Campanha Nacional contra a gripe Influenza

vacina gripeRepresentantes dos municípios sergipanos participaram de uma reunião com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para preparação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a gripe Influenza. Na ocasião, os técnicos municipais receberam orientações sobre a vacina, tiraram dúvidas sobre a campanha e receberam várias outras informações técnicas.

O período da campanha será entre os dias 4 e 22 de maio, com o Dia D marcado para o dia 9. Esta data é realizada nacionalmente e é sempre marcada para um sábado, no qual as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) dedicam o trabalho apenas para mobilizar a população alvo e realizar a vacinação.

O público alvo será as crianças com idade de zero até cinco anos, gestantes e mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, trabalhadores da saúde, população privada de liberdade e funcionários de presídios, população indígena e pessoas portadoras de doenças crônicas, a exemplo daquelas que possuem diabetes.

De acordo com a gerente do programa Estadual de Imunização, Sândala Oliveira, a vacinação contra a gripe, coordenada a nível nacional pelo Ministério da Saúde (MS), é para reduzir as complicações, internações e mortalidade por consequência da doença.

“A população alvo da campanha é a que tem maior risco de complicação quando contrai a gripe. A vacina é segura e eficaz. É contra indicada apenas para as pessoas que possuem alergia ao ovo. Já as pessoas que possuem alguma doença crônica e que não pertencem a um dos grupos populacionais, a vacina é aplicada somente mediante uma solicitação médica”, disse Sândala Oliveira.

“Iniciaremos mais uma Campanha Nacional de Vacinação em Sergipe e os técnicos da Secretaria de Estado da Saúde estão à disposição dos municípios para auxiliar no que for preciso. A campanha e a vacinação ocorrem nos municípios e devem ser intensas, inclusive com busca ativa da população alvo pelos Agentes Comunitários de Saúde e a disponibilização das doses em locais distantes e de difícil acesso. Os idosos e pessoas com dificuldade de locomoção podem solicitar a aplicação da dose em casa”, complementou a gerente do programa Estadual de Imunização.

A coordenadora de Atenção Básica de Areia Branca, Raislene Azevedo, destacou a importância do momento. “Nessa reunião adquirimos informações importantes para levar para os profissionais e isso colabora para desenvolvermos um trabalho mais eficiente e, consequentemente, ter uma cobertura vacinal satisfatória”, disse Raislene Azevedo.

Fonte SES

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Whatsapp:  79 99932-1656
Email: contato@gazetahoje.com