Vias esburacadas causam prejuizos

Categoria: Cidade Escrito por Rubens Barroso

vias emburacadasNão precisa muito esforço para encontrar buracos no asfalto da região metropolitana de Aracaju. O estado físico de algumas ruas e avenidas exigem dos condutores um verdadeiro zigue-zague a fim de se livrar dos buracos e evidencia a incapacidade do poder público em garantir mobilidade urbana com segurança à população.

A principal preocupação dos condutores é com relação ao risco de acidentes provocado pelas irregularidades nas vias. O motociclista Everton Souza, por exemplo, conta que já sofreu uma queda da moto em função de um buraco na Avenida Rio Branco e afirma que o desgaste no asfalto é ainda pior para os motociclistas. “Nós que pilotamos moto ficamos muito vulneráveis. Vendo essa situação crítica em Aracaju, a atenção é redobrada, porque mesmo que você desvie do buraco, a chance de bater em um carro é grande”, conta.

São encontrados. “Virou comum você hoje andar desviando ou passando por cima de buracos, ter prejuízo com a suspensão, freio”, reclama Clecio Menezes. O condutor acredita que há descaso com o pavimento em Aracaju e diz que culpa não é da crise vivida pelo país. “O poder público põe a culpa na crise, mas se não houvesse tantos desvios de verbas na política brasileiras, a situação não seria essa”, acrescenta.

Emurb

Responsável pela manutenção do asfalto em Aracaju, a Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) se comprometeu a fazer os reparos nas ruas citadas ao longo da matéria, e culpa as recentes chuvas como causadoras dos buracos. Segundo a assessoria de comunicação, a malha viária da capital é velha e em casos de chuva intensa, alguns buracos surgem.

Alegando realizar o serviço ininterrupto de reparos nas vias, a assessoria de comunicação da Emurb explicou que o cronograma de trabalho é definido também pelas solicitações da população, através do telefone 3179-1619, ou por meio das redes sociais. (Infonet)