Desde o dia 1º de fevereiro que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), com o apoio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), iniciou a reorganização dos ambulantes da área da avenida Carlos Firpo, nas proximidades prédio da antiga sede do INSS, para as ruas próximas ao terminal Rodoviário Luiz Garcia (Rodoviária Velha). A segunda etapa da relocação dos comerciantes foi iniciada na manhã deste domingo, 21, com a limpeza da área e montagem da estrutura e das bancas.
O prefeito João Alves Filho acompanhou os trabalhos e ressaltou a importância desta padronização para o trabalho destes comerciantes. "A região do Centro Comercial estava um pouco esquecida, fazia muitos anos que por aqui não havia nenhum benefício, mas agora estamos implantando estas mudanças e vamos continuar com a reorganização desta área. Esta ação não só apresenta o sentimento da organização, como também tem uma preocupação com a estética e com o próprio funcionamento do comércio", enfatiza o prefeito João Alves Filho.
O presidente da Emsurb, João Paulo Sobral, ressalta que os ambulantes terão no novo espaço a mesma estrutura da nova padronização das feiras livres da capital. Nesta segunda etapa, estamos realocando os comerciantes que antes vendiam suas mercadorias nas proximidades do prédio do INSS, para esta faixa de 15 metros, da rua Mamede Paes Mendonça, antiga avenida Sete de Setembro, no Centro de Aracaju. Tivemos a autorização da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) para utilizar este espaço, e estamos oferecendo aos ambulantes a mesma estrutura já presente nas feiras livres, com toldos, iluminação e bancas padronizadas", destaca João Paulo.
Comerciantes
Cerca de 80 ambulantes foram cadastrados nesta nova fase, e deverão iniciar suas atividades nesta segunda, 22, e receberam as primeiras orientações de trabalho pela equipe da Emsurb. A comerciante Arlete Santos Andrade esteve presente e aprovou a nova estrutura. "Vendia comidas típicos na região do INSS há 13 anos e era muito difícil trabalhar por lá. Levava chuva e sol na cabeça, e agora tudo vai melhorar. Estou muito feliz porque agora vou ter uma banca coberta, um espaço maior para comercializar meus produtos e espero que este novo espaço seja permanente", diz a comerciante.
Já Maria Erília de Jesus Santos, comercializa seus produtos há quase duas décadas no Centro Comercial, e diz esta é a primeira vez que os ambulantes recebem um espaço próprio para vender suas mercadorias. "Trabalho no Centro há muitos anos, e nunca vi nenhum benefício feito para nós comerciantes. Gostei da posição do prefeito por nos oferecer este espaço e esta estrutura, e acredito que minhas vendas vão crescer ainda mais", comemora Maria Erília.
Assessoria de comunicação