Foi apresentado à imprensa, pelo comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Reginaldo Dórea, a Cartilha Por um Centro Seguro, idealizada pelo coronel Joaquim Almeida Eugênio, voltada para a prevenção de incêndios, onde contém normas de segurança que garantem mais confiança aos comerciantes, que podem, a partir da cartilha evitar os incêndios.
A cartilha vai orientar os empresários do comércio de como fazer para evitar os sinistros, como os cinco grandes que ocorreram ultimamente no Centro Comercial de Aracaju, a maioria devido às instalações antigas.
Com essa atitude, o coronel Reginaldo disse que não se quer punir e muito menos interditar estabelecimentos, mas sim, dar orientações a todos os proprietários realizando um workshop sobre a prevenção de ocorrências de incêndios, com medidas simples, a exemplo de noções de primeiros socorros, e logo em seguida, será criada uma força tarefa de fiscalização para daí ver a necessidade de autuar”.
Foi da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Associação Comercial de Sergipe (Acese), que partiu a necessidade da cartilha, devido a incidência de incêndios, destaca Reginaldo Moura.
Vários são os problemas detectados no Centro Histórico de Aracaju, dentre eles, as instalações elétricas inadequadas, as saídas de emergência, a arquitetura dos prédios antiga o que preocupa muito, disse Joaquim Almeida, acrescentando que o Corpo de Bombeiros não tem medido esforços para atender toda a demanda”, ressalta.
Depois de todo o exposto, o diretor da Associação Comercial de Sergipe (Acese), Robson Pereira, deu a ideia de que um Selo deverá ser afixado nos estabelecimentos em que os donos estejam cumprindo as normas de segurança e foi acatada por todos.
Por Terezinha de Jesus