Cláudio “Botafogo” Messias - 20 de outubro

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

ClaudioJOÃO XXIII

É difícil transitar na Praça João XXIII nas imediações do Terminal Rodoviários Luiz Garcia, no centro de Aracaju, as calçadas estão tomadas por ambulantes e os pedestres têm que disputar espaço com os carros e os transeuntes reclamam do risco.

MUITO TEMPO

O ambulante Marconde Oliveira, que vende na Praça João XXIII, não está nem ai para os fiscais da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb). Nós temos muito tempo vendendo aqui e estamos numa boa. Ele diz que não é autorizado a vender, mas está lá. A promotora de vendas Flávia Carvalho disse que tem que disputar o espaço com os carros, pedindo a Deus para não ser atropelada. A Emsurb diz que estuda local para transferir ambulantes e construir um camelódromo.

FALTA

Mães de alunos de escolas da zona de expansão de Aracaju temem que haja prejuízo no ano letivo, porque não têm aulas. Na Escola Municipal José Carlos Teixeira, no Mosqueiro, as crianças ficam a maior parte do tempo em casa, porque não tem professor. Mayara Fátima Santos disse que a direção da escola não toma providência e só dizem que vai chegar professor e nada. Marta dos Anjos diz que o menino fica em casa e reclama do que está acontecendo. Edivânia Rodrigues diz que seus filhos ficam chateados, porque veem os colegas estudando e eles ficam em casa. Os meninos ficaram reprovados, prevê.

AEROPORTO

O Colégio Estadual Santos Dumont, no bairro Aeroporto, em Aracaju, é outro caos, com a falta de aulas. Fernanda de Jesus teme que seu filho fique reprovado por falta de aula. Quase não houve aula este ano e seu filho de 10 anos, que está no quinto ano do ensino fundamental, ainda não aprendeu a lê. Ele acha muito ruim, porque quer estudar e não sabe ler e escrever. Ele fica me perguntando quando estuda e eu não sei responder. Vou toda semana na escola e a diretora diz que a parte dela é feita, fala Fernanda. As Secretarias de Educação (Município de Aracaju e do Estado) garantem que os problemas da falta de professores em algumas escolas serão equacionados.

IDOSOS

Segundo o deputado Garibalde Mendonça, PMDB, a situação do idoso melhorou, a partir do estatuto do Idoso (Lei 10741/03), mas que é preciso avançar com propostas que garantam a população idosa um futuro seguro. Aposentado tem que ser felicitado todo dia, porque ajudou a construir esse País. “Quando a data oficial dos aposentados, é um dia para falar de respeito, de dignidade, de proteção, valorização, de experiências, de histórias do passado e perspectivas para o futuro. É, sobretudo, para dizer não à violência ou abandono - de qualquer natureza, completou o parlamentar.

O QUE É PIOR

Lá de São Cristóvão, o professor Luís Alberto me manda esta pérola: Visualizar "lideranças politicas" acharem que estão acima dos partidos e de seus programas políticos. Querendo implantar um sistema administrativo como se vivêssemos em uma monarquia totalitária da idade média ou na ditadura militar que tanto atrasou o Brasil e perseguiu seu povo, sem respeitar as instituições democraticamente constituídas. Em uma época em que os prefeitos eram biônicos, ou seja, escolhidos pelos militares sem que o povo pudesse exercer a sua cidadania, podendo votar em seus representantes e até mesmo serem votados, colocando seus nomes à apreciação popular.

SALVADORES

Professor Luís Alberto continua a sua análise e diz: Ver que existe gente que ainda acredita em salvadores da pátria. Aonde esses salvadores chegarão com seus cajados banhados pelo ouro da "honestidade", e como em um passe de mágica, trarão a paz e o progresso do dia para a noite como um conto de fadas para quarta cidade mais antiga do Brasil. Em uma "realidade" onde do outro lado do mundo encantado estão os "outros", todos corruptos, sujos e oportunistas. ou seja, os mesmos de sempre.

Realmente, precisamos acordar!!! Juízo São Cristóvão, chega de dar ouvidos a quem quer fazer politica despolitizando a mesma por vaidade ou puro oportunismo. Merecemos mais que isso!!!!

INSISTENTE

O deputado Francisco Gualberto, PT, líder do Governo na Assembleia Legislativa, insiste em que o aumento do ICMS, que será repassado para os preços das mercadorias, arrochando mais os consumidores, é apenas um ajuste. Dá para você?

