Órgãos assinam Acordo de Cooperação

Categoria: Mais Notícias Escrito por terezinha

assinaturaFoi assinado na manhã de quinta-feira (17) um Acordo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Segurança Pública (SSP) e a Secretaria de Justiça e de Defesa ao Consumidor. Um banco de dados atualizado com informações compartilhadas entre diversos órgãos contendo registros sobre a trajetória criminal e características de cada pessoa que for presa será implementado.

O objetivo do acordo é reestruturar e compartilhar dados sobre a população carcerária de Sergipe. Profissionais da área de informática das duas secretarias irão desenvolver e otimizando o Sistema de Administração Penitenciária (SAP) que já existe.

“Hoje estamos em um ato que visa a modernização de dois sistemas: o de segurança pública e o prisional. É importante o Estado trabalhar com suas diversas áreas integradas, com seus órgãos de forma coesa, de maneira a atender os anseios da nossa população. Teremos à disposição ferramentas tecnológicas que permitam consultas imediatas para facilitar as atividades desenvolvidas também pela Secretaria de Segurança Pública”, destacou Mendonça Prado, secretário de Segurança Pública.

O acordo deve proporcionar mais agilidade e informações aos gestores penitenciários, o banco de dados deve gerar economia aos cofres públicos. Características do interno, como cicatrizes e tatuagens, tipo sanguíneo, histórico domiciliar e criminal irão fazer parte dos dados registrados.

Antônio Hora Filho, secretário de estado da Justiça e de Defesa ao Consumidor destacou a importância da implantação do sistema. “A Sejuc tinha o SAP, uma grande ideia que no passado foi fruto de prêmios nacionais. Entretanto, agora a SSP dará amplitude e modernidade a esse trabalho. O Estado todo está sendo beneficiado. As autoridades policiais terão um perfil completo de todo o histórico de cada preso, os processos pelos quais responde, se é apenado e a progressão de sua pena. Teremos as passagens dele pelas Delegacias. O Tribunal de Justiça também alimentará esse sistema em um segundo momento”, afirmou.

 

 

 

Fonte:Alô Sergipe e da Ascom SSP