Governo e Petrobras celebram protocolo

No intuito de criar condições para estímulo do novo ciclo de petróleo, gás e fertilizantes, de forma a desenvolver a economia sergipana, por meio da atração de investimentos e criação de oportunidades, o governador Belivaldo Chagas assinou na segunda-feira, 13, Protocolo de Intenções com a empresa Petrobras, representada pelo diretor-executivo de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa Lima e Silva, e pelo gerente-geral de Gás e Energia, Álvaro Ferreira Tupiassú.

O documento é uma sinalização conjunta da empresa e do Governo de Sergipe acerca do suprimento de Gás Natural disponível para as indústrias que vierem a se instalar território sergipano, com o uso do combustível proveniente do campo Sergipe Águas Profundas.

Para o governador Belivaldo Chagas, a ação consolida Sergipe ainda mais como a nova Estrela do Gás do Brasil. “Está no planejamento da Petrobras que a partir de 2026, sejam produzidos 20 milhões m³ /dia de gás canalizados do mar, num gasoduto com cerca de 100 km de extensão nas águas, com mais 25 km em terra, prospectando a quase 2 mil metros de profundidade. Sergipe sozinho seria responsável, desta forma, por 20% da produção do Brasil. Tudo isso dá mais garantia ao setor industrial de que teremos estrutura de energia para a chegada de mais investimentos, em especial para termoelétricas, como a Celse, e empresas de fertilizantes, como a Unigel, assim como de outros nichos de mercado. Temos trabalhado desde o início da gestão para a criação deste ambiente favorável na prospecção de novos negócios que gerem desenvolvimento para o estado, emprego e renda para o nosso povo, e esta assinatura significa um novo marco para Sergipe neste mercado”, pontuou.

Segundo o diretor-executivo de Refino e Gás Natural, Rodrigo Costa Lima e Silva, o objetivo do protocolo é externar o propósito de prospecção e estruturação de oportunidades de negócios como fornecimento de gás natural para consumidores existentes e para novos consumidores, incentivando o desenvolvimento industrial com o uso do gás natural proveniente do campo Sergipe Águas Profundas. “Temos a convicção que é um primeiro passo, mas um passo muito importante para a Petrobras, para o estado de Sergipe e para o Novo Mercado de Gás do Brasil, e esse passo tem que ser dado agora, em paralelo às atividades de desenvolvimento dessa nova fronteira, que é o nosso SEAP”, declarou.

O diretor-executivo de Refino e Gás Natural da Petrobras acrescentou ainda que a solenidade representa um marco muito importante para a Petrobras, quase 60 anos após a descoberta do campo de Carmópolis, em 1963. “Hoje estamos celebrando mais uma conquista que contou mais uma vez com o pioneirismo da Petrobras, pois na fase exploratória de Sergipe Águas Profundas, nosso SEAP, atingimos o recorde nacional de profundidade d’água na perfuração de um poço, com 2.990m. Portanto, é o novo gás que está chegando trazendo junto novas oportunidades de implantação de indústrias, crescimento do mercado local, aumento da geração de emprego e renda para o Estado e para o Brasil”.governo 14 06 2022

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com