"Eu, pandemia e os estudos" é tema de live

screenshot 2020 10 09 11 46 43 044 com.google.android.youtube 1024x473Em mais uma rodada de discussões ao vivo do projeto Labor Pedagógico, professores e alunos discutem as principais transformações no ensino durante o isolamento social.

A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) alterou a rotina de milhões de pessoas em todo o mundo. As medidas de distanciamento social levaram a sala de aula para a tela do computador, reuniões viraram chamada de vídeo e tudo se modificou para garantir o cumprimento das tarefas diárias em segurança.

E, para debater sobre as principais mudanças no quesito educacional, a Universidade Tiradentes, por meio da coordenação do curso de Pedagogia, realizou a live “Eu, pandemia e os estudos”. O projeto de discussões ao vivo chamado Labor Pedagógico acontece desde agosto e recebe professores, alunos e especialistas em educação e ensino.

Manter o foco nos estudos em meio à quantidade exorbitante de informações que a internet proporciona de forma estratégica para a distração não é uma tarefa fácil. A doutora em desenvolvimento social e urbano, gerente acadêmica de Educação a Distância da Unit, professora Karen Sasaki, exemplifica algumas estratégias para a garantir a atenção nos afazeres.

“A principal delas é conseguir encontrar um tempo, nem que seja 30 minutos ininterruptos por dia, destinados ao estudo. Outro ponto é o local desse estudo, ele precisa estar totalmente disponível, com boa iluminação e sem ruídos. E, caso precise usar o quarto, não deitar na cama, pois o cérebro entende essa posição como relaxamento”, pontua a professora.

Além das dicas, Sasaki explica ainda que é preciso evitar pequenas distrações que possam desviar a atenção. “Desativar as notificações do celular, ter sempre água ao seu lado pra não precisar levantar sempre que precisar se hidratar e manter o ritmo de produção semelhante ao de uma rotina de trabalho presencial vai possibilitar um melhor rendimento”, garante.

Através dos comentários, os alunos e professores puderam contribuir para a discussão. “Sem planejamento fica difícil manter o foco. É preciso ser fiel à rotina diária e isso requer força de vontade e perseverança”, afirma a estudante Maria José Souza, em concordância com as orientações da professora Karen.

A discussão foi mediada pelo professor Márcio Fidélis, que ressaltou a importância da comunicação entre aluno e professor para a solução de problemas e dificuldades. “Se o aluno tem dúvida, ele deve buscar esse canal de comunicação com os professores e não se calar. Isso é importante na aula presencial e mais ainda na aula virtual para garantir o aprendizado”, salienta.

A live também contou com a participação da coordenadora do curso de Pedagogia EaD, a professora Helena Tavares.

Assessoria de Imprensa

 

logo
Rua Dom Bosco, 96 - Cirurgia 
Aracaju-SE - CEP: 49.055-340
Telefones: 79 3214-5421 / 3044-0783
Email: contato@gazetahoje.com