão estaria demitido-, agora diz que não tem melhor cabo eleitoral para o prefeito de Itabaiana, Valmir de Francisquinho do que alguns assessores da oposição.

BATE-REBATE

 Hoje,  diz Ferreira na internet, um deles (gente da oposição a Valmir)  postou que a atual administração vai ficar marcada pelos altos índices de violência na cidade. Imagine. Como se a segurança fosse de responsabilidade da prefeitura. Além disso, fez o povo lembrar que na época em que a oposição estava no poder, assassinaram um motorista aposentado dentro do prédio da própria prefeitura. Vale lembrar que a atual gestão trabalha em parceria com o Estado e mesmo sem obrigação constitucional, investiu recursos próprios para melhorar as instalações da delegacia, se responsabiliza pelo combustível e alimentação dos policiais.

VACINA

Preocupado com o crescimento nos casos de dengue, zika vírus e chikungunya, e sensibilizado com os constantes apelos dos sergipanos por onde anda, o líder da bancada de oposição na Assembleia Legislativa, deputado estadual Valmir Monteiro (PSC), decidiu que vai apresentar uma indicação ao governador Jackson Barreto (PMDB) e ao secretário de Estado da Saúde, Zezinho Sobral, no sentido que o Governo de Sergipe disponibilize a vacina que combate a dengue, gratuitamente, para a população. Valmir baseia sua preocupação em levantamentos da própria secretaria de Estado da Saúde, dando conta que os casos confirmados de dengue em Sergipe quase que triplicaram entre 2014 (1.931 confirmações) e 2015 (5.090 confirmações). “Tenho acompanhado o sofrimento de parturientes que estão sob forte tensão por conta da Microcefalia; quem não tem na sua família algum parente que não já tenha sido vítima dessa dengue, do zika ou da chikungunya?”, questionou o deputado.

TODOS

Valmir acredita que a vacina contra a dengue, aprovada a pouco pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda vai demorar muito a chegar tanto nos laboratórios particulares e, principalmente, no Sistema Único de Saúde (SUS). “Sei que estamos vivendo em tempos de crise, mas o governo tem que saber separar o que é importante do que é fundamental. Não podemos ver nossos irmãos agonizando com essa doença e nós não podermos fazer nada”. Valmir acha que o combate ao mosquito é uma questão de consciência social, onde as pessoas precisam ter esse compromisso dentro de casa, não permitindo o acúmulo de água parada. Acho que há boa vontade do governo em acertar, como de todos os municípios. “Sendo assim, decidi fazer essa indicação ao governador para que ele faça um esforço e consiga fornecer para os sergipanos, dentro de uma faixa etária considerável, a vacina gratuitamente”, completa Valmir.

ATENDIMENTO

Os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) realizaram juntos 1.801 atendimentos no último final de semana, sendo a maioria destes concentrados na especialidade clínica. Segundo dados divulgados, os profissionais registraram apenas um aumento no número de procedimentos cirúrgicos no Hospital Municipal Nestor Piva, que registrou 164 casos, índice considerado anormal para fins de semana típicos.

FUMACÊ

Entre os dias 11 e 15 de janeiro, os cinco bairros de Aracaju que estavam recebendo a visita do carro fumacê estarão recebendo o segundo ciclo de aplicação de inseticidas. O fumacê é uma parceria entre a Prefeitura de Aracaju e Governo do Estado, e circula no começo da manhã e no final da tarde, em horários apontados como mais propícios para a presença do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Zika e febre Chikungunya. Entre os dias 11 e 13 de janeiro o fumacê estará no bairro Cidade Nova, nos dias 11 e 12 no Santo Antônio, 13 e 14 no bairro 18 do Forte, de 11 a 14 no bairro Santa Maria, e nos dias 14 e 15 de janeiro o fumacê estará no bairro 17 de Março.

CICLOS

Segundo a coordenadora do Programa Municipal de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, a ação é desenvolvida em quatro ciclos, ou seja, em quatro semanas consecutivas. “A aplicação é dividida de acordo com o ciclo de desenvolvimento do mosquito, pois, da picada da fêmea e da maturação do ovo até a formação do mosquito adulto, são passados sete dias. O carro fumacê deve retornar a cada sete dias para eliminar os novos mosquitos que foram gerados durante a semana anterior, pois o ovo dessa semana é o mosquito da dengue na semana que vem”, explicou.