PREMIAÇÃO

A Fundação de Apoio à Pesquisa e à Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec) divulgou o resultado do Prêmio João Ribeiro de Divulgação Científica e Inovação Tecnológica e entre os premiados estão os jornalistas Fredson Navarro e Kedma Ferr, autores de reportagens especiais sobre pesquisa e inovação tecnológica, produzidas pelas equipes do G1 e TV Sergipe.

JUSTIÇA

O Juiz da 2ª Vara do Trabalho de Santarém condenou a Associação Beneficente de Assistência Social e Hospitalar, PRÓ-SAÚDE, a pagar indenização à médica Nástia Irina Sousa Santos (CRM/PA 10.473), que trabalhava no hospital Sagrada Família em Santarém.

DENÚNCIA

A Nástia Irina Sousa Santos, buscando a melhora no atendimento e no resultado dos tratamentos oncológicos, fez uma série de denúncias, desde 2014, contra a gestão da Pro-Saúde no Hospital: “Eu já havia identificado diversas irregularidades na Pró-Saúde, principalmente no setor de Oncologia. Quando informei essas denúncias ao MPT, a Pró-Saúde começou a me perseguir e fazer ameaças de demissão”, relatou Nástia Santos.

É BOM DEMAIS

E o Carlito Ferreira de Jesus me manda isso lá de Itabaiana: Se fosse ruim, ser prefeito, por que briga para concorrer a reeleição, se não presta não concorre? É simplesmente uma palhaçada, a prefeitura de Itabaiana de porta fechada, onde só de IPVA, por dia, entram entre 30 a 40 mil reais por dia, de ICMS 400 mil reais, FPM, FUNDEB, TIP e vários outros impostos entre 10 à 12 milhões por mês. Onde a folha da Prefeitura de Itabaiana é mais baixa do que a da Prefeitura de Areia Branca. Dizem que fechou a prefeitura. Onde estão brigando para ser vice calcule para prefeito. Isso tudo é uma palhaçada. Prefeito mentiroso e gosta de se aparecer. Entregue o cargo a vice se está achando ruim.

SEM COMIDA

Mais uma do Carlito: Veja o escândalo do CAPS de novo. Não tem comida, remédio e uma diretora sem capacidade de administrar um CAPS. E veja o povo confirmando que é verdade. Prefeito de Itabaiana a maior vergonha a nível de estado e nacional. Diretora vou levar você ao MP, pois, segundo informação, está perseguindo, humilhando tanto os usuários como os funcionários, também aprendeu com o prefeito. O dinheiro que gasta em cadeado para eu não entrar compre remédio e comida, e deixe as portas abertas aí não é seu não, e vou de segunda a sexta até você colocar comida e remédio para os usuários.

HOSPITAIS

Entre o sábado e o domingo passados, os Hospitais Municipais Nestor Piva (Zona Norte) e Fernando Franco (Zona Sul) registraram juntos 1.389 pacientes no plantão de final de semana. A maioria dos casos foi na área clínica (consultas) com 1.130 atendimentos. Desde setembro do ano passado, os hospitais vêm registrando um período de quietude em relação a parte administrativa e também estoque de medicamentos.

DONA SINHAZINHA

Na manhã de ONTEM, segunda-feira, 19, os profissionais da Unidade de Saúde Dona Sinhazinha, bairro Grageru, prepararam uma recepção especial para os pacientes atendidos no local. Em celebração ao Outubro Rosa, a unidade foi inteiramente decorada em alusão ao público feminino. Com sala de massagem, Reiki, hidratação facial e principalmente palestras, as convidadas receberam diversas informações sobre prevenção e tratamento do câncer de mama (segunda causa de morte entre as mulheres). A ação ainda contou com o show das ‘Rosinhas do Sinhazinha’, com integrantes do grupo de idoso ‘De Bem Com a Vida’.

CAPACITAÇÃO

Durante a manhã de segunda-feira, 19, profissionais e estagiários do Programa Academia da Cidade estiveram reunidos no auditório do Quartel Central do Corpo de Bombeiros para participar de uma capacitação sobre primeiros socorros. A ação foi promovida pela Coordenação de Promoção a Saúde (Cops) envolvendo cerca de 60 pessoas.