O resultado garantiu a classificação para as oitavas de final, mas no segundo lugar do Grupo B. Isso implica em mais viagens e clássicos contra seleções tradicionais em um horizonte próximo. O gol sofrido aos 47 minutos do segundo tempo e o pênalti de Cristiano Ronaldo defendido pelo goleiro Beiranvand tiraram de Portugal a chance de ter uma vida mais tranquila na Rússia. A primeira e maior dificuldade está no adversário das oitavas de final: será o Uruguai, sábado, às 15h (de Brasília). A classificação como líder teria embate diante da Rússia, país-sede e rival da Espanha.
O zagueiro Bruno Alves destacou que em uma Copa do Mundo não há como escolher adversários.
- Primeiro é pensar nesse jogo difícil contra o Uruguai. Depois pensar no que vai acontecer. Na Copa do Mundo estão as melhores seleções. Mais tarde ou mais cedo, vamos ter de enfrentar. É bonito também jogar contra os melhores e poder superá-los. Portugal tem capacidade de vencer qualquer seleção, vamos preparar para enfrentar qualquer adversário - disse.
Confira as reações de Cristiano Ronaldo na classificação de Portugal
Se passar do Uruguai, Portugal invariavelmente terá outro clássico pela frente nas quartas de final: a Argentina de Lionel Messi, ou a França de Griezmann, Mbappé, Dembélé e companhia. As duas se enfrentam nas oitavas de final.
Ou seja, três campeãs do mundo (Argentina, França e Uruguai) e a seleção que conta com o melhor jogador do mundo (Portugal, com Cristiano Ronaldo) estão na mesma chave do mata-mata. Se superar tudo isso e chegar à semifinal, o adversário pode ser o Brasil. Não está fácil para os lusos...
A outra dificuldade de Portugal será a logística. Cristiano Ronaldo e companhia estão concentrados em Kratovo, cidade a aproximadamente 60km da capital Moscou.
Se avançar até a final da Copa, a seleção lusa terá no total cerca de 4.790km de deslocamentos. Serão três viagens de ida e volta de Moscou para Sochi (oitavas), Nizhny Novgorod (quartas) e São Petesburgo (semifinal) – a final é no Lujniki, em Moscou.
A liderança do Grupo B reduziria estes deslocamentos a 2.720km em uma única viagem: de Moscou a Sochi, nas quartas de final. Os outros duelos (oitavas, semifinal e final) seriam disputados sempre no Lujniki, principal palco do país localizado na capital russa. Ou seja, não demandariam viagem. Este será o caminho da Espanha, primeira colocada do Grupo B por ter mais gols a favor no critério de desempate.
Veja abaixo:
Primeiro lugar do Grupo B
Moscou-Sochi: 1360km (quartas de final)
Oitavas, semifinal e final no Lukniki (Moscou)
Segundo lugar do Grupo B
Moscou-Sochi: 1360km (oitavas de final)
Moscou-Nizhny Novgorod: 401km (quartas de final)
Moscou-São Petesburgo: 634km (semifinal)
*Dados aproximados e deslocamentos em linha reta
Ou seja, a logística de Portugal e os adversários de peso no mata-mata foram todos definidos principalmente pelo pênalti perdido de CR7 (veja no vídeo abaixo). Sem o craque, no entanto, provavelmente a seleção lusa sequer estaria na Rússia para disputar a Copa do Mundo.
Perdeu! Cristiano Ronaldo bate pênalti depois de VAR e goleiro pega, aos 7 do 2º tempo
Fonte: Por Marcelo Hazan e Pedro Bassan, Kratovo, Rússia