DENÚNCIA GRAVE
O ex-prefeito de Capela, Manoel Sukita está preso no presidio de Nossa Senhora da Glória e constantemente escreve cartas quando quer desabafar em relação a algum assunto. Nessa última carta, Sukita afirma que André Moura articulou para que Silvany e Christiano tivessem um caso, como também articulou para o colocar na cadeia. O ex-prefeito ainda acusa André de montar um esquema para desviar dinheiro público de prefeituras.
Meu caro André, só hoje 06/07, pude receber esses Retratos, lhe confesso que quando olhei chorei até soluçar.
Essa imagem é um bocado amargo, igual a um COPO DE FEL para mim e o povo da Capela ter que engolir apulso.
Hoje o povo sergipano está vendo e entendendo Porque estou preso, foi você quem planejou tudo para me colocar na prisão e, não deixou que eu ganhasse a minha eleição para deputado federal.
Você tinha acesso a todas as pesquisas e sabia que eu estava em primeiro lugar e, aí, ao invés de cumprir o acordo político que fui obrigado a fazer em benefício de nossa Região, onde a lógica mandava você me apoiar para Federal e eu lhe apoiar para senador, de forma covarde, você, André Moura, preferiu me trair.
MORAL DA HISTÓRIA: Deus lhe castigou e você perdeu a sua eleição, mesmo com todo dinheiro e poder que você dizia ter. OBS.: EM ELEIÇÃO, TODO TRAIDOR É PERDEDOR.
Olha André, espero que você, Silvany e Christiano não me obriguem a publicar o que vocês fizeram para me prender e, principalmente, o que vocês continuam fazendo para me manter preso e o quanto isso está custando ao cofre da prefeitura de Capela, porque tenho vergonha de tocar neste assunto, acho impublicável.
Penso que você deve se respeitar e parar de destruir as famílias dos outros. Por exemplo, você destruiu a família de Christiano quando mandou ele cantar e conquistar a minha mulher Silvany. Isso foi um golpe muito duro na minha vida, vocês mudaram a minha História.
Mas, não destruíram a minha família, pois, as minhas filhas Manuelle Sukita e Vitória Sukita estão comigo, a população capelense está comigo, os meus amigos e todo nosso agrupamento político estão firmes e fortes comigo.
Portanto, vocês só
Conseguiram desviar a Silvany devido ao caráter dela que é igual ao de vocês dois. Ela Traiu a nossa confiança e o projeto vitorioso que a fez prefeita, para servir ao seu ESQUEMA DERROTADO E ODIADO PELO POVO. O que vocês estão fazendo comigo e com o povo da Capela é um DESAFORO, isso não se faz com ninguém.
Esse seu ESQUEMA SOFISTICADO, André Moura, está afrontando a sociedade capelense e sergipana. O que você, Silvany e Christiano estão fazendo nunca se viu na história do nosso estado. Vocês FABRICARAM UM RELACIONAMENTO e CONSTRUÍRAM UM SOFISTICADO ESQUEMA de desvio do dinheiro público do município de Capela na gestão atual. Esse é o mesmo esquema que você implantou e que funcionou na gestão do ex prefeito Ezequiel Leite e que hoje funciona também em outras prefeituras, sob a coordenação geral do seu braço direito, o prefeito de Ilha das Flores, Christiano Cavalcante, que você elegeu presidente da federação dos prefeitos, com o intuito de selecionar as prefeituras que você tem interesse, aliciar e consequentemente, manipular os gestores em benefício próprio, assim como aconteceu com Silvany. COM A PALAVRA A DEOTAP, O MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL E O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL.
As consequências disso é o sofrimento do povo com o desserviço em todas as prefeituras que você coordena. Onde a fome, o desespero e desalento do povo imperam.
Por fim, em relação à Capela, mesmo estando fragilizado, por estar preso injustamente, condenado em um processo que você mandou Ezequiel Leite fabricar e, mesmo vocês tentando me enterrar vivo, quero que você, Silvany, Chistiano e Ezequiel saibam que, preso ou solto, vou honrar e liderar o meu amado povo capelense para, de forma legitima, enfrenta-los e derrota-los nas urnas, quantas vezes se fizerem necessárias. A exemplo do que fiz nos ultimos 15 anos. LEMBRE-SE: VOCÊ NUNCA GANHOU UMA ELEIÇÃO PARA MIM, ANDRE. Isso prova que o maior juiz de um político de verdade é o povo, que nunca me faltou e que você nunca respeitou.
AS PALAVRAS CONVENCEM MAS OS EXEMPLOS ARRASTAM.
Carta de Sukita transcrita e publicada pela assessoria do ex-prefeito.
