SES atualiza número de casos de microcefalia em SE

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

MICROCEFALIAA Secretaria de Estado da Saúde atualizou no início da noite de quinta-feira (18) o número de casos de microcefalia em Sergipe. Foram 54 até hoje. Ainda de acordo com a SES, os casos foram registrados em 25 municípios.

Sergipe é o segundo estado do Nordeste que apresentou maior alta no número de casos neste ano, segundo dados divulgados ontem pelo Ministério da Saúde (MS).

Para o médico infectologista Marco Aurélio ainda é cedo afirmar que a microcefalia tem ligação com o mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika Vírus, da dengue e a Febre Chikungunya, conforme apontam os primeiros estudos.

“Até o momento, Sergipe não confirmou nenhum caso do vírus Zika. O estado está colaborando com o Ministério da Saúde e realizando as notificações. O que nós já sabemos é que 90% das gestantes que tiveram bebês com microcefalia apresentaram alguma doença exantemática, ou seja, doença infecciosa sistêmica, durante a gravidez. As gestantes precisam fazer o pré-natal de forma correta porque o acompanhamento é importante para a mãe e para o bebê”, alertou o médico.

A orientação é que as gestantes não se automediquem e que procurem atendimento médico quando tiverem algum problema de saúde. Segundo a SES, o Ministério da saúde implantou um prontuário que deve ser utilizado para realizar as investigações para encontrar as causas prováveis da microcefalia e as matrizes devem notificar os casos ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS). Essas diretrizes já estão sendo cumpridas em Sergipe.

 

 

Contato:g1se