Edise lança livro sobre Jogos Olímpico e Paraolímpicos

O novo lançamento da Editora Diário Oficial do Estado de Sergipe - Edise, ‘IV Ciclo de Debates em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos - Diferentes olhares sobre os Jogos Rio 2016: a mídia, os profissionais e os espectadores’, volume I e II, dos organizadores Ailton Fernando Santana de Oliveira e Marcelo de Castro Haiachi discute a concepção, construção e execução de um megaevento esportivo a partir da experiência de vários profissionais.

Os dois volumes serão lançados no dia 13 de junho de 2018, no Museu da Gente Sergipana Gov. Marcelo Déda, a partir das 18h. Antes do lançamento haverá uma palestra com o tema ‘Jogos Rio 2016: Sobre os olhares dos autores sergipanos’, ministrada pelos autores que ajudaram na construção do livro. A palestra inicia às 16h, do dia 13, no auditório do Museu.

A obra que está dividida em dois volumes, é composta por 36 capítulos, apresentados por 63 autores. O primeiro volume trata de capítulos introdutórios, com questões gerais sobre os jogos e megaeventos esportivos; o olhar da mídia; e diferentes experiências profissionais. Neste volume há 20 artigos.  O segundo volume aborda a temática relativa aos profissionais envolvidos - voluntários, gestores e treinadores; além do olhar dos espectadores, em artigos apresentados por 16 colaboradores.

Para o presidente da Empresa de Serviços Gráficos de Sergipe, Ricardo Roriz, o portfólio da Edise segue a orientação do governador, Belivaldo Chagas em diversificar os temas. “Contamos com uma variedade de temas, assim como as grandes editoras, pois acreditamos que a pluralidade chega aos mais diversos públicos”.    

O organizador do livro, prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Ailton Fernando Santana de Oliveira conta como surgiu a idéia de organizar a obra. “Durante o evento na Casa Brasil, em plena realização dos jogos, eu e o prof. Dr. Marcelo Haiachi, junto com o grupo de pesquisa SCENARIOS, decidimos assumir a materialização de uma obra que reunisse e compartilhasse saberes e experiências de diversos atores envolvidos nos jogos Rio 2016, e dessa forma pudesse contribuir na gestão do conhecimento para análise sobre o evento”.

Para o prof. Dr. da Universidade Federal de Sergipe, Marcelo de Castro Haiachi, na vida tudo tem dois lados e é preciso apurar o olhar e trazer a tona diferentes aspectos. “Estas lentes diferentes sobre o megaevento é que procuramos através desta obra, apresentar, na perspectiva de promover uma reflexão sobre o que realmente aconteceu neste período emblemático de realização dos Jogos Rio 2016”.

Segundo o secretário do Estado de Esporte, Lazer e da Juventude, Antônio Hora Filho, a obra também passa pela história, evolução, mudanças, dopping, participação das emissoras de rádio e comunicação, bem como das novas tecnologias, a participação do governo e todos os aspectos possíveis que envolvem a realização de um evento esportivo. “Uma rica e significativa contribuição para a historiografia e história do esporte nacional”.

Sobre os organizadores

Ailton Fernando Santana de Oliveira

Doutor em Educação, pela Universidade Federal da Bahia (2013), na área de Políticas Públicas de Esporte, com a tese: Diagnóstico Esportivo no Brasil: desenvolvendo Métodos e Técnicas. É Mestre em Educação Física, com dissertação sobre Gestão do Conhecimento para coleta de dados sobre Esporte e Lazer, pela Universidade Gama Filho (2007). Possui especialização em Treinamento de Alto Rendimento (1987) e Educação Física e Cultura (2004) ambas pela Universidade Gama Filho. Graduado em Licenciatura de 1º Grau em Ciências (1984 e graduação em Educação Física Licenciatura (1986), ambas pela Universidade Federal de Sergipe. É professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe, ministrando aulas no Curso de Educação Física. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, esporte, lazer, políticas públicas e diagnóstico para o esporte e lazer, esporte adaptado e olimpismo, tendo publicado vários capítulos, artigos e livros sobre essas temáticas, bem como, ministrado palestras no Brasil, Europa (Portugal, Inglaterra, Itália).

Foi coordenador Executivo da pesquisa Diagnóstico Nacional do Esporte, encomenda do Ministério do esporte, financiada pela FINEP até março de 2015, envolvendo seis Universidades Federais Brasileiras (UFRGS, UFBA, UFRJ, UFG, UFAM, UFS), tendo sido também membro do Comitê gestor da pesquisa, indicado pelo Ministério do Esporte. Atualmente é coordenador do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer do Estado de Sergipe, ligado a Rede Cedes, do Ministério do Esporte e Líder do grupo de pesquisa SCENARIOS - Centro de Pesquisa em Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Lazer, e Esporte Adaptados do Estado de Sergipe.

Marcelo de Castro Haiachi

Doutor em Ciências do Movimento Humano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017), Mestre em Ciência da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007), Especialista em Desportos de Quadra, modalidade Voleibol pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Especialista em Gestão: Administração e Marketing pela Faculdade Integrada Maria Thereza (2004) e Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é: Professor Adjunto da Universidade Federal de Sergipe ministrando as disciplinas Atividade Física Adaptada, Metodologia do Voleibol e Tópicos Especiais em Educação Física e Saúde - Esportes de Raquete; Coordenador do Projeto Paradesportivo de Sergipe - PPdSE; coordenador de seleções da Confederação Brasileira de Voleibol para Deficientes (CBVD); Membro da Núcleo de Ciências do Esporte (NCE) da Confederação Brasileira de Badminton; Membro honorário do Instituto de Investigação Olímpica pertencente à Academia Olímpica Mexicana / Comité Olímpico Mexicano; Membro pesquisador do Centro de Estudos Olímpicos e Paraolímpicos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - CEO / UFRGS (Linha de pesquisa em Gestão e Política de Esporte); do Projeto Esporte Brasil - PROESP (Linha de pesquisa em Exercício Físico para Grupos Especiais); do Centro de Pesquisas em Políticas Públicas de Educação Física, Esporte, Lazer e Esportes Adaptados do Estado de Sergipe - SCENARIOS; do Centro de Desenvolvimento de Pesquisas em Políticas de Esporte e Lazer de Sergipe - CDPPEL da Rede CEDES; Pesquisador colaborador do Projeto Memórias do Esporte Paralímpico no Brasil: um estudo sobre a participação de atletas brasileiros nos Jogos Paralímpicos (1972-2012) financiado pelo CNPq; Pesquisador Associado (Associate Research Fellow) do Grupo de Estudo em Eventos e Mega Eventos da Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro registrado no CNPq (2014); Bolsista da União Européia pelo Projeto CARNiVAL da Coventry University (Reino Unido) em 2014; Bolsista do Projeto Referências para o Desenvolvimento do

Plano Nacional de Esportes de Alto Rendimento no Brasil - UFRGS de 2014 - 2016; Líder do Grupo de Pesquisa em Educação Física e Esportes Adaptados - GPEFEA / UFRRJ (Linha de pesquisa em Educação Física Inclusiva e Esportes Adaptados para alunos com deficiência no ensino fundamental e médio) e do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos e Paraolímpicos (GPEOP). ( Fonte: asscom/segrase-Cândida Oliveira)segrase 1106

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com