Vasco Bi campeão carioca

Categoria: Esporte Escrito por Rubens Barroso

vascoRenegado muitas vezes e quase fora do Vasco ano passado, Rafael Vaz experimentou o sabor de ser vilão e se transformar em heroi. Mal posicionado no gol do Botafogo, marcado por Leandrinho, ele se redimiu seis minutos depois e empatou o jogo por 1 a 1 com uma cabeçada que deu o bicampeonato carioca ao Cruzmaltino sobre o Botafogo de forma invicta.

Relacionado para o banco de reservas, o zagueiro entrou no intervalo em substituição a Luan, que saiu lesionado. Com contrato se encerrando em junho deste ano, Rafael Vaz ainda não procurado pela diretoria e tem futuro incerto em São Januário.

VASCO 1 X 1 BOTAFOGO

Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)

Data e hora: 8 de maio de 2016, às 16h (horário de Brasília)

Árbitro: Leonardo Garcia Cavaleiro

Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Dibert Pedrosa Moisés

Cartões amarelo: Luis Ricardo, Salgueiro, Leandrinho, Diego e Bruno Silva (BOT) Rodrigo, Jorge Henrique, Nenê e Andrezinho (VAS)

Público e renda: 60.000 |53.634 | R$ 2.705.750,00

Gols: Leandrinho, aos 4min, e Rafael Vaz, aos 11mi006E do segundo tempo;

Botafogo

Jefferson, Luis Ricardo, Joel Carli, Emerson Silva e Diogo (Diego); Rodrigo Lindoso, Bruno Silva, Gegê e Leandrinho (Neílton); Salgueiro (Luís Henrique) e Ribamar

Técnico: Ricardo Gomes

Vasco

Martín Silva, Madson, Luan (Rafael Vaz), Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Julio dos Santos (Yago Pikachu), Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Riascos (Diguinho)

Técnico: Jorginho

Primeiro tempo

Com a vantagem do empate, o Vasco não mudou a postura. Jogou a todo instante buscando ter a posse de bola, como é da sua característica. O Botafogo, por outro lado, até tentou fazer uma pressão inicial, com jogadas rápidas pelos lados de campo, mas o adversário estava bem postado defensivamente. A melhor chance foi do Alvinegro de General Severiano em chute de Bruno Silva de fora da área, que exigiu grande defesa de Martin Silva. Já o Cruzmaltino levou muito mais perigo com cruzamentos na área, com exceção de uma jogada no início do duelo que terminou com finalização fraca de Riascos nas mãos de Jefferson.

Segundo tempo

Precisando da vitória, o Botafogo voltou determinado no segundo tempo. E conseguiu o gol logo aos 4min com Leandrinho. O jovem apoiador aproveitou falha de posicionamento de Rafael Vaz e, de cabeça, abriu o placar. O Vasco cresceu na adversidade e respondeu imediatamente. Aos 11min, o mesmo Vaz subiu ao ataque e devolveu na mesma moeda: 1 a 1. O Alvinegro de General Severiano partiu para cima nos minutos finais, mas o título foi mesmo para São Januário. Festa do Vascão.

MELHORES

Martin Silva, Vasco

Goleiro fez grandes defesas no jogo e contribuiu decisivamente para o resultado final.

Leandrinho, Botafogo

Com apenas 19 anos chamou a responsabilidade no Botafogo. Fez grande partida e acabou coroado com um gol na final

PIORES

Diego, Botafogo

Lateral entrou no lugar do lesionado Diogo e falhou na marcação no gol de Rafael Vaz. Apenas olhou o zagueiro do Vasco cabecear.

Jorge Henrique, Vasco

Ao contrário do primeiro jogo, teve atuação ruim. Errou muitos passes, principalmente no primeiro tempo.