VERDADE
Por que Manoel Sukita Messias não fez essas revelações em 2018 ou até mesmo antes? O que impedia o ex-prefeito contar a verdade? Estamos próximos de uma eleição municipal e ele terá que se manter na mídia, para tentar uma candidatura, livrando-se das grades ou eleger seu sucessor. A política precisa de verdades e estas têm que responder de imediato ao que se questiona na hora que os fatos acontecem.
PEQUENAS EMPRESAS
As micro e pequenas empresas (MPE) excluídas do Simples Nacional têm até hoje, segunda-feira, 15, para requerer o retorno ao sistema. O Comitê Gestor do Simples Nacional (SGSN) editou, no último dia 3, resolução que permite a volta ao Simples. Esse regime tributário diferenciado reúne, em um único documento de arrecadação (DAS) os principais tributos federais, estaduais, municipais e previdenciários.
RETORNO
Podem retornar ao Simples Nacional, pequenos negócios que tenham sido excluídos no primeiro dia do ano de 2018, que tenham aderido ao Programa Especial de Regularização Tributária das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte optantes pelo Simples Nacional (Pert-SN) e não tenham cometido nenhuma das vedações previstas na Lei Complementar nº 123.
PROIBIÇÃO
Dentre outras atividades proibidas, a lei complementar prevê que não podem optar pelo Simples empresas que trabalham com gestão de crédito, operações de empréstimo, financiamento de crédito, que tenha sócio domiciliado no exterior ou que tenha dentre os sócios entidade da administração pública, direta ou indireta, federal, estadual ou municipal ou que possua débito com o INSS, ou com as fazendas públicas Federal, Estadual ou Municipal.
IMPACTO
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, o Simples Nacional tem impacto direto na sobrevivência da micro e pequena empresa. “Estudos realizados pelo Sebrae mostram que, se o modelo de tributação acabasse, 67% das empresas optantes fechariam as portas, seriam empurradas para a informalidade ou reduziriam suas atividades. Por isso, esta Resolução é tão importante, representa uma oportunidade para as micro e pequenas empresas”, disse.
REQUERIMENTO
A opção de retornar ao Simples Nacional poderá ser feita até hoje, dia 15 de julho por meio de um formulário na página do programa na internet. O requerimento deve ter a assinatura do contribuinte ou de um representante legal.
LONAS
A Defesa Civil Estadual recomenda à população para não remover as lonas de contenção colocadas pelos órgãos de segurança nas encostas e áreas de risco. Em alguns pontos de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, São Cristóvão e Laranjeiras foi identificado o furto de lonas instaladas pelas equipes de Defesa Civil.
IMPERMEABILIZAÇÃO
As lonas funcionam impermeabilizando o solo e impedindo que a água penetre, facilitando o escoamento e diminuindo os riscos de deslizamentos das encostas, preservando as casas localizadas nas áreas de risco. O governo de Sergipe, através da Defesa Civil, portanto, pede à população que não remova as lonas, para não dificultar os trabalhos das equipes, que atuam com foco na segurança coletiva.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil Estadual segue atuando na resposta aos efeitos das chuvas, em parceria com as coordenadorias municipais de Defesa Civil em todos os pontos do Estado, e pede a colaboração da população. Emergências podem ser informadas pelo número 199 na capital e, no interior, também pelo 193.
DONATIVOS
A prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou campanha solidária para arrecadar roupas e agasalhos para doação às famílias que estão em situação de acolhimento em decorrência das fortes chuvas que atingem o município. Podem ser doados material de higiene pessoal, roupas, agasalhos e cobertores.
ENTREGA
Para aqueles que desejarem colaborar, o local para entrega é a unidade de Saúde Maria Figueiroa, no Eduardo Gomes, vizinho à Urgência 24 horas; no Cras do Centro Histórico, na Praça do Carmo; e no Paço Municipal, na Praça São Francisco, das 8h às 17 horas. Os itens arrecadados serão destinados às famílias que estão em situação de acolhimento na igreja Senhor do Bonfim.
AUTOPEÇAS
Com o objetivo de promover a garantia dos direitos dos consumidores, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), realizou, fiscalização em lojas de autopeças na capital. A ação, efetivada pelo Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju), visitou 14 estabelecimentos, dos quais um foi autuado por expor produtos à venda sem a devida precificação.
VERIFICAÇÃO
De acordo com o coordenador geral do Procon Aracaju, Igor Lopes, entre os aspectos averiguados esteve a diferenciação de preço, a partir da forma de pagamento. Ele pontua outros fatores. “Verificamos a aplicação de informações técnicas, com características do produto, validade, além da disponibilização de exemplar do Código de Defesa do Consumidor (CDC) no estabelecimento”, explicou.