Qual a chance de a eleição para presidente ser decidida no 1º turno

José Raimundo
6 Min Leitura

Por Gustavo Ribeiro (Gazeta do Povo)

Siga@gazetahoje

As campanhas de Flávio Bolsonaro (PL) e de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falaram abertamente neste sábado (3) sobre a possibilidade de vencerem as eleições de 2026 para presidente já no primeiro turno. No entanto, as pesquisas eleitorais divulgadas na véspera da votação deste domingo (4) não apontam com clareza esse cenário.

Para alguém vencer no primeiro turno, é necessário somar mais de 50% dos votos válidos, que contabilizam apenas votos dados diretamente aos candidatos, excluindo brancos e nulos. É dessa maneira que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contabiliza o resultado das urnas.

De todas as pesquisas publicadas neste sábado, com cenários de votos válidos, somente a CNT/MDA aponta para uma possível vitória do petista no primeiro turno. Segundo o levantamento, Lula tem 47,8% das intenções de votos válidos. Com a margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, ele tem a possibilidade de alcançar 50%, no limite da margem.

Por outro lado, os demais institutos — AtlasIntel, Datafolha, Gerp, PoderData e Quaest — não mostram cenários em que um dos candidatos consegue atingir 50%, apesar de um ou outro ficar bem próximo da marca.

A Gerp, por exemplo, aponta Flávio Bolsonaro com 46% das intenções de voto. Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, ele poderia chegar a 48%. No caso da Quaest, Lula soma 46%. Com a margem de erro de 2 pontos percentuais, ele conseguiria alcançar 48%. O mesmo com a AtlasIntel, na qual Lula soma 47%. A margem de erro desta é de um ponto percentual, o que levaria o petista a 48%.

Veja abaixo os números dos institutos, quem lidera numericamente e o máximo que podem atingir de acordo com a margem de erro da pesquisa:

Gerp

Flávio Bolsonaro: 46%

48% (margem de 2 pp)

PoderData

Lula: 45%

46,5% (margem de 1,5 pp)

CNT/MDA

Lula: 47,8%

50% (margem de 2,2 pp)

Datafolha

Lula: 45%

47% (margem de 2 pp)

Quaest

Lula: 46%

48% (margem de 2 pp)

AtlasIntel

Lula: 47%

48% (margem de 1 pp)

 

TSE julga 21 processos ligados às eleições de 2026, com ações sobre publicidade institucional e uso de inteligência artificial.

Nunes Marques diz que não há ameaça de intervenção estrangeira nas eleições

Flávio Bolsonaro e Lula falam em vitória no primeiro turno

No último dia de campanha do primeiro turno, os dois candidatos melhor posicionados nas pesquisas disseram acreditar em vitória sem a necessidade de um segundo turno.

Em São Paulo, Flávio Bolsonaro afirmou que é o único que pode vencer Lula e apelou ao voto útil. “Se você está pensando em votar em algum outro candidato, que é meu concorrente contra o Lula, a única candidatura que pode superar o Lula é a do Flávio Bolsonaro. Dê-me o seu voto de revolta, dê-me o seu voto inteligente já no primeiro turno”, disse.

Também em São Paulo, na avenida Paulista, Lula demonstrou otimismo sobre o resultado de domingo. “Nós vamos definir essa parada amanhã”, afirmou. “Tem tudo para que a gente ganhe essa eleição no primeiro turno”, complementou.

A última vez em que uma eleição para presidente no Brasil terminou já no primeiro turno foi em 1998, quando Fernando Henrique Cardoso ficou com 53,06% dos votos válidos. Lula foi o segundo, com 31,71%.

Gerp: 2.400 entrevistados pela Gerp de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95,55%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE nº BR-00509/2026.

PoderData: 4.000 entrevistados pela PoderData de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 1,5 ponto percentual. Registro no TSE sob o nº BR-03519/2026.

CNT/MDA: 2.007 entrevistados pelo instituto MDA de 30 de setembro a 2 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Confederação Nacional do Transporte. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2,2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-04756/2026.

Datafolha: O Datafolha entrevistou 4.006 pessoas em 3 de outubro de 2026. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi contratado pela Folha de S.Paulo e pelo Grupo Globo de Comunicação e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01708/2026.

Quaest: 3.702 entrevistados pela Quaest de 2 a 3 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pela Editora Globo e pela Globo Comunicação e Participações S.A. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 2 pontos percentuais. Registro no TSE sob o nº BR-02197/2026.

AtlasIntel: 4.945 entrevistados pela AtlasIntel de 27 de setembro a 2 de outubro de 2026. A pesquisa foi contratada pelo próprio instituto. Nível de confiança: 95%. Margem de erro: 1 ponto percentual. Registro no TSE sob nº BR-00999/2026.

Compartilhe este artigo