Esquadrilha da Fumaça em Aracaju dia 15

Além da final do Mundial da Rússia, os sergipanos poderão apreciar no domingo, 15, a apresentação da Esquadrilha da Fumaça em alusão à data de Emancipação Política de Sergipe, comemorada em 8 de julho. O evento, realizado pela Prefeitura de Aracaju, será na Passarela do Caranguejo, situada na Orla da Atalaia, e contará com sete pilotos fazendo as manobras nos aviões e outro piloto para fazer a locução, no solo, durante a apresentação.

A exibição do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), nome oficial da Esquadrilha, é um desejo antigo da Aeronáutica de Sergipe, pois o Centro de Comunicação Social da corporação já havia feito a solicitação da apresentação do grupo para o estado. Aracaju será a segunda cidade a receber o grupo, de um circuito de 12 cidades de uma excursão que a EDA vai fazer nas regiões Norte e Nordeste do Brasil. Antes de chegar à capital sergipana, os Fumaceiros, como são conhecidos hoje, vão se apresentar em Salvador e depois seguirão para Recife. No dia 20 de junho, o prefeito de Aracaju Edvaldo Nogueira recebeu em seu gabinete a visita do capitão Glauber Lage, piloto da esquadrilha, e do capitão aviador Diego Almeida Teixeira de Souza, da Força Aérea Brasileira (FAB) de Sergipe. O intuito da reunião foi tratar da apresentação do próximo dia 15 de julho.

A Esquadrilha

Localizada em Pirassununga, cidade a 208 km de São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça foi fundada em 1952, e se apresenta desde 14 de maio de 1954. Hoje, a equipe da esquadrilha conta com 13 oficiais aviadores, um médico, um especialista em aviões, três oficiais de Comunicação Social e uma equipe de graduados especialistas.

Os aracajuanos, que vão apreciar a apresentação da EDA, poderão ver uma das fabricações da Força Aérea Brasileira. Trata-se do A-29 Super Tucano. Com fabricação da Embraer, o avião já foi utilizado em missões de defesa aérea, escolta, ataque leve, treinamento avançado, patrulha aérea de combate e formação de líderes da aviação de caça. Retomada, desde 2015, demonstrações aéreas com o Super Tucano, a esquadrilha realiza manobras com as aeronaves em suas exibições.

Com mais de 3.800 apresentações no Brasil e em 21 países do mundo e três recordes mundiais, em 1996, 2002 e 2006, o Esquadrão de Demonstração Aérea ou Esquadrilha da Fumaça, visitou se apresentou em Aracaju, há 16 anos, ou seja, em 2002.esquadrilha 90 07

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com