Ações do Protagonismo Juvenil com temáticas de sexualidade, ações de planejamento reprodutivo, lançamento da Revista do Beijo e Campanha da geohelmintíase e hanseníanse. Estes foram alguns dos temas debatidos na reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) do Programa Saúde na Escola (PSE). O encontro aconteceu na tarde desta quarta-feira, 14, e contou com a presença de técnicos de alguns programas e setores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Segundo a referência técnica do PSE, Aline Vieira, o encontro serviu para discutir as ações que foram finalizadas, que estão em andamento e que ainda serão realizadas até o final deste ano. “Dentre as ações que já foram finalizadas estão: O Protagonismo Juvenil que foi realizado na EMEF Sérgio Francisco e Laonte Gama, além da avaliação das intervenções educativas desenvolvidas pelas residentes em Saúde Coletiva da Unit. As ações que estamos finalizando são as contratualizações das escolas com o PSE do ano de 2014/2015, e também a campanha de geohelmintíase e hanseníanse, que foi realizadas nas escolas”, explicou.
Ainda de acordo com Aline, algumas ações ainda serão realizadas ainda este ano. “Nosso objetivo é fazer uma parceria com o SESC e com a Semed para realizar intervenções educativas sobre sexualidade e promover um planejamento reprodutivo na Escola Estadual Monteiro Lobato. Também queremos lançar em novembro a Revista do Beijo”, destacou.
O Programa DST/Aids também participou do encontro para discutir parceria para o final deste ano. De acordo com a referência técnica de DST/Aids, Marília Uchôa, essa parceria é essencial para finalizar um dos projetos do nosso programa, que se chama Por uma Geração sem Aids. “Esse projeto ocorre anualmente. Nós vamos até uma escola e discutimos com os alunos temas relacionados a sexualidade e principalmente à prevenção das DSTs e sobre a importância do uso do preservativo nas relações sexuais. Hoje em dia a gente percebe que cada vez mais está usando menos preservativos, o que influencia na contaminação do vírus HIV. Nosso objetivo é realizar esse projeto no final de novembro”, disse.
A equipe do Núcleo de Projetos Inovadores (Nuprin) também esteve presente, pois fizeram junto ao PSE uma parceria para realizar o “Sons no SUS” e “Curta SUS” durante as atividades que são desenvolvidas nas escolas. Além disso, a técnica do PSE da Semed, Cláudia Mendonça, também participou do encontro para firmar parceria. Segundo ela, este é um momento de análise sobre as ações desenvolvidas e de sugestões para novas atividades. “É um momento de analisarmos os pontos positivos e negativos e também de debater novas propostas de planejamento dos novos trabalhos”, finalizou.
Assessoria de comunicação