Filhos de produtores rurais mereciam uma melhor atenção por parte do Governo Federal

Categoria: Mais Notícias Escrito por José Raimundo Feitosa

ruralO governo criou o programa que facilita a entrada de alunos pobres que estudam na rede pública em reconhecimento ao fracassado do ensino oferecido pelo governo.
Outras classes também foram beneficiadas , como negros , índios , quilombolas , deficientes etc., até aí nada contra , é a tal das cotas , e com a ajuda do Programa ProUni, que é muito importante para esses alunos poderem também estudar em Universidades Particulares .
Porque o Governo Federal não cria um programa de ajuda aos filhos de pequenos produtores rurais semelhante ao ProUni com o objetivo de ajudar os filhos de produtores rurais acima de 18 anos e que estejam estudando e que eles possam atender outros critérios estabelecidos pelo governo no sentido de financiar a CNH que é a carteira de habilitação dessa gente que tanto fez e faz pela sociedade , deixando muitas vezes de estudar para cuidar da lavoura com objetivo de
levar alimentos para a mesa da sociedade brasileira.
Como o ensino no interior é considerado muito mais deficitários do que o ensino nas capitais em razão de falta de escola , professores sem condições de se capacitar , falta de equipamentos básico para o ensino , tecnologia muito aquém das necessidades do aluno, , com isso a evasão escolar em alto índice.
O que resta para esses alunos é tirar a Carteira de Habilitação para enfrentar a vida com mais dignidade , só que o custo para se tirar esse documento está se tornando inviável.
A maioria das cidades do interior não tem representação do Detran , se tornando ainda mais caro o custo dessas carteiras , pois
é preciso se deslocar para outras cidades maiores com despesas de transporte e alimentação, elevando o preço da carteira que hoje está em torno de R& 5.000, 00 reais fora as despesas adicionais.
Entenda, sei que eles também são incluídos nos programas de governo citado acima , o problema é que eles sabem dirigir até melhor do que muitos que já tiraram a carteira , porém por não ter estudo suficiente para ser aprovado no teste escrito ficam impossibilitados de dirigir , é aí que o governo vai entrar para ajudar esses guerreiros do interior.
Segunda Sugestão.
Com mesmo modelo de financiamento do ProUni que é o Governo financiando a carteira e quando eles começarem a trabalhar começam a pagar , condição muito mais rápida para o governo receber esse dinheiro, diferente dos alunos que passarão mais de 4 anos
para ajustar as contas com o governo.
Criar duas modalidades de habilitação.
Primeira .
CEH - Carteira Estadual de Habilitação .
Essa carreira teria o custo mais barato e o portador só poderia utilizar dentro do estado .
CNH - Carteira Nacional de Habilitação .
Essa Carteira teria um valor mais caro e o condutor poderia dirigir em todo o país como já acontece.

Jornalista Francisco Carlos
Canindé do São Francisco