Cláudio “Botafogo” Messias - 12 de novembro

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

claudioCIRURGIA

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que até o momento não recebeu qualquer notificação oficial do Hospital de Cirurgia acerca da suspensão das cirurgias eletivas ou qualquer outro tipo de procedimento contratualizado pelo município de Aracaju com a unidade hospitalar. Até o momento, o que chegou ao conhecimento da SMS foi através da imprensa. Tão logo seja comunicada oficialmente sobre os fatos, a secretaria se manifestará sobre o assunto.

OCUIDADORES

A Prefeitura de Aracaju, através do Programa de Redução de Danos (PRD) e Centro de Assistência Psicossocial (Caps) Infantil-AD, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promove mais uma capacitação, desta vez para toda equipe de profissionais do abrigo Caçula Barreto, que funciona no bairro Salgado Filho, mantido pela Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas). O encontro acontece hoje e amanhã, na sede da Guarda Municipal de Aracaju (GMA), reunindo cerca de 30 pessoas.

NECESSIDADE

Segundo o coordenador do PRD, Wagner Mendonça, existe uma necessidade da discussão de atenção às pessoas que fazem uso de drogas de uma maneira geral, e Aracaju tem investido nas mais variadas frentes. Um dos pontos em questão dessa rede é a atenção à criança e ao adolescente que estão abrigados, em situação de rua ou possuem algum tipo de comprometimento de vínculo social e por essas razões foram para o abrigo. “Muitas delas fazem uso de drogas e o abrigo vinha manifestando dificuldade em ter ferramentas de trabalho para lidar com crianças e adolescentes nessa condição”, completou.

MUTIRÃO

A partir deste sábado, 14, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) retomará os mutirões oftalmológicos realizados no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar), bairro Augusto Franco. Os exames serão feitos a partir das 8h e contemplarão 60 pacientes que já foram devidamente pré-agendados para esta ação. Até o momento, neste ano, já foram realizadas 951 consultas oftalmológico (e 39 mapeamentos de retina).

DEMANDA

Falando sobre o mutirão oftalmológico,  a gerente do Cemar Augusto Franco, Denilda Caldas de Santana, disse: “Teremos um profissional trabalhando nos dois turnos para atender a demanda marcada para este mutirão. O paciente já vem com a ficha marcada de sua própria Unidade de Saúde da Família, com data e horário específicos. Em dias de mutirão, toda uma força tarefa administrativa é formada para acolher e encaminhar cada procedimento do paciente”,

MÉDICOS

Segundo o coordenador da Rede de Atenção Especializada da SMS, José Soares de Melo Neto, esse serviço depende da disponibilidade de médicos convidados a integrarem a ação. “Muitas vezes, os médicos convidados não conseguem encaixar as datas do mutirão em suas agendas de trabalho particulares. Desde setembro, estávamos tentando fechar a agenda de profissionais para este mutirão, conseguimos isto então vamos retomar a ação de onde paramos os serviços”, destacou. Soares pontuou ainda, que os pacientes já marcados, devem cumprir com a agenda da consulta e não faltar ao compromisso com o médico. “Temos um problema grande com o absenteísmo em diversas especialidades médicas. A falta do paciente à consulta marcada acarreta despesas e, principalmente, tira a oportunidade de outro paciente utilizar o serviço em seu benefício. Então aconselhamos que as pessoas não faltem, compareçam e usem o SUS de forma coerente e com responsabilidade”, disse.

ACADEMIA AZUL

O Novembro Azul não é um mês voltado apenas para campanhas sobre o câncer de próstata, mas sim, para realizar ações de conscientização sobre a saúde do homem como um todo. Pensando nisso, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através dos Programas Academia da Cidade, Saúde do Homem e Saúde do Adulto e do Idoso, realizou, na manhã de quinta-feira, 11, uma palestra para orientar os professores da Academia da Cidade sobre o Novembro Azul. A ação aconteceu no auditório do Centro de Especialidades Médicas de Aracaju (Cemar) do Siqueira Campos, com o objetivo de fazer com que esses profissionais sejam multiplicadores da campanha, orientando toda a população sobre o tema.

LEITE NETO

Durante quarta-feira, 11, alunos da Escola Estadual Senador Leite Neto, no bairro Grageru, estão recebendo atendimento do Programa Saúde na Escola (PSE) da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). A intenção é avaliar todas as crianças, verificando possibilidade de doenças. Após cada averiguação, a escola comunicará aos pais e responsáveis os tramiteis adequados para que o tratamento continue acontecendo numa Unidade de Saúde (USF) da capital.

AVALIAÇÃO ODONTOLÓGICA

Avaliação odontológica e medição de altura e peso estão sendo ofertados pelos profissionais da USF Dona Sinhazinha (unidade vizinha à escola). O contato com os alunos tem a função também de aproximá-los dos serviços da Rede Municipal, fazendo-os perceber que a unidade deve fazer parte do convívio social de suas respectivas famílias e não apenas para remediar problemas já existentes. “Hoje estamos avaliando a saúde de cerca de 100 alunos, cada profissional em sua especialidade. No caso da odontologia, nós estamos monitorando lesões feitas por cárie e outros problemas decorrentes da não escovação, encaminhando os estudantes para o tratamento, caso necessário. O convívio com os alunos acaba aproximando-os das equipes de saúde, desmitificando esse medo de procurar a unidade para tratamento”, explicou a odontóloga Maria Cristina Rocha de Souza.

CÂNCER

O deputado estadual Valmir Monteiro (PSC) cobrou do Governo do Estado o início das obras do Hospital do Câncer. Segundo o parlamentar, chegaram os recursos através das emendas para a obra de terraplanagem. Para Valmir, não há explicação para tanto atraso e, enquanto isso, muitos sergipanos estão morrendo vítimas do câncer.

“Eu não estava presente aqui quando foi aprovado o Proinveste, mas todos nós sabemos que esse empréstimo resulta em juros. Eu consultei algumas pessoas que têm conhecimento nessa área e eles me explicaram que o Estado de Sergipe já paga cerca de R$ 3 milhões por ano de juros desse empréstimo”, comentou o deputado.

INVASÃO

A Polícia Militar realizou operação nas imediações da Escola Técnica Agrícola Prefeito João Alves Santos, localizada no povoado Taperinha, em Itabaiana (SE), na tentativa de capturar três elementos armados que invadiram a referida unidade escolar e fizeram os estudantes reféns. Mesmo trancando os estudantes, foi possível um contato com a polícia e houve tempo suficiente para que a guarnição chegasse. Entretanto, os criminosos conseguiram escapar para o matagal. Além da PM, a civil, bombeiros e uma equipe do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) acompanham a ocorrência, garantindo a assistência devida aos alunos, professores e servidores.

PROPAGANDA

As cobranças feitas por deputados de oposição na Assembleia Legislativa (Alese) parecem não atingir o objetivo nos últimos tempos. Para o líder da bancada governista na Casa, deputado Francisco Gualberto (PT), a oposição anda tão desnorteada que passou a fazer propaganda gratuita de obras e ações do governo de Jackson Barreto. Após ouvir o deputado Georgeo Passos (PTC) na tribuna lendo vários anúncios publicitários do governo veiculados nos jornais locais durante o último final de semana, Gualberto formulou sua tese. “Na tentativa de criticar, terminou mostrando uma série de iniciativas do governo. Por isso peço que continuem agindo assim”, disse, ressaltando o fato de o deputado oposicionista dar ênfase ao anúncio que trata dos investimentos feitos no sistema de segurança pública.

SEGURANÇA

Francisco Gualberto afirmou que não se trata simplesmente do aumento do número de policiais nas ruas, como defende a oposição. “Se isso resolvesse o problema, o Império Romano, com seus milhares de soldados, nunca teria caído. Não será a polícia sozinha que irá resolver o problema da violência na sociedade”, defende. No seu ponto de vista, Gualberto fala em insegurança social por conta de vários motivos, entre eles o aumento exagerado do tráfico e consumo de drogas, em especial o crack, a fome, o desemprego, as novelas da Rede Globo, a violência doméstica, dentre outros. “E querem que o soldado da PM resolva o problema da violência no estado e no país”, argumentou, sem discordar da ideia de que a ação preventiva da polícia militar é extremamente importante no combate à violência cotidiana.